Rogers: ética humanista e psicoterapia

Rogers: ética humanista e psicoterapia Mauro Martins Amatuzzi




Resenhas - Rogers: ética humanista e psicoterapia


11 encontrados | exibindo 1 a 11


nathliass 23/04/2024

"A ACP encontra-se nas atitudes e valores subjacentes ao agir. Ela pode levar consistentemente a formas de agir diferentes conforme as situações, as pessoas, os momentos. Se não tenho sensibilidade para valores, jamais entenderei a ACP; a não ser que a entenda como mera técnica."

Amatuzzi apresenta, a partir de uma linguagem acessível, uma síntese muuuito boa sobre a Abordagem Centrada na Pessoa e as atitudes do psi guiada pela mesma. Recomendo demais pra quem tem curiosidade sobre esse jeito de ser.
comentários(0)comente



Maria Izabela 03/04/2024

Resumindo, a ACP É..
A Terapia que se Concentra nas Pessoas. Quando usamos "pessoas" nesse contexto, estamos falando de todos envolvidos, não apenas do cliente: a terapia foca no que é pessoal na relação, não apenas no que é factual e objetivo.
Usar "pessoas? vai além dos problemas e relacionamentos externos das pessoas envolvidas, e considera assim os sentimentos, vivências e valores experimentados internamente.
Essa abordagem confia na capacidade do ser humano e em seus próprios recursos para se desenvolver.
comentários(0)comente



manoeIa 03/02/2024

Desvendando a Alma: Uma Jornada Humanista com Rogers
Uma obra que mergulha profundamente na essência da abordagem humanista em psicoterapia, através da lente do renomado psicólogo Carl Rogers. Em um texto claro e acessível, Amatuzzi destaca não apenas os conceitos teóricos, mas também a aplicação prática da ética humanista na relação terapêutica.

O livro oferece uma visão cativante sobre como a empatia, a autenticidade e a aceitação incondicional são fundamentais não apenas para o processo terapêutico, mas também para uma vida mais plena e significativa. Amatuzzi consegue transmitir sua paixão pelo trabalho de Rogers de uma maneira envolvente, inspirando tanto profissionais da área quanto leigos interessados na compreensão da psicologia humanista.
comentários(0)comente



Dani 16/10/2023

Rogers é encantador
A ACP tem um cuidado genuino com o outro e o autor desse livro conseguiu mostrar isso de forma clara e cuidadoda, trazendo a história da ACP e seu conceitos mais fundamentais.
comentários(0)comente



Lucas1429 20/01/2023

Síntese sobre a Abordagem
Amatuzzi, em um espaço bastante curto, consegue de forma clara e concisa, explicar a trajetória de formação conceitual da ACP, enquanto evidencia com facilidade a sua ideia central, a ampla gama de utilidades que a Abordagem propõe ao psicólogo, ao mesmo tempo que apenas lhe direciona, não o ordena, por isso fala de uma ética. "A ACP é uma maneira de ser que permite um determinado olhar e uma maneira de fazer".
Serve também como ótimo livro introdutório a abordagem, pois elenca todos os seus aspectos centrais dentro de um breve panorama histórico. Desta maneira, ao leitor mais crítico, também poderá tornar claras as suas potencialidades, limitações e seu recorte sócio-histórico de produção.
comentários(0)comente



Paula1935 28/12/2022

Carl Rogers é muito bonzinho
Carl Rogers é muito bonzinho e pensa que todo mundo é bom. A acp tem altos e baixos, mas é inegável que a gente usa ela até sem perceber até hoje seja qual for a abordagem.
comentários(0)comente



Leite 21/03/2022

Guia inicial conciso e didático sobre a ACP na psicoterapia
"Talvez a melhor preparação para ser psicólogo orientado pela abordagem centrada na pessoa seja apropriar-se de autênticos valores humanos, o que pressupõe intenso trabalho pessoal de autoconstrução ética."
...
"Também na psicoterapia haverá uma dissolução do poder baseado em papéis, e uma concentração no poder da pessoa. Poder das pessoas, aliás, que começa a se descobrir no respeito muito e na abertura."
comentários(0)comente



Alice - Avesso do Caos 19/01/2022

Apanhado sobre a ACP
O livro discorre sobre a Abordagem Centrada na Pessoa de Rogers e sobre as atitudes e valores que a compõem. É um apanhado com reflexões sobre como ela trata-se de um direcionamento ético ao contrário de aplicações meramente técnicas.
comentários(0)comente



Bruna 17/12/2021

"Para uma pessoa se pentear, um espelho ajuda; para uma pessoa se conhecer melhor, um espelho humano é a melhor ajuda."

Leitura muito boa, fala sobre o percurso para chegar até a abordagem centrada na pessoa.
As teorias
Em que a abordagem pode ser aplicada e muito mais.
Para quem tem curiosidade sobre a ACP ou quem já está certo que irá por esse caminho, indico demaiss.
comentários(0)comente



Beá 11/06/2020

Traz uma visão da construção histórica da ACP e suas virtudes de uma forma super clara
comentários(0)comente



Ronny 23/04/2020

Leitura muito gostosa
O Amatuzzi possui uma preocupação com a fidelidade aos conceitos de Rogers, e é muito talentoso em evidencia-los de uma maneira simples e fácil de compreender. O livro é excelente para iniciantes e os que estão na graduação de Psicolgia e que querem compreender mais a ética e a ACP em Rogers.
comentários(0)comente



11 encontrados | exibindo 1 a 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR