Um coração ardente

Um coração ardente Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Um Coração Ardente

1 | 2 | 3 | 4

Otavio.Franco 12/03/2023

Finalmente reli esse livro. Esse foi um dos meus primeiros contatos com a prosa da Lygia (o primeiro mesmo foi o conto "Venha Ver o Pôr do Sol"), e senti um misto de emoções.
"Biruta" continua me emocionando. Histórias envolvendo cachorros me afetam muito.

Isabelle Lins 09/02/2023

Cada conto, um golpe diferente
Que impactantes as narrativas de Lygia nessa coletânea. Estou quase certa que preferi "Um coração ardente" a "Antes do baile verde". Talvez tenha me conectado mais com quase a totalidade das histórias, que se mostraram tão melancólicas quanto sombrias!

carlineeeee 09/02/2023

Agora esse é meu livro de contos preferido de lyginha
Um coração ardente 4/5
o encontro 4/5 bizarro
as cerejas 3/5

Raphixxx 20/09/2022

OK, Devaneios e um Nexus
Apesar de alguns contos serem bem interessantes, outros foram bem aquém, deixando o final sem sentido ou dando a entender que a história terminou de forma abrupta. E não teve uma resolução. Deixando para o imaginário.

Nathalia184 16/09/2022

Posso falar com tranquilidade que Lygia entrou na minha lista de autoras favoritas e fico feliz que ainda tenha bastante dela para ler.

Você nunca vê o tapão vindo, até ele te atingir e sentia falta disso em contos.

Carolina.Frade 24/05/2022

Excelente primeiro contato com a Lygia
Amei! O contos tem um quê de mistério e fantástico que me deixaram muito curiosa pra terminar todos.

Cada história mais mirabolante que a outra, o que me fez ficar encantada com a mente criativa da autora.

O posfácio também é excelente, explicando como o tal ?coração ardente? está presente em todas as narrativas.

victor.victor.victor 29/04/2022

Um retorno à Lygia clássica, em 2012
Coletânea deliciosa, que embarca contos escritos antes do Baile Verde, de uma Lygia ainda quente. Existem contos para todos os gostos. Sejam oníricos e atmosféricos, sejam eficazes em sua simplicidade.

Os personagens estão quase sempre envolvidos em situações absurdas (um encontrou um dedo mutilado na beira da praia; outro acordou no dia do seu casamento mas não lembra quem é a noiva; num dos mais especiais, um cego é convidado para ser cobaia de um oftamologista).

Mas meus preferidos são os mais delicados, 'Biruta' (que junta o combo criança órfã + cachorro, já imagina a tristeza) e 'As Cerejas'. 'O Noivo' também é bom.

João 23/01/2022

um coração (não tão) ardente
há dias penso sobre o porquê de não ter gostado dos contos de um coração ardente, e ainda não cheguei a uma conclusão.

a obra, em seu formato, é deveras decepcionante. não sei o que aconteceu com lygia ao escrever esses textos, mas todos soam muito previsíveis, rígidos em sua estética e sem essência.

um coração ardente agrupa contos escritos pela autora por volta de 1980, época da publicação de seminário dos ratos. mesmo assim, a diferença entre as obras é escandalizante.

fui sedento ler essa coletânea que carrega um título tão incandescente, mas certamente outras obras de lygia carregam mais significado e potencial.
Alê | @alexandrejjr 29/01/2022minha estante
Vale lembrar que nem todos contos foram escritos em 1980. Eles compreendem um período que vai de 1958 a 1981...

Maricita 29/12/2021

Não achei palavras bonitas para descrever o que senti lendo os contos. Vou apenas dizer que amei e foi uma bela leitura para terminar de 2021.

Um Coração Ardente - 5*
O Encontro - 4*
As Cerejas - 5*

Mai 04/12/2021

Visceral.
Essa é uma coletânea de contos que despertam emoções muito intensas, viscerais, mesmo com sua brevidade.
"O encontro" entrou pra minha lista (bastante seleta) de preferidos da Lygia. Outros dessa coleção que se destacaram pra mim são "Emanuel" e "Estrela branca". Já "Biruta", sem dúvidas, foi o conto que mais me fez sentir, a ponto de me fazer soluçar tanto no final da leitura como todas as vezes que eu lembrava dela depois.
Lygia é incrível! ?

letícia 30/09/2021

Contos
Depois que entrei no curso de Letras, apaixonei-me ainda mais pelo mundo dos contos.
Lygia é fabulosa, instigante e desperta angústia. Tudo isso caracteriza um autor de qualidade.
Alê | @alexandrejjr 10/10/2021minha estante
Foi meu primeiro livro dela, achei extraordinário!

Luciana Luz 25/09/2021

Um coração ardente
Um livro de contos da escritora Lygia Fagundes Telles, lançado em 2012. Histórias no estilo a vida como ela é, poético, mas sem floreios e sem preocupação com finais açucarados ou esperados. Soua melancólico, mas demonstra que ainda assim existe beleza.

Rosana Miyata 22/09/2021

Este foi meu primeiro contato com os textos da Lygia Fagundes Telles. Gostei da escrita, achei poética e os contos fluem bem. Ela mistura fantasia e realidade, alguns devaneios e um toque sombrio. Os contos abordam a morte e a pobreza, mas também falam de amor. Pretendo conhecer outras obras dela. Neste livro estão os contos: Um coração ardente/Dezembro no bairro/O dedo/Biruta/Emanuel/As cartas/O noivo/A estrela branca/O encontro/As cerejas.

1 | 2 | 3 | 4