Segunda Fundação

Segunda Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Segunda Fundação

Marcelo 10/09/2022

completamente insano
Segunda Fundação é um dos melhores livros que já li. Que obra impecável! Estou escrevendo logo após acabar a leitura e estou quase chorando (até coloquei Rosalía pra me acalmar um pouco).

Uma leitura emocionante, com personagens muito mais profundos do que o imaginado. A conecção que Asimov faz você criar com cada personagem é única. O livro é inevitavelmente genial. Completamente absurdo em seus plot twists. Ao final houveram tantos que não consegui nem pensar muito sobre. Sensacional, apenas.

Leiam a trilogia Fundação. Vai mudar sua vida, a sua forma de imaginar o futuro, a vida e seu papel na existência universal. A série não passa mensagens morais claras, mas através dos acontecimentos você pode tirar reflexões muito importantes.

Em 1966 foi eleita a melhor série de sci-fi e fantasia já feita e realmente fez juz ao nome. Obrigado Fundação.

!!!SPOILER!!!

(a Segunda Fundação vive!)

Lucianalg 05/11/2020

A resposta
Chegamos ao fim da trilogia e com respostas satisfatórias de muitos mistérios.

Jhonatan.Silva 03/12/2020

Fundamental
Bom eu li os 3 livros em sequência, então vou fazer uma resenha geral para os 3, a leitura e muito boa o asimov sabe como prender a atenção do leito, e em muitos momentos do livro eu achei as coisas clichê de mais mas parando para refletir não e clichê, porque essas idéias são originais dali, toda cultura pop moderada tem uma influência de asimov e fundação dês de Star Trek clássico até cyberpunk 2077, por isso digo que e uma leitura fundamental.

Inn Moura 22/12/2020

UAU. SÓ UAU.
Definitivamente o meu livro favorito da trilogia, quiçá dos 7 livros também. Cheio de plot twists e reviravoltas, esse livro é um prato cheio para fãs de Sci-fi clássico. Até na última linha do último capítulo tem uma reviravolta de arrepiar, não consegui dormir querendo ler o final, cada livro dá mais vontade ainda de ler o próximo e é isso. Quando o livro é perfeito, não se tem muito o que dizer, fico literalmente sem palavras como quando só rasguei elogios para O Fim da Infância do Arthur C. Clarke. Recomendo demais, se você é fã de Sci-fi e não leu ainda, não sabe o que está perdendo. Asimov é meu pastor e nada me faltará! Nunca!

Cesar Garcia 18/01/2021

Um final incrível
O final da Trilogia da Fundação traz mais uma vez a questão da manipulação, das intrigas, das conspirações, mas traz um final simples e surpreendente.
Fecha de forma maravilhosa a trilogia.

Nic 20/01/2021

Grandioso!!!
Que obras senhoras e senhores!! Finalizo assim a grandiosa "Trilogia da Fundação", do grandioso Isaac Asimov.
Sobre o terceiro livro: "Segunda Fundação", a gente já inicia a leitura em alta tensão após o final do segundo livro. Neste, fecha-se a história sobre o Mulo e aprofunda-se a procura pela "Segunda Fundação" escondida. Uma história repleta de reviravoltas e surpresas ?? até a última palavra.
Um livro grandioso pela geniosidade do autor, cheio de referências histórias, psicologia, ciências humanas e exatas, nos levando a inúmeras reflexões sobre nossa existência no mundo.
Quem gosta de Sci-fi não pode deixar de ler está trilogia e os demais livros de Asimov.
Viva Asimov!!!

Marcelo Martins 27/01/2021

Memorável!
Um desfecho memorável para uma série indescritível.

Aqui é possível entender o porque a Trilogia da Fundação ganhou o Prêmio Hugo de melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos.

Em Fundação, a premissa é baseada na psicohistória, uma ciência que prevê o comportamento das massas sociais, predizendo a queda do império e apontando milênios de de catástrofe social e barbárie. Para evitar esse caos, é estabelecida a Fundação, um assentamento de cientistas que buscam preservar o conhecimento científico da galáxia para reduzir esse efeito a "apenas" um milênio. Desenrola-se então a história, de forma muito envolvente, construindo personagens inspiradores e prendendo o leitor do início ao fim.

Logo mais, em Fundação e Império, percebemos a confirmação da inevitabilidade psicohistórica descrita no primeiro livro, até que um indivíduo, O Mulo, altera o curso dos planos e quase destrói definitivamente a Fundação, mas é derrotado pela Segunda Fundação, que até então havia sido vagamente mencionada e se mantinha escondida.

E é então que temos o clímax real da obra. Apesar de já ser mencionada no primeiro livro, a Segunda Fundação foi pouco explorada até realmente ter seu auge no título homônimo.

Esse que foi um livro cheio de mistérios, suspense, conspirações e reviravoltas e que realmente consolidou a obra de Asimov como a melhor série de todos os tempos.

Jackson 30/01/2021

Por se tratar do último livro de uma trilogia, não há como julgar sem levar em consideração os dois primeiros. Posso dizer que o prazer de leitura só vai crescendo até o ápice de sua conclusão. Enfim, descobrimos onde está a Segunda Fundação, depois de muitas especulações e somos apresentados a uma personagem tão carismática quanto sua aventura pelo espaço.

Alassis 05/11/2022

Mais do mesmo
Final bem morno, o Asimov até tenta fazer uma revolução temática, lutando contra o determinismo que move o enredo que ele concebeu, mas sua psicohistória é tão onipotente, tão onisciente que nem o autor pôde desafiá-la. Aqui nós vemos o fim da história do Mulo, a busca pela segunda fundação e a única certeza do final é que ele é apenas o início de tudo.

Livia1405 15/02/2021

Fechou com chave de ouro
Todo o livro é genial, mas a forma como o final é elaborado pra limpar a merda que o Mulo jogou no ventilador é sensacional!!!!

Jóice 21/02/2021

Excelente fechamento
Que trilogia incrível! A tradução está ótima, leitura muito fluida e fácil de ler, mesmo sendo tão antigo. Acompanhamos toda a história da fundação e da segunda fundação, queda do império e plano Seldon de uma forma muito diferente pois o personagem protagonista é a fundação e não as pessoas. Assim nesse livro encerramos essa parte com tudo explicado e com vontade de ler mais.

Fe1jas 04/06/2022

A trilogia da Fundação é maravilhosamente concluída em Segunda Fundação. O livro é repleto de reviravoltas e revelações bombásticas, chega a ser complicado compreender tudo o que está acontecendo. Adorei ambas as histórias deste volume, tudo é muito bem construído e prende muito a atenção, Não há dúvidas que Asimov é um dos maiores crias de todos os tempos

bardo 05/09/2021

E com esse se encerra a trilogia original de Fundação que mesmo na releitura consegue manter um clímax adequado, não a toa considerada a melhor obra de Asimov comparável a talvez o seu melhor conto A Última Pergunta. Temos aqui uma resolução adequada ao problema apresentado no volume de transição anterior e a apresentação de um novo conflito, para ambas as situações temos ótimas soluções. Seguimos com a introdução de figuras femininas com algum protagonismo o que é muito bem vindo, relevados alguns preconceitos implícitos na obra, o Bom Doutor era um gênio, mas como os escritores de SciFi de seu tempo extremamente machista. Relevado isso, são personagens que inspiram alguma simpatia e tem um papel de fato importante. Outro ponto digamos polêmico é que Asimov se remete a organização política proposta em A República de Platão, e talvez num nível muito mais avançado. Resta ainda dizer que esse seja talvez um dos melhores finais em obras de SciFi, difícil de ser superado.

Vinicius Nathan 12/09/2021

Excelente conclusão da trilogia, o terceiro livro é cheio de reviravoltas com coisas nunca parecendo ser o que são e I.A. conseguiu construir esse enredo de forma que não parece forçada.