Segunda Fundação

Segunda Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Segunda Fundação

Punisher 23/07/2021

Até onde é você que controla o seu destino?
No fim da trilogia, você percebe (ainda mais) a genialidade de Asimov. A batalha do Primeiro Orador contra o Mulo, o plano por trás de tudo que acontece com a Arcádia, a revelação integral do Plano Seldon. Se você espera um plot twist, segue uma dica. O livro inteiro é feito de plot twist.

Quem é o Primeiro Orador? E o Mulo, dominará a Galáxia e encontrará a Segunda Fundação? Se é que a segunda fundação existe? E por ultimo, não menos importante, qual era o Plano Seldon, em sua totalidade?

São varios pontos muito interessantes no livro, um deles eu senti que era o Asimov falando com o leitor (assim como o Orwell faz em 1984, através do livro - dentro do livro). Aqui, são a troca de palavras do Primeiro Orador e seu estudante que nos revelam sobre o fantástico e audacioso plano de gerenciar a Galáxia.

Prepare-se, a cem paginas do fim, a aventura volta a todo vapor como se você começasse um livro novo. E a Arcádia Darell? Personagem fantástica, para nenhum leitor colocar defeito, descobre as coisas no ar, aventureira, faz jus ser neta de quem é! Uma das mais inteligentes do livro no auge dos seus 14 anos.

Trilogia digna de influenciar George Lucas em nosso querido Star Wars. Agora só resta a espera pela série que despertou-me o interesse nessa trilogia, Lee Pace e o ator magnífico do Jared Harris como Dr. Seldon não é algo que estou disposto a perder.

LOSK 29/11/2021

O ritmo é um problema constante para toda a trilogia, mas superando isso esse livro contém boas reviravoltas e conceitos.
A busca pela segunda fundação consegue surpreender até a última página. Bom livro.

Luis793 29/07/2021

Conclusão sensacional!
Comecei esse livro com o receio de que a revelação final não seria satisfatória, mas meu deus que revelação[*****]. Apesar de eu ter me surpreendido, algumas podem achar previsível, porém a explicação por trás de tudo é simplesmente fantástica. Asimov construiu uma narrativa muito envolvente e rápida, apesar de termos científicos de vez em quando. Nesse terceiro volume, em particular, achei que houve mais explicações científica, mas estava tão envolvido com a narrativa que não achei que essas a deixaram lenta, além disso na maioria das explicações eu consegui captar a essência delas. Para concluir, recomendo bastante a leitura da obra, vale lembrar também que o autor escreveu dois prequels e duas sequências depois dessa trilogia, mas ouvi dizer que é melhor ler primeiro a trilogia original, pois os prequels revelam o plot final desse terceiro livro - o que pra mim não estragaria muito a experiência de leitura, mas acho que deixaria esse volume menos interessante. Enfim, recomendo demais essa série, uma das minhas favoritas da vida com toda a certeza.

Fe1jas 04/06/2022

A trilogia da Fundação é maravilhosamente concluída em Segunda Fundação. O livro é repleto de reviravoltas e revelações bombásticas, chega a ser complicado compreender tudo o que está acontecendo. Adorei ambas as histórias deste volume, tudo é muito bem construído e prende muito a atenção, Não há dúvidas que Asimov é um dos maiores crias de todos os tempos

Rafael 05/07/2022

Fechamento incrível
Grande conclusão cheia de reviravoltas dessa saga incrível.

Seguimos a história de uma forma um pouco mais linear a partir do segundo livro.

O Mulo segue presente e a sua busca pela SEGUNDA FUNDAÇÃO é o que move a narrativa.

O grande mistério do livro gira em torno da SEGUNDA FUNDAÇÃO e sobre sua localização e assim como o MULO, que envia Chanis, um sujeito misterioso junto de Pritcher para descobrir sua localização.

Também temos outros personagens em busca dela, 60 anos após os acontecimentos da primeira parte do livro. Nessa parte acompanhamos Arkady Darell, neta de Bayta do sugundo livro presa em uma trama de espionagem e mistério acerca a SEGUNDA FUNDAÇÃO.

Este livro conclui em grande estilo esta trilogia inacreditável escrita por ASIMOV. Recomendo demais!

Kellven.Vilhena 28/05/2022

Incrível e surpreendente? normal
Eu esperava Fundação algo mais como Duna. Cheio de subtemas e filosofias profundas e ensinamentos. Mas não, é simplesmente um suspense em grande escala, o que não torna nem um pouco menos incrível e surpreendente.

Os últimos capítulos são incríveis, dinâmicos e incessantes na leitura. No fim, o grande regozijo é de parar e suspirar ?uau, então tá?.

E é isso. Uma das melhores séries, com toda certeza.

@gezaine_ 28/03/2020

Terceiro livro da trilogia Fundação, continua com a mesma qualidade dos demais.
Taty 28/03/2020minha estante
Você leu a trilogia dos Robôs antes?

Reinan.Barbosa 24/04/2020

Fiquei contente com essa leitura, fluiu muito tranquilo, confesso que esse final foi de arrepiar .

Nic 20/01/2021

Grandioso!!!
Que obras senhoras e senhores!! Finalizo assim a grandiosa "Trilogia da Fundação", do grandioso Isaac Asimov.
Sobre o terceiro livro: "Segunda Fundação", a gente já inicia a leitura em alta tensão após o final do segundo livro. Neste, fecha-se a história sobre o Mulo e aprofunda-se a procura pela "Segunda Fundação" escondida. Uma história repleta de reviravoltas e surpresas ?? até a última palavra.
Um livro grandioso pela geniosidade do autor, cheio de referências histórias, psicologia, ciências humanas e exatas, nos levando a inúmeras reflexões sobre nossa existência no mundo.
Quem gosta de Sci-fi não pode deixar de ler está trilogia e os demais livros de Asimov.
Viva Asimov!!!

Marcelo Martins 27/01/2021

Memorável!
Um desfecho memorável para uma série indescritível.

Aqui é possível entender o porque a Trilogia da Fundação ganhou o Prêmio Hugo de melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos.

Em Fundação, a premissa é baseada na psicohistória, uma ciência que prevê o comportamento das massas sociais, predizendo a queda do império e apontando milênios de de catástrofe social e barbárie. Para evitar esse caos, é estabelecida a Fundação, um assentamento de cientistas que buscam preservar o conhecimento científico da galáxia para reduzir esse efeito a "apenas" um milênio. Desenrola-se então a história, de forma muito envolvente, construindo personagens inspiradores e prendendo o leitor do início ao fim.

Logo mais, em Fundação e Império, percebemos a confirmação da inevitabilidade psicohistórica descrita no primeiro livro, até que um indivíduo, O Mulo, altera o curso dos planos e quase destrói definitivamente a Fundação, mas é derrotado pela Segunda Fundação, que até então havia sido vagamente mencionada e se mantinha escondida.

E é então que temos o clímax real da obra. Apesar de já ser mencionada no primeiro livro, a Segunda Fundação foi pouco explorada até realmente ter seu auge no título homônimo.

Esse que foi um livro cheio de mistérios, suspense, conspirações e reviravoltas e que realmente consolidou a obra de Asimov como a melhor série de todos os tempos.

Jackson 30/01/2021

Por se tratar do último livro de uma trilogia, não há como julgar sem levar em consideração os dois primeiros. Posso dizer que o prazer de leitura só vai crescendo até o ápice de sua conclusão. Enfim, descobrimos onde está a Segunda Fundação, depois de muitas especulações e somos apresentados a uma personagem tão carismática quanto sua aventura pelo espaço.

Livia1405 15/02/2021

Fechou com chave de ouro
Todo o livro é genial, mas a forma como o final é elaborado pra limpar a merda que o Mulo jogou no ventilador é sensacional!!!!

Jóice 21/02/2021

Excelente fechamento
Que trilogia incrível! A tradução está ótima, leitura muito fluida e fácil de ler, mesmo sendo tão antigo. Acompanhamos toda a história da fundação e da segunda fundação, queda do império e plano Seldon de uma forma muito diferente pois o personagem protagonista é a fundação e não as pessoas. Assim nesse livro encerramos essa parte com tudo explicado e com vontade de ler mais.