Segunda Fundação

Segunda Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Segunda Fundação

Mateus Colares 07/02/2021

"Somente uma mentira que não tem vergonha de si mesma poderia ser bem-sucedida. Nada tinha de ser verdade, mas tudo tinha que soar como a verdade."

Ana Carolina Andrade 18/02/2021

Segunda parte melhora muito, mas não compensa o resto
O livro é dividido em duas partes, e a primeira tem que ser uma das coisas mais insuportáveis que já li. Achei péssimo esse antagonista, achei a introdução dele no segundo livro 100% jogada e deslocada, e mesmo a explicação do meu pai sobre a origem dele (que só é apresentada nos outros livros) não contribuiu para eu gostar.
A segunda parte melhora consideravelmente. Um pouquinho mais de mulheres, uma história mais interessante, e o foco que deveria ter tido desde o começo.
Gostei muito da revelação da verdadeira localização da Segunda Fundação - achei surpreendente e muito inteligente -, mas fiquei frustrada por a trilogia acabar sem o período de mil anos se concluir. Achei bem anti-climático, e saber que os demais livros só foram publicados três décadas depois aumentou a frustração, porque mostra que realmente a ideia era acabar por aqui mesmo.
No geral, é o mesmo sentimento que tive no primeiro livro: reconheço a relevância e o pioneirismo do Asimov, mas provavelmente pararei por aqui e não lerei mais nada dele (mesmo tendo achado muito legais todos os spoilers que meu pai me deu kkkkkkk).

Filipe Viana 26/02/2021

Ótimo desfecho
Trilogia fechada com chave de ouro! Após um segundo livro um pouco abaixo do nível na minha opinião, aqui o nível volta a subir e se torna um livro envolvente e intrigante, girando em torno dos mistérios acerca da segunda fundação, para, por fim, nos brindar com um desfecho excelente.

5 estrelas, favoritadíssimo!!!

Raphael Trivelati 17/04/2023

Tão lógico e ao mesmo tempo tão complexo....
A segunda fundação é realmente uma obra prima que fecha com chave de os 3 primeiros volumes da saga. E com uma história deliciosa que empolga e surpreende a cada página. Vale cada minuto de leitura.

Erick.Campos 04/03/2021

Excelente
Mais uma vez Asimov me encantou com sua inteligência e escrita. Toda a história envolve um rico universo galáctico muito bem planejado e cheio de política, viagens espaciais e conflitos. O primeiro livro foi uma base dessa fundação para poder se desenvolver e surpreender nesse final.

Wania Cris 04/03/2021

Obra de valor inestimável
Último livro da primeira trilogia Fundação sofreu um pouco comigo para ser terminado. Leitura prevista pra janeiro, mas, estamos felizes que saiu...

E o gostinho de finalizar a obra é meio agridoce. É uma estória genial, com construções que entraram pra história do sci-fi e elevam o nome de Asimov ao patamar dos gênios da literatura.

Porém, não foi tudo o que me agradou, principalmente nesse terço final. Houve a construção de uma certa personagem que ganhou muito corpo e importância e daí, do nada, ela deixa de existir. Isso me frustrou de uma forma absurda, mas, de maneira geral, a trilogia Fundação merece ser aclamada pelo que é: inovadora e revolucionária.

Entendo a decisão dos editores de fortalecerem a trilogia com os livros anteriores e posteriores. Realmente fica um desejo de compreender a totalidade da estória e logo embarco nessa jornada também.
Gabs 05/03/2021minha estante
Preciso entregar...

Wania Cris 06/03/2021minha estante
Força, Bih...

Rafaelps 09/07/2021

Do Agridoce para o Incrível Desfecho!
Segunda Fundação é dividido em duas partes. A primeira narra a continuidade de Fundação e Império, narrando a incansável busca pela tal da Segunda Fundação. A segunda narra o desfecho da saga no ponto de vista da jovem Arkady Darrell.

Sobre a primeira parte: Ela ocupa 1/3 do livro e digo que é a pior parte de toda a saga. Confusa, prolixa, enrolada e em certos pontos sem sentido algum. Acho que Asimov se perdeu um pouco e tentou fazer algo mais chocante que o final de Fundação e Império, mas simplesmente criou um amontoado de confusão na qual eu não consegui me encontrar.

Porém, temos a segunda parte: Essa aqui salvou o livro COMPLETAMENTE! Todo o arco dos Darrell e a conspiração, a viagem à Trantor (meu planeta favorito) e toda a questão da guerra, simplesmente me deixa apaixonado pelo incrível e complexo universo criado por Isaac Asimov. O plot final é incrível (apesar de repetir a dose da confusão na hora da revelação final, porém é muito mais bem construído aqui do que antes). Me senti muito honrado em ler essa ficção científica que, praticamente, criou a Space Opera que deu origem à tantos ícones da nossa cultura como Duna, Star Wars, Star Trek e muitos outros que um dia eu certamente irei ler.

Thaís 10/08/2022

Quem é o verdadeiro inimigo?
Tememos o desconhecido mais do que as verdadeiras ameaças. Carregamos conosco a necessidade de saber com o que estamos lidando. Saber separar amigo de inimigo faz parte do nosso instinto de sobrevivência. Mas nem por isso somos justos. A definição e aceitação do que ou quem nos faz bem ou mal é uma linha tênue em que normalmente não sabemos nos posicionar. São tantos elementos que ignoramos ou desconhecemos, que fazem nossas decisões serem imprecisas.

E por que todo esse papo? Porque, para Asimov, a humanidade continuará igual mesmo que milhares de anos nos separe. Ele está certo? Bem, não serei eu a provar. Mas a matemática poderia? Quem sabe?

caroio 21/04/2021

Uma trilogia digna da reputação que possui
Confesso que o começo da trilogia não me convenceu tanto. Quer dizer, eu gostei, dei cinco estrelas, mas não entendia a dimensão da popularidade da Fundação, porque era um livro bem escrito, de ficção científica, com personagens bem construídos, porém eu achei meio arrastado. Na verdade, não é uma reclamação e nem um defeito, já que a maioria das séries é mais devagar nos primeiros livros. O segundo eu já gostei mais. Agora, o terceiro... Meu Deus! Estou interessada em ler os outros livros que não fazem parte da trilogia original, porque ele tem tudo que eu senti falta nos outros. Li bem rapidinho porque me prendeu e os peças começaram a se encaixar. Os plot twists também são muito fodas!!! Eu pensava que a trilogia não seria isso tudo, mas, após terminar o terceiro livro, eu consigo apreciar os outros dois ainda mais.

Marcelo.Castro 28/10/2022

Clássico da ficção científica
Volume de fechamento da trilogia núcleo da Fundação, a obra modifica um pouco das características dos volumes anteriores, limitando um pouco o arco narrativo, para dar um fecho a história. Nada que diminua a qualidade geral da obra, mas faz o volume perder um pouco de brilho em relação aos anteriores. Ainda assim, muito recomendado. Certamente irei explorar no futuro os volumes expandidos da saga Fundação.

Wedson 16/05/2021

Uma trilogia que só melhora e entrega uma história muito redonda, com uma conclusão que faz muito sentido com tudo que foi construído nos outros livros. Vale muito a pena de se ler!

Davi Busquet 24/05/2021

Os fundamentos da humanidade
Um império que se estende por toda a galáxia; frotas de naves estelares avançadas; rotas comerciais unindo mundos distantes um do outro por incontáveis parsecs; um único homem munido de poderes mentais, controlando as vastidões colonizadas de milhões de planetas; política, sociedade e humanidade. Guerra nas estrelas? Não. Trilogia "Fundação".
As semelhanças não são mera coincidência — e talvez a obra de Isaac Asimov até tenha servido de inspiração para os clássicos cinematográficos de ficção científica. A narrativa ampla, quase histórica, chega a ser um pouco maçante e pesada no início, porém, com grande atenção ao todo, e em como ele cuidadosamente se relaciona com cada personagem e período, o autor consegue criar uma visão universal sobre a humanidade e seus processos evolutivos.
A trilogia, que gira em torno da decadência do então vigente (e corrupto) império galáctico — e sua reconstrução na forma de uma unidade política mais forte e produtiva —, elabora bem conceitos como ciência política, fé pública e a importância da educação na construção de uma nação. Além, é claro, de correlacionar tudo isso com uma ciência nova e quase exotérica, a psico-história.
Indo além da mera disputa bélica como meio de formação de um império, a trilogia é precisa e surpreende ao final de cada livro, dando ao leitor a certeza de que há muito mais por trás de cada passagem do que até o mesmo o autor teria planejado expôr — e que, facilmente, poderia ser desenvolvida em qualquer cenário ou época, ainda que fora do contexto de naves espaciais e ficção científica.

site: https://www.instagram.com/davi_busquet_br

Myy 29/05/2021

?Uma circunferência não tem fim?.
A continuação da jornada na busca da 2ª Fundação... que livro poético, maravilhoso e viciante meus amigos.

emiliapsouza 04/06/2021

"Um círculo não tem fim"
Hari Seldon olha pra nossa cara e ri. Ele faz tudooooo e depois de vários séculos, continua fazendo tudo.

Brincadeiras à parte, foi uma conclusão muito boa da trilogia. Existe um plot twist que surpreende bastante. Conseguimos ver mais uma vez a forma como Asimov costura bem os fatos, expondo as diferentes formas de estabelecimento de poderes experienciadas por cada fase que a Fundação viveu.

Enfim, adorei essa trilogia. Fiquei muito feliz por ter conseguido concluir e gostar tanto. ?

alm0fadiinhas 12/06/2021

Aquele em que eu levei um tapa na cara atrás do outro
Esse livro é muito superior aos outros de uma forma que eu não sei explicar. Se eu pudesse resumir esse livro em uma frase seri “é de cair o c* da bunda.

O livro é cheio de ação e aventura. A Arkady é simplesmente maravilhosa. O Asimov me enganou tanto que eu questionei a minha existência todinha.

Tudo é o plano e quando você acha que entendeu o plano, na verdade fazia parte do plano parecer que aquele era o plano.

Toda a questão política, a tecnologia, as crenças das comunidades, toda a treta da segunda fundação, tudo é feito de um jeito que deixa você surtando a cada capítulo e claro, nada é o que parece ser.

Asimov consegue contar a história de uma galáxia com vários planetas e pessoas diferentes e ainda sim fazer parecer que você tá ali acompanhando tudo durante todos esses séculos frente com os personagens.

O final não foi nada do que eu imaginei e depois de ler fiquei duas horas olhando pra parede e me perguntando como eu me deixei enganar, como eu me deixei ser manipulada, como eu não suspeitei, mas a verdade é que não tinha como. Seldon enganou toda a galáxia tanto quanto Asimov me enganou por três livros.