Segunda Fundação

Segunda Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Segunda Fundação

Godoyla 06/02/2022

Segunda Fundação, de Isaac Asimov
Surpreendente até a última palavra. Finaliza a saga com desenvolvimento de personagem e roteiro impecáveis.

Felipe 23/12/2012

"Acontece que eu sei onde realmente está a Segunda Fundação!"
Ítalo 15/02/2013minha estante
É a frase do livro, uahahahaha!

Iuri 30/12/2014minha estante
Eu ri. E quando chegou no fim do capítulo com essa frase eu gargalhei. HAHAHAHA

Gabs 13/11/2020

Terminando a trilogia :(
ler os três livros da Fundação foi extremamente gostoso e é uma experiência que eu vou recomendar pra todo mundo que eu puder.
Ficou mais claro do que nunca que o Asimov é o rei do plot twist. No final do livro eu ja tava tonto de tanta reviravolta na história.
Uma trilogia rica, cheia de metáforas, paralelos sociais e econômicos, com lições únicas e extremamente importantes.

Joao.Hippert 20/01/2021

Terceiro livro da trilogia Fundação, que dá uma certa conclusão ao arco proposto, mas ainda deixa caminhos abertos para as continuações.

O livro começa com a continuidade do domínio do Mulo sobre o universo e a sua busca incessante por essa Segunda Fundação. Provavelmente o grande charme e a grande inovação desse livro sejam todo o mistério envolvendo a existência ou não da Segunda Fundação, a dúvida quanto a que planeta estaria situada, quem estaria sendo inlfuenciada por ela. Tudo isso traz ao livro uma aura de suspense e mistério muito bem vinda. Aliada, também, a esse senso aventuresco e farsesco tão bem estabelecido nos outros livros da trilogia.

Acho muito interessante também essa questão do pensamento e da consciência. Será que realmente estamos no controle dos nossos atos? O que um pensamento intuitivo significaria? Acho legal como toda essa discussão filosófica sobre liberdade, livre arbítrio e etc está inserida na mitologia da trilogia e nessa concepção da Segunda Fundação como seres com possível controle mental. Toda a paranoia decorrente disso facilita nesse clima de suspense e na curiosidade pelo desenrolar dos fatos.

Acaba que o primeiro livro continua sendo o meu favorito por ter definido muito bem as bases daquele universo literário, mas as continuações assumem um caráter bem divertido. É uma leitura rápida, tranquila e engajante. Acho que essa estrutura de ?contos? e capítulos curtos facilita isso. E, é claro, toda essa construção futurológica sob uma roupagem de novela espacial me remetem aos clássicos filmes de Star Wars, que me acompanham desde a infância.

A trilogia da Fundação é, com certeza, um dos marcos da ficção científica e mostra que seu poder de entretenimento continua fortíssimo mesmo depois de tanto tempo.

Mel Brito 16/11/2021

O último livro da trilogia assim como os outros não me conquistou. Foi uma leitura que eu vou esquecer facilmente assim como os outros, além de bem cansativa e com muitos plots previsíveis. Não é uma história ruim num todo mas simplesmente não me agradou e li apenas para dar uma conclusão à trilogia já que tinha lido os dois livros anteriores.

Maria Terra 06/02/2024

Nenhuma mente é mais inteligente que a do Asimov
A trilogia da Fundação ganhou o histórico Prêmio Hugo de melhor série de Ficção Científica e Fantasia de todos os tempos.
Esses livros inspiraram mentes geniais, como Carl Sagan, George Lucas e Elon Musk.
Mas por que será?

Dentre todas as obras que li do escritor, a trilogia da Fundação me deixou boquiaberta em todas as 800 páginas dessa trama; Isaac Asimov criou do 0 o Plano Seldon, que ele chama em suas entrevistas de ''ficção social''. Esse Plano Seldon possibilita que o futuro seja previsto quase que perfeitamente por meio de matemática. Mas além dela, por meio de padrões sociais que podem mudar o funcionamento desse plano (ficção social).

O primeiro livro me impactou direto. Senti que ali se iniciaria um romance absurdo, que preserva até hoje o nome de ''melhor ficção da história''. Entretanto, ele foca em muita política e não sou a maior fã de todas dessa área (foi mal, Isaac) e por isso acabei dando 4 estrelas;
O segundo livro é o meu favorito; cheio de reviravoltas, política, romance, viagem no espaço e guerras. Fiquei tão focada nesse livro, que por um momento me senti parte da Fundação, e pra esse livro dei 5 estrelas e favoritado;
O terceiro livro me desapontou... Muito tempo enrolando e maturando uma história que só fica boa no final do livro. Infelizmente, pra esse livro deu 3,5 com muito pesar no coração.

Isaac Asimov fala em suas entrevistas que uma boa ficção é aquela que consegue seguir trajetos impensáveis, sem mudar as leis físicas da natureza humana, e nesse livro ele fez isso como o Bom Doutor que ele era, e bato palmas pra sua genialidade.
É impossível não torcer para Fundação e se sentir parte de uma história surreal, viajar para Trantor, conhecer o centro comercial de Kalgan e se estressar com os vilãos. Me senti nascida e criada nessa galáxia.
Ao conjunto da obra eu favorito e guardo no meu coração como a melhor obra de ficção que eu pude ler!

site: https://www.instagram.com/mergulhanolivro/

Evelyn Santos 04/05/2021

Sensacional
"A violência é o ultimo refugio dos incompetentes"
Que trilogia maravilhosa foi essa mds

L.A.Gonçalves 09/10/2021

São as ciências sociais que realmente detém o poder
Sendo o livro com melhor ritmo da trilogia, o enredo de Segunda Fundação gira no mistério sobre a localização da Segunda fundação. Apesar de utilizar a mesma fórmula de personagens palestrinhas, o mistério por trás da localização é realmente interessante pelos plots estilo ?deus ex-machina?.

Ranier.Ferreira 03/10/2020

A Fundação sempre ganha !
Asimov, com certeza um dos maiores gênios da ficção científica, e em sua obra prima, a série Fundação mostra todos os aspectos de uma trama que mistura ciência,e a previsibilidade social do ser humano como humanidade.

A estrutura da narrativa é sensacional, a história é contada ao longo dos 400 anos por diversos personagens importantes, por isso não e produtivo se apegar a nem um dos personagens, a única coisa que persiste és o plano que um cientista social que diz que depois de 1000 anos de guerras uma novo império se erguerá.

Hari Seldon conseguiu levar a previsibilide das ações humanos como humanidade a ser uma ciência exata e calculada, que no decorrer do livro descobrimos que até as mais ínfemas variáveis são previstas e ajustadas para das continuidade ao plano.

A trilogia principal da Fundação, é extiguante e te entrega o melhor da ficção científica, com intrigas politicas, trocas de poder, plot twists frenéticos e exploração espacial.

Doug 20/07/2021

Em busca do fim
Quando comecei a ler o primeiro livro da trilogia Fundação, me deparei com diversos contos situados a partir de saltos temporais, o que inicialmente me proporcionou uma estranheza, mas logo me adaptei e entrei no ritmo da narrativa. Já em Fundação e Império a jogada foi outra, os saltos no tempo ocorrem com muito menos frequência, e a narrativa segue mais contínua até o fim. Quando cheguei no terceiro livro encontrei uma primeira história muito envolvente e após um salto no tempo, enfim a última busca, a Segunda Fundação!

O livro mantem a grandiosidade do anterior, segue com muita intriga política, mistério, e a busca por algo desconhecido, mas aqui temos muito mais ação, não a ação que conhecemos de outros livros, mas uma ação que tem como cenário a mente das personagens. E eu achei isso simplesmente incrível! O autor teve muito sucesso em sua narrativa, que possui o poder de nos transportar para os confins da mente e do universo.

Na segunda parte, e início da última busca, as batalhas passam a ser mais físicas, mas ainda assim, o grande triunfo do autor é manter a ação em segundo plano e manter nos diálogos as grandes maquinações entre suas personagens.
Nos livros anteriores conhecemos personagens incríveis, que mesmo as que tiveram menos tempo de narrativa como o próprio Hari Seldon, possuíam camadas e era possível traçar um pouco da personalidade de cada uma delas, podendo diferenciá-las a cada passagem de tempo. O mais marcando entre elas, com certeza sendo o Mulo que foi o primeiro a ganhar uma trama maior, estendendo-se até este terceiro livro. Mas neste aqui somos apresentados a Arkadia, ou Arkady como ela prefere ser chamada, uma jovem extremamente inteligente e cativante, que de forma autentica destoa das demais personagens, em sua maioria homens mais velhos e totalmente envolvidos em tramas políticas, ela nos guia por boa parte dessa última jornada até o fim. Pra mim uma, se não a personagem mais legal da trilogia!

Em certo ponto da leitura o ritmo se torna mais lento conforme os planos estão se desenvolvendo, mas em nada isso muda a grandiosidade da obra que de forma geral foi muito prazerosa pra mim desde o primeiro livro, que particularmente considero o melhor dos três, mas vale muito a pena chegar ao final da trilogia (até porque ainda existem mais quatro livros, sendo dois anteriores e dois posteriores a ela).

Trilogia favoritadissima ♥

site: @dougeocinema

Rafael467 01/02/2023

Esse aqui começa frenético ainda puxando todo o problema que o Mulo criou no segundo livro, o que nos deixa muito animado na leitura. Porém, logo depois de resolver essas divergências a história toma outro rumo, de forma que nós nos sentimos ?catando caco de vidro depois que o copo quebrou?, parece um ?over?.

A história é boa e traz muitas revelações e choques, como os outros livros da série trouxeram, só que essa desaceleração deixa a leitura meio morna.

Outro problema (pra mim pelo menos?) é que o Stettin é muito menos desenvolvido que o Mulo e acaba nos deixando não muito preocupado com a ameaça que ele traz, mas também tudo é resolvido em poucas páginas então nem faz muita diferença. Já o desenvolvimento da Arkady é muito bem feito (adoro a personalidade exótica dela).

A resolução é muito inteligente e a última linha do livro faz cair o queixo, uma baita surpresa.

MrkFloripa 13/04/2021

Só começando
Último livro da trilogia, agora você deve prosseguir para os próximos quatro livros da série e mais quatro da série dos robôs. Você não vai se arrepender

Carol 31/01/2023

Chegamos ao final da Primeira Trilogia da (genial) Fundação de Asimov e fui pega de surpresa sobre a Segunda Fundação de Hari Seldon.

Apesar de surpreendente, partes da história me decepcionaram... O vilão foi de 100 a 0 da forma mais bleh possível e parece que tudo que estava relacionado à ele se perdeu no ar.

A metade final do livro II e a primeira deste parecem só uma encheção de linguiça que poderia ser evitada já que não ligou com muita coisa na hora de dar as respostas. Mesmo assim, o jeito de contar histórias do Asimov me fizeram não desistir até chegar na parte que ficaria bom de novo.

Pronta pra começar a segunda fase da "melhor série de sci-fi de todos os tempos" (espero que seja verdade, mas ainda não bateu Duna em nada).

Archie 01/12/2020

Genialidade e contemplação
A Trilogia da Fundação tornou-se uma das coleções mais preciosas e queridas da minha estante imaginária. Uma saga tão sagaz (perdão pelo trocadilho) que merece ser lida o quanto antes simplesmente por provocar uma sensação estupefata a cada parte de cada um dos livros. A genialidade de Isaac Asimov merece ser reconhecida pelo encadeamento mais que bem consolidado de cada uma das narrativas propostas. No início, fiquei meio confuso com a ambientação e com a falta de... uma protagonista, talvez? Depois que entendi que na narrativa isso faz total sentido - pouco importa os comportamentos individuais quando existe um Plano que conduz as grandes multidões. Cabe ao leitor apenas acompanhar e apreciar o quanto cada um é apenas um grão de areia na Galáxia (mas que a gente não se esqueça que todo deserto é feito justamente de vários grãos de areia). Indicação fortíssima pra quem quer retomar algum hábito de leitura, simplesmente porque não consegui parar de ler.

Lu Tenorio 04/08/2020

Sem palavras para Asimov
O livro é simplesmente espetacular do início ao fim,incrível em todos os sentidos !! Me vi totalmente presa a essa história e a esses novos personagens,principalmente a Arkady. Eu pirei com cada reviravolta e ainda estou chocada com o final que essa trilogia teve,que plot twist bem amarrado e bem feito viu .
Sem dúvida Fundação é uma das melhores coisas que já li na minha vida,uma verdadeira obra de arte e com certeza pretendo ler os outros quatro.