Inferno

Inferno Max Hastings

Resenhas - Inferno

Fernando 21/02/2019

Não comece suas leituras sobre a WWII com ele
Um livro incrível e necessário para nunca se deixar apagar toda a dor, sofrimento e miséria que a Segunda Guerra Mundial causou no mundo todo. Um estudo sobre a ferida que deixou uma cicatriz eterna no planeta. Porem o livro não traz um panorama de fácil entendimento para quem começou a ler sobre o assunto agora, assim como eu. Acabei precisando buscar outras leituras e documentários para entender os movimentos gerais da guerra. Tambem percebi que em poucos tópicos houve um aprofundamento deixando algumas partes um tanto rasas. Mas creio que este livro como material de apoio para quem já conhece sobre o assunto deve ser ainda mais proveitoso.

Halfleggr 13/02/2019

Bem e mal?
O livro como base de informações referentes a Segunda Guerra Mundial é muito bom. O autor nos trás os acontecimentos em ordem cronológica e bem explicados, com detalhes e curiosidades. Os trechos e relatos de pessoas que viveram aquele período da peso maior ao livro, nos dá uma outra forma de compreensão.

Oposto a isso temos um autor que claramente puxa o saco dos aliados sem a menor vergonha disso. Sendo um historiador a sua opinião pessoal não deveria influenciar no seu trabalho, mas isso não é visto no livro. Existem mais relatos de soldados aliados do que do eixo e de mais civis que sofreram com o eixo do que com os aliados. Para ele o exército soviético estuprou mulheres, já os americanos tiveram cópulas semiconsentidas. Para ele, ingleses foram violentos com povos colonizados, mas os alemães foram mais. Pro autor é tudo uma questão de quem fez pior, de bem e mal, chegando ao ponto de chamar Churchill de "ser da luz". Não acho que indianos, egípcios, palestinos, achassem ele exatamente um anjo.

Não existe lado bom e mau, existem objetivos, existe política e no meio do caminho vidas. Assim é a guerra.

SILVIA 09/10/2016

Excelente!
Meus comentários estão no Blog e no YouTube:

site: http://reflexoeseangustias.com/2016/10/09/livro-inferno-o-mundo-em-guerra-1939-1945-de-max-hastings/

joabe.lins 19/07/2016

Uma narrativa bastante detalhada e impressionante

Andie 30/08/2015

Minha opinião
parece ser um bom livro espero ter a chance de lê-lo um dia...