Aristóteles em Nova Perspectiva

Aristóteles em Nova Perspectiva Olavo de Carvalho

Resenhas - Aristóteles em Nova Perspectiva

Matheus 15/06/2020

Teoria dos quatro discursos
Poética, Retórica, Dialética e Analítica. Apesar de curto, um livro muito preciso. O prof. Olavo enuncia uma teoria baseada na obra aristotélica, uma leitura que ficou perdida ao longo do tempo e que é resgatada por ele.

E a segunda parte, sobre o parecer do SBPC sobre uma parte do texto, é impagável. Refuta e comenta parágrafo por parágrafo da carta de recusa do trabalho para uma grande revista científica. Lembra muito os textos d'O imbecil coletivo'.

Rodrigo 04/09/2023

Aristóteles em Nova Perspectiva
Nesse livro, Olavo faz uma análise profunda dos textos aristotélicos, focando especialmente em suas teorias sobre a retórica, a dialética e a lógica. Ele procura demonstrar como essas teorias são ainda hoje relevantes e aplicáveis à compreensão das dinâmicas sociais e políticas atuais.
Uma das coisas mais interessantes desse livro é que Olavo argumenta que a teoria aristotélica da dialética pode ser usada para entender a lógica e a estrutura de argumentos políticos, inclusive os mais complexos.
Aristóteles em Nova Perspectiva é um livro que propõe uma leitura contemporânea e prática das teorias aristotélicas, mostrando sua relevância atual e seu potencial para compreender e explicar aspectos da sociedade e da política atual.

Anderson Theodoro 08/04/2021

Olavo tem razão
É interessante notar a habilidade do Olavo de Carvalho para desbravar através de uma análise, ao mesmo tempo, profunda e sintética um tema relevante.

rodrigo 15/05/2013

Otimo
Este livro não é um comentário extenso sobre cada um dos discursos (poética, retórica, dialética e lógica), mas uma visão da sua relação e o predominio de cada um, em determinados periodos da história. Também faz uma série de apanhados de como esses discursos foram tratados por diferentes escolas ou filósofos.

E principalmente, mostra a importância dos diferentes tipos de discurso, ao invés de tratar simplesmente como uma relação de inferioridade.

Recomendo.

Para quem gosta de trocar informações sobre obras cristãs e apologética, fica o convite:

Vinícius 28/12/2020

Os 4 discursos de Aristóteles
Um visão dos 4 discursos do discípulo de Platão. Mostrando uma visão diferente do que se tinha até o momento sobre a relação entre a Poética, Analítica, Retórica e Dialética. Não estando isolados entre si, mas em muitas circunstâncias se relacionando para chegar a seu objetivo. Leitura rápida e interessante para quem estuda filosofia.

Rafael.Aguilar 22/03/2021

Excelente introdução à Teoria dos Quatro Discursos
"Discurso" é o meio pelo qual uma pessoa tenta provocar uma modificação em outra pessoa. Tal modificação pode ser na opinião, nos sentimentos, no ponto de vista, etc. Um político cativando seu eleitorado está promovendo um discurso, tanto quanto um padre ensinando a religião ou um diretor de cinema contando uma história.

No geral, os discursos são resumidos em quatro possibilidades: A poética, a retórica, a dialética e a analítica. Cada um deles possui uma finalidade e uma gradação específica.

A poética é o discurso baseado naquilo que é "possível" - e, portanto, é muito utilizado por quem produz obras de ficção ou por quem se utiliza de metáforas para ensinar algo. Sempre exige do ouvinte uma espécie de "suspensão da descrença", ou seja, é necessário um prévio acordo tácito entre os interlocutores, para que a narrativa seja tomada minimamente a sério.

A retórica - tão utilizada na política - é a forma de discurso em que se alcança o "verossímil", isto é, um grau acima do "possível". Sua utilização se destina a convencer as pessoas a tomarem determinada decisão.

A dialética sobe mais um pouco e se depara com aquilo que é "provável". É a forma de discurso em que o sujeito passa a confrontar sua tese com todas as outras, a fim de demonstrar se ela é segura e confiável. É um discurso imprescindível ao método científico.

A analítica, por fim, é o discurso mais excelso. Também chamado de lógica, é aquele que já superou o "possível", o "verossímil" e o "provável", de modo que trata daquilo que é o certo e verdadeiro. Sua estrutura é o método silogístico, em que se utilizam premissas irrefutáveis para se chegar a conclusões indiscutíveis.

Aristóteles pensou e escreveu sobre estes quatro tipos de discursos, o que já foi comentado por uma infinidade de autores ao longo da história. No entanto, o autor deste livro - grande estudioso de Aristóteles - notou que nunca foi feita uma abordagem conjunta dos discursos, como se fossem partes de um mesmo sistema. Ou seja, os discursos sempre foram analisados como se fossem quatro ciências autônomas, enquanto Aristóteles os teria pensado sob as mesmas regras gerais (uma ciência única).

No decorrer dos capítulos, o professor Olavo de Carvalho demonstra, através de reflexões e exemplos históricos, que os discursos se sucedem constantemente de acordo com a cultura e o contexto de um povo, e que não indissociáveis entre si. Para completar a obra com chave de ouro, o autor integrou aos escritos originais suas respostas às refutações recebidas pela obra na época do seu lançamento. Livro importantíssimo!

Willian.Izidio 31/03/2017

Cirúrgico
Uma obra maestral, muito embora feita por um mero autodidata "sem diploma". A autenticidade deste trabalho se mostra inegável até mesmo para os hipócritas, o autor é pontual em cada tópico apresentado e dá uma verdadeira aula sobre a perfeita harmonia entre os Quatro Discursos (Poética, Retórica, Dialética e Analítica-Lógica) como nunca vista anteriormente. Olavo de Carvalho pode ser reconhecido como filósofo ou rotulado de caquético esquizofrênico, que o façam seus leitores competentes ou analfabetos funcionais, respectivamente.

pedrocipoli 05/07/2018

O conteúdo em si é bastante curto (ainda que denso), com algumas dezenas de páginas explicando os graus de credibilidade e conhecimento da Poética, Retórica, Dialética e Lógica segundo os livros de Aristóteles. Está devidamente referenciado, incluindo fontes e autores que abordam este assunto.
Vale a pena? Sim. Não apenas para quem aprecia assuntos filosóficos, ms também para quem se interessa por conhecimento de uma forma geral.

Luiz 05/09/2021

Os 4 discursos por Olavo de Carvalho
Livro: Aristóteles em Nova Perspectiva: Introdução à Teoria dos Quatro Discursos
Autor: Olavo de Carvalho

"Meu problema, o único que no caso vinha ao caso, era saber se existia ou não uma unidade dos quatro discursos na lógica de Aristóteles e se dela podemos aproveitar alguma coisa para a nossa busca atual de um saber interdisciplinar."
(p. 13)

Olavo de Carvalho apresenta nesta obra a tese de que as diversas obras de Aristóteles, composto por uma Poética, Retórica, os Tópicos (ou Dialética) e os tratados de Lógica (Analítica 1 e 2) juntamente com com obras sobre a linguagem e o pensamento (Categorias e Da Interpretação), formam um conjunto que o autor, Olavo, irá chamar de Teoria dos Quatro Discursos, uma fragmento do pensamento de Aristóteles que não foi vislumbrado anteriormente por seus estudiosos.

"Possibilidade, verossimilhança, probabilidade razoável e certeza apodíctia  [...] a POÉTICA estuda os meios pelos quais o discurso poético abre à imaginação o reino do possível; a RETÓRICA, os meios pelos quais o discurso retórico induz a vontade do ouvinte a admitir uma crença; a DIALÉTICA, aqueles pelos quais o discurso dialético averigua a razoabilidade das crenças admitidas, e, finalmente, a LÓGICA  ou ANALÍTICA estuda os meios da demonstração apodíctica, ou certeza científica."
(p. 31)

Nesta perspectiva os quatro discursos não são somente uma forma de se chegar ao conhecimento verdadeiro, mas também uma forma de se pensar de um indivíduo, de uma cultura, de uma época... é a forma com que o saber e o conhecimento se constrói, enquanto que o não respeitar dessa gradação, ou o fixar em um único tipo de discurso, representam em si uma verdadeira desorganização dos conhecimentos produzidos por uma determinada sociedade. Cada tipo de discurso possui sua finalidade e se complementam mutuamente.

"A descrição do processo cognitivo, dado por Aristóteles, não é nada mais que a narrativa da passagem do conhecimento animal, ou puramente sensível, ao conhecimento racional ou puramente humano."
(p. 52)

"O sábio, no sentido aristotélico, não é aquele que se elevou ao céu das essências platônicas, mas aquele que, retornando das alturas, sabe ir reconhecendo, na variedade das coisas sensíveis que se lhe apresentam no espaço e no tempo, o princípio de unidade que nelas se insinua."
(p. 94)

Recomendo a leitura!!

Ailton.Santos 21/04/2017

Excelente
Livro curto no qual o professor com grande erudição analisa a obra de Aristótelese e traz à tona a teoria dos quatro discursos.

Saulo115 25/01/2021

Progressão...
"As quatro ciências do discurso são inseparáveis. Há nelas uma escala de credibilidade crescente que corresponde aos graus pelos quais o homem ascende das percepções sensíveis ao saber racional apodíctico, onde cada uma prepara o terreno para a seguinte."

Matheus.Cuglieri 07/02/2021

Genialidade e sarcasmo
Gostando dele ou não, não há como negar a percepção acurada e capacidade comunicativa de Olavo de Carvalho. Em uma obra introdutória sobre os quatro tipos de discursos (Poética, Retórica, Dialética e Lógica), o autor defende a teoria de uma "continuidade orgânica", sugerida por Aristóteles em seus capítulos. Além de breve resumo quanto a influência da obra aristotélica pelos séculos e elucidação de conceitos que circundam o tema, essa edição contem comentários a respeito das "farpas" trocadas com "consultor" de importante orgão de pesquisa nacional, garantia de boas risadas e do inevitável "o Olavo têm razão!"

Marcio527 20/10/2022

Interessante
Livro curto, mas direto, boa abordagem, didática simples, muito bom para quem quer se introduzir na obra de Aristóteles

Anderson 03/12/2022

O velho sábio
Em seu livro, apesar que curto, ele traz o conteúdo de forma pedagógica e elucidadora. Enquanto aluno nunca entendia, com clareza Aristóteles. Cheguei a faculdade de Arquivologia e nela tive algumas matérias relacionadas a Organização do Conhecimento que me apresentaram ao "Organon:Categorias", que fornece base para a lógica formal que temos. Porém eu nada entendia, o que até me afastou do tema tão interessante.
Porém com este livro eu realmente entendi um pouco mais sobre Aristóteles e sua organização dos quatro discursos.
De forma didática e simples Olavo nos explica a evolução natural dos discursos e como um depende do outro. Desenvolvendo em sua tese onde o discurso Poético (Imaginação), é a base para o desenvolvimento dos discursos Retórico (Persuasão), Dialético (Racional) e Lógico (Científico).
Com o passar do livro Olavo, faz um resgate histórico da influência de Aristóteles, define o que são os quatro discursos, descreve o nível de credibilidade que cada um deve ter. E por fim conclui comparando a teoria aristotélica com a platônica.
Apesar do Olavo de Carvalho não ser formado em filosofia ou pedagogia, ele consegue desempenhar um ótimo papel nessas funções. Acredito que o corporativismo em nossas instituições educacionais acaba afastando verdadeiros talentos.

Gleiceðð»ðª» 22/01/2023

O livro já fala "em nova perspectiva"
O livro relata uma nova perspectiva da Teoria dos Quatro Discursos de Aristóteles: Poética, Retórica, Analítica, Dialética.
O melhor é a avaliação deprimente do consultor demonstrando o quanto a sociedade brasileira ainda encontra-se as margens da intelectualidade crítica de textos teóricos.