Entre sem bater

Entre sem bater Cláudio Figueiredo

Resenhas - Entre sem bater

Gabriel 19/11/2022

Contar uma história não é tarefa fácil. Contar histórias de alguém real, reunindo-as em ordem cronológica, como é a tarefa de um biógrafo, é tarefa ainda mais difícil. Não conheço o autor e, mesmo em rápida pesquisa após a leitura, nada encontrei a seu respeito.

A biografia de Claudio Figueiredo cumpre sua função de transmitir ao leitor um vislumbre panorâmico da vida do afamado Barão de Itararé. No entanto, talvez por estar mal-acostumado às biografias que já li do Ruy Castro [e sim, sei que é um pecado fazer comparações dessa natureza, mas nem sempre consigo fugir], fiquei um tanto quanto decepcionado com alguns episódios do livro.

Além de notar um certo deslize gramatical que não sei se atribuo ao autor, ao revisor ou aos responsáveis pela formatação final, há trechos que não foram tão bem trabalhados. O capítulo que narra a morte do Barão pega o leitor de surpresa porque a narrativa segue descritivamente e até um tanto insensível até que de repente surge a frase que confirma a morte do Barão.

É certo que há uma linha tênue a ser observada pelo biógrafo, evitando transformar a biografia num romance. Mas por outro lado, o biógrafo também não deve fugir da romantização como o diabo foge da cruz ao ponto de transformar a narrativa numa descrição árida dos episódios da vida do biografado. É preciso saber imprimir emoção sem avacalhar através da romantização -- e isso realmente é muito difícil.

De toda forma, creio que esta é uma biografia satisfatória, pois apresenta de forma clara e escancarada a personalidade do biografado, levando o leitor a conhecer e compreender não apenas o que se passava ali com o protagonista, mas dando um apurado vislumbre do contexto gaúcho das primeiras décadas do século 20 e, posteriormente, da efervescência político-cultural no Rio das décadas de 1920 a 1960.

Fabiano Peixoto 20/12/2019

A alma do Barão reside na lombada...
Em Entre sem bater, Cláudio Figueiredo desenha com precisão e maestria a figura privada do público Barão de Itararé.

Fiquei orgulhoso de conhecer um Gaúcho notável, conterrâneo contemporâneo que trouxe no humor o melhor do pensamento humano. Livro recheado de fatos, dados históricos e um humor póstumo do nosso Barão.

Livro intrusivo, interativo e imperdível.