Fumaça e Espelhos

Fumaça e Espelhos Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Fumaça e Espelhos

PuddingPop 18/12/2016

Entre fumaça e espelhos...
Fumaça & Espelhos é a reunião de contos que o titio Gaiman escreveu durante boa parte de sua produtiva carreira, a maioria, como ele mesmo comenta, sob encomenda, mas esse fato não tira o brilho dos textos, pelo contrário, parece que estimulou o rapaz sobremaneira, exemplo claro é o conto que ele escreveu para 20º aniversário da revista Penthouse - Procurando a Garota - um texto delicioso tendo a revista como pano de fundo. Mas, o que impressiona mesmo nesse apanhado literário é a capacidade do moço em escrever sob as mais variadas espécies, tipos e gêneros literários e temas, por mais obscuros que sejam: temos um texto de cartão de natal, temos inspirações em esculturas, temos poesia, temos fábula, temos sexo (oba!) e DST também, temos gatos, é claro!, temos um conto praticamente surreal!!, temos um conto inspirado no estilo do uruguaio Eduardo Galeano – fiquei surpreso com essa informação - e, obviamente, temos muita fantasia e inspirações literárias. Meus favoritos: O Lago dos Peixinhos Dourados; A Ponte do Troll; Mistério de Assassinatos (um conto dentro de outro); Gostos; Mudanças. Informação: dois contos dessa compilação viraram episódios na minissérie Likely Stories, que foi ao ar este ano no Reino Unido e conta com trilha sonora do genial #JarvisCocker
Trecho: “Então, veste a anquinha e o vestido, seios novos (altos e cônicos) apertados um contra o outro, anágua arrastando pelo chão, o que significa que Jo/e pode calçar o par de botas Doctor Martens de quarenta anos de idade por baixo da saia (nunca se sabe quando será preciso correr, andar ou chutar; e chinelos de seda definitivamente não cooperam). Uma peruca alta, de aparência empoada completa o visual. Em seguida, um borrifo de colônia. Então, a mão de Jo/e manuseia desajeitadamente a anágua, enfia um dedo entre as pernas (Jo/e não veste calcinhas, pretendendo uma autenticidade que as botas Doc Martens contradizem) e aplica a secreção como se fosse perfume atrás da orelha, talvez para dar sorte ou, quem sabe, seduzir.

site: https://www.instagram.com/puddingpop69/

Pri Gabarron 22/06/2016

Meu primeiro livro de Neil Gaiman foi O Oceano no Fim do Caminho, como gostei bastante e, por pesquisar sobre o estilo do autor e identificar nele minhas preferências, fui à procura de outros de seus títulos, mas esse não é um bom exemplo. Somente o último conto foi, digamos, interessante, os outros me pareceram rasos, esquisitos (não num bom sentido) e com conclusões que deixaram muito a desejar.

Suzane 11/01/2014

Não é o melhor do Gaiman...
Este é o quarto livro que leio do autor e posso dizer que, até o momento, prefiro os contos aos romances. Comparando com o “Coisas Frágeis”, “Fumaça e Espelhos” é bastante irregular e mais “R-Rated”. Há alguns contos que achei sensacionais e só por eles eu já recomendaria o livro: “O Presente de Casamento”, “O Preço”, “Cavalaria”, “Arremate por Atacado” e “O Lago dos Peixes Dourados e Outras Histórias”. Neste último, o mais interessante são as “outras histórias”: um escritor viaja para Los Angeles para negociar a adaptação de seu livro que trata de uma história fictícia envolvendo a Família Manson. A situação é tão hilária que claramente explica como a adaptação de alguns livros viraram o que viraram no cinema.
Bruno Oliveira 27/06/2014minha estante
Tem toda uma aura de adoração em torno do Gaiman que faz com que o livro seja considerado ótimo só por ser dele, por isso, gostei de sua avaliação. Irregular é uma palavra boa para defini-lo. O que eu não curti foi a falta de um estilo, de um cuidado com as palavras e com a maneira pela qual elas conduzem a narrativa. Gaiman é muito criativo, mas não escreve muito bem. Lembro que passei o livro todo querendo fazer apontamentos sobre como ele poderia ter melhorado certas coisas.

Michel 14/03/2012

Um dos melhores livros de contos que já li...
Consegui recupera-lo! Uhuuuuuuuuu!

Bora reler!

Jehssy Müller 19/12/2011

Destes contos todos, entendi e gostei de poucos. "O Presente de Casamento", por exemplo... quase cheguei a gostar.Mas não entendi o final.
"O Preço" me pareceu muito bobo, além de ter me lembrado muito de dois contos que li antes - de outros autores.
"A Ponte do Troll" foi o primeiro que, ao terminar de ler, pude dizer que gostei. É bastante interessante.
"Mudanças" me impactou consideravelmente por seu conteúdo e a maneira de abordá-lo, e de forma incrível, eu gostei...
"Apenas o Fim do Mundo Novamente" parece ter sido escrito pelo próprio Lovecraft. É ótimo!
"Arremate por Atacado", pelo menos para mim, foi o conto mais surpreendente. Também achei ótimo.
"O Varredor de Sonhos" é proporcionalmente curto e assustador. Curti.
"Partes Estrangeiras" é estranhamente bom. E o final é bem... ao estilo Gaiman mesmo...
"Sestina do Vampiro" me decepcionou muito, esperava bem mais dele.
"Camundongo" é bom. Para o que se propõe, é bom, sim. Mas me fez sentir nojo do Regan.
"Bolinhos de Bebê" me surpreendeu positivamente. A história é macabra, mas o é por uma boa causa.
"Mistérios de Assassinato" me impressionou muito. Não acredito em nada daquilo, mas é uma ideia incrivelmente bem estruturada. Chega a fazer certo sentido...
Mas meu conto predileto nesta coletanea é de longe "Neve, Vidro e Maçãs". Faz uma releitura tão invertida e tão sinistra do conto 'A Bela Adormecida', que primeiro eu imaginei: Minha infancia foi destruida... Mas ao longo do conto eu fui mudando de ideia até chegar à conclusão final: esse é o melhor da coletanea. Só para ele eu daria nota 5.

Robson Souza 31/08/2011

Primeira compilação de contos do Neil Gaiman
Este livro de contos é bem anterior ao "Coisas Frágeis". Nele estão reunidos contos e poesias publicados em diversos meios, desde o início da carreira de Neil Gaiman até o final dos anos 90. São 31 histórias fantásticas, tanto na qualidade, quanto no estilo literário, como reforça o subtítulo: "Contos e Ilusões".
A riquíssima imaginação do autor faz par com seu excelente texto e o resultado são histórias maravilhosas. Alguns dos contos estão como os melhores que eu já li, como é o caso de "Mudanças": um cientista descobre a cura do câncer e por tabela revoluciona o mundo sexualmente. Simplesmente brilhante! É o roteiro de um filme.
Outros a se destacar são "Apenas o Fim Do Mundo Novamente", uma história de lobisomen, "Neve, Vidro e Maçãs" com uma Branca de Neve vampira e "O Preço", que acabou virando uma graphic novel com outro conto, "A Filha Das Corujas".
Recomendadíssimo!

Mais em robsonbatt.blogspot.com

Nasa 25/08/2011

Fumaça e Espelhos
Não é novidade falar de Neil Gaiman e afirmar que ele é genial, que seus livros e contos são bons. Apesar das opiniões já formadas e do nome consagrado vou me ariscar a falar de um dos seus livros. Não minto, é o primeiro que leio. Mas já conhecia suas obras através de resenhas, comentários e de filmes como Stardust e Caroline.
Para lê-lo primeiro me livrei da impressão de que ele é bom e por isso você tem de gostar, segundo, ler e se divertir, sem deixar sua mente se transportar para a tela do cinema. Por quê?
Quando se vê o filme antes de ler o livro se tem a tendência a ficar com as imagens do filme e não as do livro. Pelo menos em alguns casos.
Comigo aconteceu isso ao ver e ler o “Senhor dos Anéis”… Mas isso é outra resenha, voltemos ao Neil, veja só, já fiquei intima. Então na última segunda-feira segurei na mão do Neil e deixei que ele me levasse pelo seu mundo.
O livro de contos “Fumaça e Espelhos – Contos e Ilusões” me surpreendeu logo no primeiro conto ele mexeu com minha cabeça do jeito certo, vários cliques foram acionados e comecei a entender parte da escrita do Neil.
Não vá pensando que é uma leitura fácil, você vai ter de pensar e fazer suas próprias conjecturas, ir além, ou junto com o personagem, ou simplesmente aceitar o que ele fez, e é.
Ri e chorei lendo a “Cavalaria” e “O Lago dos Peixes Dourados e Outras Historias”, me identifiquei, talvez porque tenho e tive o prazer de conviver com idosos. Há uma sensibilidade única nesses dois contos. Quase palpável inocente e simples. “O preço” me deixou inconformada, curiosa e pronta para mais, quando o conto chegou ao fim, remexi o livro me perguntando se haveria continuação, em minha opinião, merecia. “A Ponte do Troll” é um conto para ler e reler sem pressa e compreender, que a vida passa bem depressa e deve ser bem vivida. “A Rainha das Facas” me deixou pensando por muito tempo em como as relações humanas são delícias e complexas e tão fáceis de desaparecer. “A Filha das Corujas” me deixou com aquela frase na cabeça: Bem feito!
Estou falando dos contos que mais gostei, ok? Nessa lista incluo ainda “Procurando a Garota”, esse tipo de visão todo artista tem, mas geralmente mantemos em segredo porque se revelarmos ninguém vai acreditar. “Arremate por Atacado” eu li pela primeira vez sabendo o final, porque de um modo extremamente cruel conheço a maldade humana. (estou rindo dessa sentença). “Apenas o Fim do Mundo Novamente” é uma historia de lobisomem como poucas que se vê por ai. Tem a dose certa de violência e fantasia exatas para misturar a realidade com o brilho da lua sobre o mar. “O Varredor de Sonhos”, “ A Sestina do Vampiro” é poético. O “Camundongo”, olha eu já passei por algo semelhante e me identifiquei demais com o assunto, matar não está na minha natureza, pelo menos por enquanto. “Gostos” é surpreendente, mas se você estiver atento vai perceber que é possível roubar as lembranças alheias e com elas se deleitar. “Bolinhos de Bebê” é assustador e tão real que precisamos de um tempo para compreender, que o escritor apenas brincou com a realidade e nos fez vê-la por outra ótica. O último conto, bem poderia ser a historia real de um conto de fadas. Fico me perguntando se os irmãos Grimm concordariam com essa versão para adultos.
Foi uma boa experiência, em dados momentos me lembrei do fascínio que Stephen King consegue jogar sobre quem lê seus textos. Neil Gaiman fez o mesmo, conseguiu unir a fantasia, terror e a realidade com sutileza. Já coloquei na minha lista de compras “Sandman” e “Stardust”, quero ler o que vi e tirar minhas próprias conclusões.
#EuVejoLivros -Beijos Mordidos

Tito 25/04/2011

Um livro de sombras, engenhosas peças que confundem na medida em que revelam.
su fern@ndes 26/04/2011minha estante
e eu...CURTI! :P

Janus 20/02/2011

Em curtas e similares palavras. Esse livro é foda ....
Não tinha lido tal obra do Gaiman, tão diversa e profunda ao mesmo tempo.
Alguns contos são extremamente sensuais e levam até mesmo á alguma extase sexual.
Outros trazem a tona, lendas e fabulas que acrditavamos ter esquecido á muito.
Três contos que recomendo, o 1º o penultimo e ultimo.

Márcia Regina 05/02/2011

Fumaça e espelhos, de Neil Gaiman

Prendeu desde o comecinho. A introdução (isso que geralmente não tenho paciência com introduções de livros) é diferente e desperta de imediato o interesse do leitor . E o conto logo a seguir, "Cavalaria", achei tão doce. Desconfio que a Sra. Whitaker, com aquele jeito sábio de quem sabe o que combina e o que não combina com a própria vida, vai ficar na galeria de meus personagens prediletos.
Talvez por minha mãe estar velhinha, talvez por carência, sei lá, mas senti a história toda de uma meiguice ímpar.
"A ponte do Troll" é dez. O final é o esperado, claro, mas a história tem umas cutucadas que merecem releitura.
E “Bolinhos de bebê”, penso que o mais conhecido, é aquele soco no estômago que, pelo menos por alguns momentos, nos tira do transe e lembra que somos humanos.

cid 10/03/2011minha estante
Fiquei superinteressada no livro. Gostei da sua resenha e eu adoro contos.

Vinicius ! S. R 12/01/2011

Incrível
Sou suspeito em falar sobre Neil Gaiman, já que acho tudo que ele escreve ótimo, mas esse livro em alguns contos realmente me supreenderam... diferentemente de coisas frágeis ele é mais adulto, talvez essa seja a palavra.. talvez... sombrio...
alguns contos são de dificil compreenção caso n tenhamos conehcimento prévio de outros autores ou histórias... mas alguns são simplesmente magnificos... como o criativo "arremate por atacado" e "partes estrangeiras" e o filosófico "mistérios de assassinato" onde, ao contrário do que o título indica é um conto sobre metáfisica e teologia, sem falar os contos que são inversões de contos de fadas... como "neve,vidro e maças"... recomendo esse livro para todos que gostam de contos de fadas, terror, suspense, mas principalmente para todos que gostam disso juntamente com realismo, que ao meu ver é a principal caracteristica de Gaiman.

f lo rencio 21/09/2010

Bom livro
Um livro narrado tão bem que quase acreditamos estarmos convivendo com lobisomens, anjos, demônios e todo tipo de seres e acontecimentos fantásticos.

O último conto é bem original: uma história policial ambientada no céu da igreja cristã, onde tem anjos, arcanjos etc.

Elu 19/06/2009

Começando o livro ele cita Lewis Carrol. Já é um motivo bárbaro para achar que o livro tem mágica e que pode ser muito bom. Aí ele fala uma verdade que a gente nem percebe - "espelhos mostram, na realidade, o que alguém quer que você veja" ou "o que está refletido depende de quem está lendo". Depois ele fala algo que eu acho completamente crível: as coisas nascem de um jeito e terminam do jeito delas, não do jeito que planejamos (ele fala isso em vários parágrafos e com outras palavras mas eu resumi assim).
São contos perfeitos, que só a imaginação de Gaiman justifica.
Carlos Patricio 06/09/2016minha estante
"perfeitos" = 3 estrelas? :( rs

Camila_Andrade 18/05/2009

Se tudo der certo, você ficará assustado. :)
Tito 25/04/2011minha estante
Gostei disso.