Attachments

Attachments Rainbow Rowell

Resenhas - Attachments

Guilherme 12/05/2023

Um roteiro perfeito para uma comédia romântica dos anos 200
Li Attachments na expectativa de uma leitura leve, simples e despretensiosa, apenas para espairecer a mente e aproveitar para treinar o meu inglês.?

Porém, Rainbow Rowell conseguiu me envolver mais do que eu imaginava, com personagens cativantes, diálogos hilários e uma escrita fluida.

Eu que não sou muito chegado a romance, virei fã da autora e da sua técnica inegável de como contar histórias simples com bom-humor, leveza e ótimos personagens

chungkinggirl 18/05/2022

Esperava mais, mas gostei mesmo assim
Faz anos que vinha querendo ler esse livro, a premissa da história sempre me deixou curiosa.

A história no geral é muito boa, mas acho que a Rainbow Rowell poderia ter cortado metade das palavras do livro e o romance teria o mesmo fim. Como é o primeiro romance que leio dela, não sei se isso é algo costumeiro nas histórias dela, mas a trama se estendeu por capítulos demais, deixando o clímax e resolução do romance pros dois últimos capítulos. Embora tenha terminado de uma maneira fofa e relativamente satisfatória, teria sido legal ver mais interações e diálogos entre a Beth e o Lincoln.

Algumas coisas ficaram sem resposta e, embora isso não tenha incomodado tanto, achei que a autora focou demais no dia-a-dia dos personagens e negligenciou alguns de seus sentimentos, seus sonhos e seus desejos. O Lincoln, por exemplo, embora tenha se apaixonado pela Beth, não deixou claro se tinha superado o passado ou não. Em muitos momentos ele fazia comparações entre o passado e o presente, e isso deixou a impressão de que, apesar do afeto pela Beth, ainda havia algo prendendo ele ao passado.

Adorei as conversas entre a Beth e a Jennifer e, mesmo amando conhecer mais sobre a Jennifer e o Mitch e outras pessoas da vida das duas, foi um pouco monótono as longas conversas entre as duas. Novamente, a autora poderia ter reduzido um pouco isso e dando mais tempo pro conflito se desenrolar e mais tempo pra Beth e Lincoln se conhecerem e se entenderem. No fim, a história me agradou mas eu fiquei com a sensação de querer mais momentos entre os personagens principais, de querer saber mais sobre o que aconteceu depois.

site: https://www.instagram.com/chungkinggirl/

luke - among the living. 05/03/2021

Gosto dos sentimentos que me tive ao ler Attachments (ou Anexos).

Uma montanha russa de sensações, das mais boas até as mais tristes. Rir e se emocionar.

Eu realmente me identifiquei com o Lincoln e seus sonhos modestos de ser algo mais, algo que ele ainda não sabe o que é. De ser feliz.

Ótimo trabalho da Rainbow Rowell aqui.

Li para o ESL Book Club.

mbethanialrl 09/08/2020

Um ótimo primeiro romance da autora
"I didn't know love could leave the lights on all the time."

Que livro fofo! Ele é dividido em vários capítulos pequenos - o que particularmente me atraiu -, sendo muitos destes trocas de e-mails entre as amigas Beth e Jennifer.

A linguagem é bem jovem, casual e repleta de gírias e referências à cultura pop. Adorei que o livro se passa na virada do milênio (1999-2000) e a realidade das trocas entre Beth e Jennifer - os diálogos poderiam muito bem conversas reais minhas com alguma amiga.

Porém, o que mais me atraiu nesse livro foi o modo como ele me surpreendeu: lendo a premissa, imaginei que teria foco no romance (que definitivamente está lá), mas o grande foco do livro reside em suas reflexões sobre solidão, escolhas, amizade, família, e, principalmente, sobre seguir em frente.

A única coisa que me incomodou um pouco foi a repetitividade que às vezes recaia sobre alguns capítulos - me peguei desejando que mais coisas acontecessem (e que acontecessem logo).

Mesmo assim, é um ótimo feito como primeiro romance da autora. O Lincoln me cativou muito e terminei feliz por essa história. Me apaixonei pela escrita da Rainbow e achei os diálogos incríveis. Espero reler em breve!

Marina 20/02/2020

Eu já tinha lido outros livros dessa autora, mas eles eram YA. Então estava bem empolgada de ler um romance mais adulto.
No entanto... este livro me decepcionou um pouco. Achei a primeira metade dele bem chatinho... a troca de emails entre as amigas Beth e Jennifer era super entediante. Os capítulos do Lincoln eram mais interessantes, já que não se resumia a troca de mensagens.
O terço final dele até que achei mais divertido, que foi o que salvou o livro, mas ainda assim... se eu fosse recomendar algum da autora não seria esse! :/

bi 10/04/2018

d i v e r t i d o
Attachments (Anexos, aqui no Br) é mais um romance da rainha Rainbow Rowell e, como sempre, mais uma história que eu adorei. Aqui nós temos duas amigas, Beth e Jennifer, que conversam sobre tudo pelo e-mail da empresa do jornal que elas trabalham. O que elas não sabiam era que esses e-mails estavam sendo lidos, regularmente, e é aí que aparece o fofo Lincoln. Ele se condidatou para trabalhar na parte de informática, mas não contava que a vaga seria para ler e-mails. Uma palavra proibida veio dos emails de Beth e Jennifer e ele foi "obrigado" a lê-lo. Entretanto, ele acaba gostando do jeito que as duas amigas são, dos assuntos e acaba se apaixonando por uma delas. Mas será que isso vai dar certo? Afinal, ele não sabe quem elas são, não fisicamente. E será que ele não será considerado um psicopata, stalker?

A construção dessa história é fantástica, além de original. Não tem nenhum personagem que seja "o vilão", temos personagens humanos. Beth e Jennifer são maravilhosas e me fez querer entrar ali e fazer parte dessa amizade. Lincoln é um fofo com problemas que talvez você tenha ou eu possa ter no futuro. Eve, irmã do Lincoln, é hilária. A mãe dele também tem um papel fundamental, e os amigos também não ficam muito atrás. Assim como Lincoln vai conhecendo aos poucos as mulheres, nós também vamos acompanhando ele. Conhecemos as vidas delas, seus familiares, seus gostos, suas vidas românticas e seus problemas.

A história é pelo ponto de vista do Lincoln mas intercalado com capítulos que são os e-mails das duas amigas e isso é muito legal porque, a princípio, quando li a sinopse, pensei que fosse narrado por uma das meninas, então acabei me surpreendendo. Chorei de rir em diversas partes e aqueci meu coração em outras. Afinal, se eu pudesse escolher um crush, seria o Lincoln.

Rainha Arco-íris me pegou de novo e sempre fico feliz quando isso acontece! Era o último livro que faltava para mim e mal posso esperar por outros que estão por vir.

site: instagram.com/leituradiferente

Lauraa Machado 19/10/2017

Um livro agradável, mas nada marcante
Esse foi meu quinto livro da Rainbow Rowell, que se tornou logo no primeiro uma autora que eu quero seguir para sempre. Quer dizer, eu nem preciso descobrir sobre o que é um livro dela para saber que eu quero ler. Esse daqui foi o segundo que vi dela, mas fui adiando ler até alguns dias atrás.

Para falar a verdade, apesar de querer ler faz tempo, eu tinha a impressão de que não ia gostar do livro. Já tinha lido milhares de resenhas criticando a história e isso tinha ajudado a diminuir bastante minhas expectativas. No final das contas, não me surpreendi, não me apaixonei e, de todos os livros da Rainbow, esse definitivamente é o mais fraco. Quer dizer, talvez comparado a livros de outros autores ele seja ainda melhor, mas ela tem livros ótimos demais para se compararem a esse.

Uma das coisas que eu via pessoas reclamando era que o livro tem um ritmo ruim, mas eu discordo. Eu acho que o ritmo dele é bem característico dela e, em questão de desenvolvimento da história, foi bem plausível. Mas isso não impede o livro de ser maçante, o que é seu verdadeiro problema.

A Rainbow Rowell tem um talento lindo para criar personagens realistas, normais e fofos! Eu adoro isso! Não sou a maior fã de carinhas perfeitos, que são como deuses gregos aparentemente e daqueles que você odeia amar psicologicamente. Não quero caras perfeitos. Eu gosto dos dela, principalmente o Levi, de Fangirl, de caras desajeitados e fofos. E o Lincoln é exatamente assim, real, com seus defeitos e qualidades que ele nem percebe, tão gente como a gente que você se sente próximo dele logo nos primeiros capítulos.

Mas esse tipo de 'história da vida real' pode incomodar alguns leitores, principalmente quando o livro deixa a desejar em apelo. E é esse o maior problema desse, é por isso que ele fica um pouco maçante, mesmo sendo curtinho. Falta um apelo mais interessante. Apesar da situação em que o Lincoln se encontra - se coloca - ser tão complicada, que parece não ter como fugir e eu definitivamente ter shippado ele com a Beth, esse é bem o tipo de história que eu poderia ter largado sem querer e nunca ter realmente vontade de continuar lendo. É um livro muito fácil de abandonar, que raramente vai marcar quem ler.

Eu acho que ela poderia ter corrigido isso com o final. Talvez a Rainbow tenha a ideia de que escrever histórias de amor signifique que ela tem que acabar logo que o casal fique junto, mas o único apelo mesmo que vi nessa situação era como eles iam desenvolver o relacionamento depois. Isso nem importou tanto para os outros livros dela, mas importava aqui. Então parece que a história estava no ritmo necessário para ir crescendo a situação, mas quando finalmente chega em um ponto crítico, a gente mal chega a ver como se resolve.

Ou seja, na minha opinião esse livro precisava ter sido mais emocionante na maior parte do tempo, ainda que isso signifique fazer alguns acontecimentos serem um pouco menos realistas (só um pouco), mas que também precisava ter mais umas cem páginas, com algumas cenas mais trabalhadas no relacionamento deles. Ou talvez, para ser bem honesta, fosse melhor que eles acabassem longe um do outro. Isso nem é spoiler, Rainbow nunca escreve histórias sem finais felizes (eu acho) e seus leitores nem questionam isso quando pegam um livro seu para ler (eu, pelo menos, nem pensei que essa seria uma possibilidade). Mas talvez tivesse sido mais no mesmo nível de tudo que veio antes do que foi.

Outra coisa que deixou a desejar foi toda a fascinação do Lincoln com os e-mails. Quer dizer, não foi nada obsessivo, entendi que ele os lia mais como alguém assiste novela. Mas ele diz que ria com os e-mails delas e tudo o mais e, noventa por cento do tempo, eu só achei as conversas delas okay. Nada de errado ali, mas também faltou apelo, faltou algo que fosse realmente diferente e divertido. Nem entendi como ele pode ter achado tão legal. Na verdade, acho que a Rainbow perdeu oportunidades para mostrar lados diferentes da Beth lá, quando a maioria dos e-mails me pareceu meio inútil.

De qualquer jeito, o livro é okay, dá para passar o tempo, e definitivamente não tirou minha convicção de ler tudo que a Rainbow escrever daqui para sempre. Mas, enquanto todos os outros roubaram meu coração de um jeito ou de outro, esse precisa ser lido sem expectativas de se apaixonar. Ele é bonitinho, mas nada memorável.

Ah, detalhe básico: uma coisa que eu gostei foi ele se passar em 99, mas preferia que isso tivesse feito uma diferença maior na história, quando acabou só sendo um plano de fundo dispensável.
Andréa Araújo 21/10/2017minha estante
Eu só li um livro dela e já tenho altas expectativas para os próximos. Mas é ótimo pra mi ler as ruas resenhas, elas ajustam completamente o que eu devo esperar de uma leitura.

Natalia.Goncalves 08/05/2016

Ohhhh S2
Nesse primeiro livro da Rainbow Rowell somos transportados de volta aos anos 1999/2000. Lincoln, um técnico em informática, é contratado para trabalhar na parte de segurança de informação em um jornal. Sua função: ler e-mails que possam conter itens incoerentes com um ambiente de trabalho, como pornografia. Auxiliado por um programa (WebFencer) ele filtra os emails que possam conter tais itens e manda alertas para os envolvidos, bem, quase todos. Jennifer e Beth são amigas e estão constantemente na zona de alerta com suas mensagens pessoais. Porém, Lincoln se sente incapaz de alertá-las e cada vez mais envolvido com suas conversas.
Inicialmente, o livro não é animador. Você se depara com várias mensagens sobre acontecimentos diários das duas, problemas de relacionamentos, acontecimentos no escritório, ....O mesmo pode ser dito sobre Lincoln que após ter tido um relacionamento frustante parece estar sem rumo e por isso, acomodado em sua vida monótona. Porém, com a evolução da história, você vai se encantando pelos personagens. Jennifer e Beth é como se fossem suas melhores amigas e Lincoln vai amadurecendo e se "encontrando" o que, para mim, foi um dos pontos fortes do livro. É claro que como um chick-lit o final é previsível, mas continua adorável acompanharmos a história até chegar a sua conclusão. O final poderia ser um pouco mais elaborado. Achei que a autora correu um pouco com os últimos capítulos para concluir a história.

Clóvis Marcelo 06/04/2016

É com humor, boa escrita e desenvoltura que Rainbow Rowell publica seu livro de estreia. Diferentes dos seus outros livros mais conhecidos, Eleanor & Park e Fangirl, que têm uma roupagem mais puxado ao jovem, Attachments traz uma problemática mais madura. Aqui os personagens já passaram da faculdade e estão chegando aos trinta anos, com independência e autonomia.

O livro é narrado sob duas perspectivas, uma mostrando a vida de Lincoln O'Neill e outra com os emails trocados entre Beth e Jennifer. Enquanto o agente de segurança bisbilhota essas mensagens, nós leitores também ficamos interessados na vida dessas personagens, sendo esta a forma criativa que Rainbow utilizou para nos mostrar a vida dessas mulheres.

Um adendo importante é o fato da história se passar entre os anos 1999 e 2000, assim, a internet bem como a troca de mensagens instantâneas era novidade para os usuários da época. Essa foi a sacada que fez a diferença no enredo, pois temos um assunto que parece banal na contemporaneidade visto pelo ponto de vista da novidade.

Além da inclusão digital, por assim dizer, temos também referências a cultura pop, que não poderia faltar num dos livros da autora, bem como assuntos importantes tratados com leveza. Por exemplo, uma mãe super protetora que quer manter o filho sempre morando na mesma casa que ela, conviver por anos com um namorado sem nenhuma perspectiva de futuro, ou o fato de o marido querer um filho e a esposa não ter a mesma vontade.

Em suma, lemos sobre relacionamentos de diferentes naturezas em forma de um romance adulto humorado na medida certa. Fico sempre admirado em como a autora demonstra tanta sensibilidade ao entender dos sentimentos e situações que podemos passar na vida.

Esse talvez seja um bom livro para quem nunca leu nada dela e tem vontade de conhecer. Entrou para minha lista de preferidos, ao lado de Fangirl. Espero que também desfrutem e uma boa leitura!

CITAÇÕES

In two days, Im going to be in a place where I can walk around without recognizing a single face. Every person will be brand-new. Just, like, fresh and full of potential. Nothing but potential. I wont know any of their stories. Nobody will be on my last nerve.

If I broke up with Chris tomorrow, Id be a mess for a year (30). Then it might take another year to meet somebody else (31). It might take six years to meet somebody else (36). How can I plan around those variables?

***

Nota: Este e os outros livros publicados por Rainbow Rowell estão sendo traduzidos no Brasil pela editora Novo século.

site: http://defrentecomoslivros.blogspot.com/2016/04/resenha-attachments-rainbow-rowell.html

Tainá Rodrigues 04/03/2016

Mulher de fases
Me senti a própria mulher de fases nessa leitura.

Anexos é um dos livros que estava no topo da minha wish-quero-ler-list e quando meu chefe me mostrou que o tinha, em inglês, decidi pescar dois peixes com uma isca: ler o livro (sem gastar uma fortuna) e aceitar essa cruzada/desafio de ler algo em inglês. Demorei um bocadinho, mas estou aqui, firme e concluída.

De início, já amei Jennifer e Beth, suas conversas e comparações loucas. Porém, criei uma maior afeição por Jennifer e fiquei meio desapontada percebendo que o grande amor seria Beth. Aos poucos, fui sendo conquistada. Não só pela personalidade descontraída de Beth, mas graças aos olhos apaixonados de Lincoln. Mas amei Jennifer até o final. Já ele me irritou por muitos capítulos, era tão monótono, sem graça e sem atitude que me estressei quando notei que ele era o protagonista. Desejei pular para os e-mails das meninas incontáveis vezes. Não desisti e custei a abrir o coração para gostar dele, mas no fim, fiquei aqui querendo um para mim.

Talvez Anexos seja uma leitura difícil, pois até metade do livro não temos aqueles acontecimentos que deixam nossos olhinhos brilhando. Mas os capítulos curtos facilitam a persistência, principalmente se você estiver lendo em inglês. A linguagem também é bem tranquila, acredito que em todos os idiomas. E, com exceção dos protagonistas, os outros personagens são fáceis de se encantar a primeira vista.

O livro não tem grandes críticas e a história pode parecer surreal, se analisada de longe. Mas acho que o grande objetivo é nos deixar abertos aos inúmeros tipos de amor, das mais variadas maneiras que ele vier. Entre casais, familiares, amigos e filhos. E claro, nunca persistir nesses relacionamentos abusivos com babacas. Não perca 9 anos da sua vida você também!

site: https://www.instagram.com/cafedecabeceira/

Marisa 01/11/2014

Chick-lit às avessas? E dá muito certo!
Desde que vi uma resenha de Attachments que elogiava bastante o livro, fiquei com muita vontade de lê-lo, apesar de não ter lido nada de Rainbow Rowell até então.
Pois bem, deixo aqui as minhas impressões de Attachments, que em breve será publicado no Brasil pela Novo Século.
Attachments seria uma chick-lit se o personagem principal não fosse um homem! Sim, o protagonista desta história divertidíssima é o Lincoln. E a história se passa sob o seu ponto de vista, contando sobre a sua vida pessoal/amorosa, trabalho, às vezes tudo misturado, e sua relação com os e-mails de duas "colegas" de trabalho - Beth e Jennifer -.
A narrativa é super original, alternando capitúlos de troca de e-mails, em horário de trabalho diga-se de passagem, entre as amigas jornalistas Beth e Jennifer; e o que acontece na vida do Lincoln, depois de ler os e-mails das duas!
Lincoln acaba de entrar em um importante jornal da cidade, como segurança de sistemas, sendo designado para... ler os e-mails dos colegas de trabalho, monitorando se os mesmos não estão fazendo o que não deveriam fazer durante o expediente de trabalho. Lógico que ele não concorda com a tarefa, pois deveria estar lidando com firewalls, programas, etc. Mas é o que o chefe manda e ele obedece frustrado.
Mas, enquanto Lincoln está lendo os e-mails, colocando flags de alerta para os colegas que escrevem além do necessário, ele se depara com os e-mails de Beth e Jennifer. E elas escrevem de tudo nesses e-mails, tudo mesmo! Menos sobre o trabalho. Mensagens sobre o marido de Jennifer, o namorado de Beth, e as fofocas de forma geral, e-mails que deveriam ter alertas do programa de monitoramento de e-mails - WebFence -, enviados pelo Lincoln. Porém, entretanto, todavia... Lincoln começa a se divertir tanto com as histórias dessas amigas que ele decide não alertá-las sobre o conteúdo dos e-mails, e passa a acompanhar todas as trocas de mensagens de Beth e Jennifer. Até que ele se vê admirando as histórias de Beth e acaba se apaixonando pela Beth, sem ao menos a conhecer.
Aí ocorre a guinada do livro, quando a Beth escreve para Jennifer que encontrou um "Moço(Rapaz, Carinha, Gatinho) fofo, muito fofo, lindo" no jornal, e este é nada mais, nada menos que o Lincoln!
A partir daí muita água passa debaixo da ponte, mas você, leitor, fica esperando pelo acontecimento que vou nomear de Coisa. E quando você pensa que a Coisa vai, finalmente, desenrolar, dá tudo errado. Então um dos personagens 'chuta o pau da barraca' e eu quis fazer a mesma coisa. Mas eis que no finalzinho mesmo, a Coisa acontece! E este é o único ponto do livro que achei que faltou, a Coisa foi muito rápida e poderia ter sido mais desenvolvida.
Mas o livro é muito bom, tem uma leitura que prende a sua atenção, é engraçado, você se diverte junto com o Lincoln com as peripécias de Beth e Jennifer. Faltou só um pouco mais de romance e da Coisa rsrs.

Kelly 02/06/2015minha estante
Desculpa a ignorância mas o q seria uma Chick-lit ?

Marisa 12/09/2015minha estante
Olá, Jaque!
Segue a descrição de chick-lit:
"Chick lit é um gênero ficção dentro da ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa".
Chick lit ? Wikipédia, a enciclopédia livre

Sophia.Cueto 16/10/2014

Attachments por Rainbow Rowell
*Resenha originalmente postada no blog https://lepaperwings.wordpress.com*

E eu finalmente li um livro da Rainbow Rowell! Mesmo com a Novo Século lançando dois livros dela aqui no Brasil, foi Attachments que me deu a vontade de fato de ler as obras dela. Não sou a maior fã de contemporâneos, e muito menos li um do gênero que é direcionado para adultos, mas devo dizer que fiquei surpresa!

A história se passa na virada do milênio, em 1999, onde um homem chamado Lincoln ONeill trabalha para um grande jornal da cidade como segurança da internet, mas ao invés de trabalhar construindo firewalls ou impedindo hackers de entrarem no sistema da empresa, ele tem a responsabilidade de ler todos os e-mails dos funcionários que seja contra as normas da empresa.

Neste trabalho ele acaba conhecendo duas garotas: Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder, que são duas amigas jornalistas que constantemente trocam e-mails pessoais entre si, mesmo sabendo que existe alguém que é responsável por esta monitoração. Mas como elas não conseguem se levar a sério, elas trocam uma quantidade sem fim de e-mails hilariantes, discutindo cada aspecto da vida pessoal delas.

Quando Lincoln começa a ler os e-mails delas, eles sabe que precisava denunciar as duas, mas simplesmente não consegue por se sentir cada vez mais entretido e cativado pelas mensagens, e também descobre que está gradativamente se apaixonando por Beth, que naquela época tem um namorado. Entrando aí em uma situação que ele não sabe como sair, e muito menos sabe como abordar Beth.

Eu adorei ler os aspectos do início da internet e da virada do milênio que a Rainbow Rowell colocou no livro. Ela fez questão de mencionar o quanto que as pessoas na época acreditavam que o mundo iria acabar na virada de 1999 para 2000 e o quanto que a expectativa deles não chegou nem perto da realidade. E também ver como que as pessoas lidavam com a internet naquela época é muito interessante.

Agora quando se trata dos personagens: As meninas são hi-la-ri-an-tes! Não tem como não rir das coisas que elas falam nos e-mails, mesmo! São super divertidas, energéticas e sempre colocam uma pintada de humor mesmo nas coisas mais trágicas que acontecem com elas. Enquanto isso Lincoln é um homem super tímido, solteirão que mora com a mãe e começa a ganhar, gradativamente ao longo da história, um pouco mais do senso de independência, mesmo que ainda faça coisas consideradas super creepy como olhar o e-mail das meninas em busca de algum comentário delas sobre ele de vez em quando. A história é principalmente focada nesse desenvolvimento pessoal do Lincoln enquanto ele também tenta conquistar a Beth, mesmo que ele mesmo não crie a coragem pra abordar ela nos momentos que se esbarraram dentro da empresa.

De forma geral uma história super divertida que aborda desenvolvimento pessoal, um pouco de romance e, sem sombra de dúvida, muito humor e referência a coisas e eventos de 1999/início dos anos 2000. Super recomendo a leitura se você quer ler algo leve para se divertir entre os livros mais pesados como distopias, algumas fantasias e afins -, sem contar que eu acho que esse livro vai ser uma ótima pedida quando se está em uma ressaca literária.

Avaliação: 5/5 estrelas.

site: http://lepaperwings.wordpress.com

Carol D. Torre 04/08/2014

Ler Fangirl no começo do ano me fez amar a Rainbow Rowell, o livro é tão incrível e tão apaixonante que eu não via a hora de mais coisas dela, qualquer coisa. Alguns meses depois li Eleanor & Park e outra vez foi uma experiência incrível, um livro que não superou o primeiro, mas que eu amei completamente. Sendo assim, não poderia deixar de ler Attachments que foi o primeiro livro publicado da autora e que, diferente dos anteriores, traz personagens adultos. Ele não é tão incrível quanto os anteriores, mas continua sendo um livro maravilhoso.

Lincoln não sabe que rumo dar a vida. Depois de passar anos na faculdade - muito mais do que precisava - ele acaba voltando para a casa da mãe e conseguindo um emprego como agente segurança de internet em um jornal. Mas o emprego dele é muito diferente do que o esperado, Lincoln tem que ler o e-mail de outras pessoas para procurar assuntos proibidos dentro da empresa. E é dessa forma que ele acaba conhecendo Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder. Mesmo sabendo que estão sendo monitoradas, elas discutem todas as suas vidas pessoais através dos e-mails.
Lincoln sabe que não deveria continuar lendo esses e-mails, que devia avisá-las que elas estão sendo rastreadas para que elas pudessem, então, parar. Mas ele não consegue, ficou muito interessado pela vida dessas duas mulheres e principalmente pela maneira divertida que encaram a vida.
Sendo assim Lincoln continua lendo os e-mails e de repente se descobre apaixonado por Beth.

O grande enfoque do livro é nos personagens, muito mais do que sobre o que acontece na vida deles a Rainbow Rowell quer mostrar o que acontece com eles, internamente.
E a autora sabe construir personagens. Eles são extremamente vivos, reais, eles tem problemas comuns, pensamentos comuns, sentimentos comuns. E toda essa veracidade faz com que eles sejam muito vivos, é como se eles estivessem na sua frente de tanta vida que transborda das páginas. É impossível não se relacionar com os seus dilemas, seus sentimentos e seus pensamentos , porque são coisas que nós sentimentos e lidamos na vida real, o tempo todo. E isso reflete no relacionamento que eles constroem, poucas vezes li diálogos - ou troca de e-mails também, nessa caso - que parecesse tão real. A forma natural com que esses diálogos são construídos, as sacadas inteligentes e as passagens divertidas (sério mesmo, o livro tem um bom humor incrível, dei várias risadas durante a leitura), isso para mim, juntamente com a verdade dos personagens, são as maiores qualidades de Attachments.

Eu gostei muito da maneira com que a estória foi construída, é quase como se tivéssemos três narrados: Lincoln que é o protagonista e narra a maior parte da estória e a Beth e a Jennifer que narram pequenas partes de suas vidas durante a troca de e-mails. Essa construção trouxesse uma dinâmica incrível para livro, fez com que nós pudêssemos conhecer cada um deles muito melhor e criar uma conexão. Além, é claro, de dar uma visão mais ampla de tudo que estava acontecendo.
Outra característica muito legal da narrativa da Rainbow Rowell são as referências a época em que o livro se passa - os anos de 1999 e 2000 -, principalmente as referências pop. A autora cita muitas músicas e muitos filmes, assim como muitas pessoas famosas, e é incrível como esses pequenos detalhes aproximam o leitor da realidade. Além de enriquecerem a estória, essas referências fazem os personagens se encaixarem ainda mais na realidade.

E apesar de gostando de tudo isso, de todos esses motivos que pontuei anteriormente, eu não consegui deixar o sentimento de que faltava alguma coisa. Tanto Fangirl quanto Eleanor & Park foram tão intensos, ele me fizeram sentir tanta coisa, fizeram eu me apaixonar tão completamente por seus personagens e isso não aconteceu com Attachments. Não me entendam errado, como disse lá no começo, os personagens são incríveis, reais e o Lincoln, em especial, é extremamente fofo, mas não conseguiram despertar em mim tudo o que os personagens dos outros livros fizeram.
O que faltou em Attachments foi essa paixão pelo livro como um todo, faltou esse sentimento intenso que os outros despertaram. Por ser o primeiro livro da autora isso faz muito sentido, ela ainda estava começando a aprender o que ela pode construir através da sua escrita.

Mesmo não superando os livros anteriores, não tem como não amar Attachments, como não se relacionar com seus personagens, como não sentir a vida que transborda dos seus sentimentos e dos seus diálogos. Pode não ter sido algo tão arrebatador, mas é uma estória fofa, tocante e deliciosa de se ler. E, sinceramente, se você nunca leu Rainbow Rowell está perdendo o melhor que existe hoje no gênero contemporâneo, ela é espetacular.

"Excruciante e maravilhoso. É incrível querer algo tanto assim. Pensei nele da mesma maneira que você pensa sobre o jantar quando está sem comer por um dia e meio. Como se venderia sua alma por isso."

" Estas coisas acabam , ela disse. Elas sempre acabam. Ninguém se casa com seu primeiro amor. O primeiro amor é exatamente isso. Primeiro. Isso deixa implícito que algo mais vai seguir."

"Há momentos em que você não acredita que alguma coisa maravilhosa está acontecendo. E há momentos em que a sua consciência está completamente preenchida com conhecimento absoluto de que algo maravilhoso está acontecendo."

site: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

Carol D. Torre 04/08/2014

" – Estas coisas acabam – , ela disse. – Elas sempre acabam. Ninguém se casa com seu primeiro amor. O primeiro amor é exatamente isso. Primeiro. Isso deixa implícito que algo mais vai seguir."

site: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/