Fumaça e Espelhos

Neil Gaiman

Resenhas - Fumaça e Espelhos

Gabrielle.Ecks 14/03/2021

Sonhos de Neil Gaiman
O livro reúne diversos contos do autor, que é conhecido pela forma como brinca com mitos, realidades e sonhos. Alguns contos possuem o humor do absurdo; outros são confusos, sem ordem uma linha do tempo linear; outros são mais macabros. Eu gostei bastante da leitura que fiz para discutir com o grupo de leituras do Neil Gaiman que faço parte. Um conto nunca é só um conto.

Elu 19/06/2009

Começando o livro ele cita Lewis Carrol. Já é um motivo bárbaro para achar que o livro tem mágica e que pode ser muito bom. Aí ele fala uma verdade que a gente nem percebe - "espelhos mostram, na realidade, o que alguém quer que você veja" ou "o que está refletido depende de quem está lendo". Depois ele fala algo que eu acho completamente crível: as coisas nascem de um jeito e terminam do jeito delas, não do jeito que planejamos (ele fala isso em vários parágrafos e com outras palavras mas eu resumi assim).
São contos perfeitos, que só a imaginação de Gaiman justifica.
Carlos Patricio 06/09/2016minha estante
"perfeitos" = 3 estrelas? :( rs

Camila_Andrade 18/05/2009

Se tudo der certo, você ficará assustado. :)
Tito 25/04/2011minha estante
Gostei disso.

tati.ANNa 13/05/2020

Em cada conto, Neil Gaiman me mostrou um aspecto diferente de sua escrita que não tinha visto antes (ou talvez não tivesse prestado tanto atenção até agora) e alguns até mesmo me surpreenderam.

Alguns contos o fazem refletir, outros você apenas tenta entender o que te fez sentir.
Desejei mais de uma vez que alguns fossem um romance completo.

Já considerava Neil Gaiman um dos meus escritores favoritos, mesmo ainda não tedo lido muitos de seus livros, lendo Fumaça e Espelhos não tenho dúvidas de que continuará sendo assim.

Marjorie.Barticiotto 25/07/2021

Como sempre, Neil arrasa! Adorei os contos, dei uma enrolada, pq sou assim msm com contos, mas gostei de cada um deles, dos mais curtos aos mais extensos. Indico!

Luis.Gengibre 14/03/2021

Neil Gaiman de todos os jeitos
É encantador pegar este livro pela segunda vez e poder terminá-lo ao mesmo tempo acompanhando os avanços, curiosidades e percepções do clubinho de leitura que tive a honra de participar. Se estes foram alguns contos no inicio da carreia de Neil só tenho a dizer que desde sempre foi muito garantido seu sucesso. O autor habita diversos gêneros, mesclando-os de formas, talvez, nunca antes vistas, com pitadas únicas que são a cereja do bolo de seu estilo.
Super recomendo tdas as obras do autor, e essa entra no catalogo como uma de minhas favoritas no quesito contos e Neil Gaiman.

Klinef 14/06/2022

Eu adorei, esse livro reúne contos do autor que eu não sabia que existiam, foi muito legal e interessante ler os contos.

Vinicius ! S. R 12/01/2011

Incrível
Sou suspeito em falar sobre Neil Gaiman, já que acho tudo que ele escreve ótimo, mas esse livro em alguns contos realmente me supreenderam... diferentemente de coisas frágeis ele é mais adulto, talvez essa seja a palavra.. talvez... sombrio...
alguns contos são de dificil compreenção caso n tenhamos conehcimento prévio de outros autores ou histórias... mas alguns são simplesmente magnificos... como o criativo "arremate por atacado" e "partes estrangeiras" e o filosófico "mistérios de assassinato" onde, ao contrário do que o título indica é um conto sobre metáfisica e teologia, sem falar os contos que são inversões de contos de fadas... como "neve,vidro e maças"... recomendo esse livro para todos que gostam de contos de fadas, terror, suspense, mas principalmente para todos que gostam disso juntamente com realismo, que ao meu ver é a principal caracteristica de Gaiman.

Tito 25/04/2011

Um livro de sombras, engenhosas peças que confundem na medida em que revelam.
su fern@ndes 26/04/2011minha estante
e eu...CURTI! :P

capitu 29/08/2022

O livro traz diversos contos do autor, cada um com um tema, algumas histórias me prenderam bastante, outras nem tanto.

Jules 14/11/2021

Leitura de contos aprazível
Nesse livro, Gaiman reúne todos os seus contos escritos para determinadas demandas ou divertimento próprio.
O autor brinca com a nossa imaginação de um jeito muito próprio e com muita destreza no que escreve. Cada conto é um mergulho em uma parede de fumaça e espelhos, que nos imerge ao mudo de criação dele.
****
Alguns contos realmente prenderam a minha atenção outros não foram tão interessantes para mim. Porém falo com uma percepção totalmente pessoal, gosto especialmente dos contos mais macabros e daqueles que flertam com o absurdo.

Jehssy Müller 19/12/2011

Destes contos todos, entendi e gostei de poucos. "O Presente de Casamento", por exemplo... quase cheguei a gostar.Mas não entendi o final.
"O Preço" me pareceu muito bobo, além de ter me lembrado muito de dois contos que li antes - de outros autores.
"A Ponte do Troll" foi o primeiro que, ao terminar de ler, pude dizer que gostei. É bastante interessante.
"Mudanças" me impactou consideravelmente por seu conteúdo e a maneira de abordá-lo, e de forma incrível, eu gostei...
"Apenas o Fim do Mundo Novamente" parece ter sido escrito pelo próprio Lovecraft. É ótimo!
"Arremate por Atacado", pelo menos para mim, foi o conto mais surpreendente. Também achei ótimo.
"O Varredor de Sonhos" é proporcionalmente curto e assustador. Curti.
"Partes Estrangeiras" é estranhamente bom. E o final é bem... ao estilo Gaiman mesmo...
"Sestina do Vampiro" me decepcionou muito, esperava bem mais dele.
"Camundongo" é bom. Para o que se propõe, é bom, sim. Mas me fez sentir nojo do Regan.
"Bolinhos de Bebê" me surpreendeu positivamente. A história é macabra, mas o é por uma boa causa.
"Mistérios de Assassinato" me impressionou muito. Não acredito em nada daquilo, mas é uma ideia incrivelmente bem estruturada. Chega a fazer certo sentido...
Mas meu conto predileto nesta coletanea é de longe "Neve, Vidro e Maçãs". Faz uma releitura tão invertida e tão sinistra do conto 'A Bela Adormecida', que primeiro eu imaginei: Minha infancia foi destruida... Mas ao longo do conto eu fui mudando de ideia até chegar à conclusão final: esse é o melhor da coletanea. Só para ele eu daria nota 5.

PuddingPop 18/12/2016

Entre fumaça e espelhos...
Fumaça & Espelhos é a reunião de contos que o titio Gaiman escreveu durante boa parte de sua produtiva carreira, a maioria, como ele mesmo comenta, sob encomenda, mas esse fato não tira o brilho dos textos, pelo contrário, parece que estimulou o rapaz sobremaneira, exemplo claro é o conto que ele escreveu para 20º aniversário da revista Penthouse - Procurando a Garota - um texto delicioso tendo a revista como pano de fundo. Mas, o que impressiona mesmo nesse apanhado literário é a capacidade do moço em escrever sob as mais variadas espécies, tipos e gêneros literários e temas, por mais obscuros que sejam: temos um texto de cartão de natal, temos inspirações em esculturas, temos poesia, temos fábula, temos sexo (oba!) e DST também, temos gatos, é claro!, temos um conto praticamente surreal!!, temos um conto inspirado no estilo do uruguaio Eduardo Galeano – fiquei surpreso com essa informação - e, obviamente, temos muita fantasia e inspirações literárias. Meus favoritos: O Lago dos Peixinhos Dourados; A Ponte do Troll; Mistério de Assassinatos (um conto dentro de outro); Gostos; Mudanças. Informação: dois contos dessa compilação viraram episódios na minissérie Likely Stories, que foi ao ar este ano no Reino Unido e conta com trilha sonora do genial #JarvisCocker
Trecho: “Então, veste a anquinha e o vestido, seios novos (altos e cônicos) apertados um contra o outro, anágua arrastando pelo chão, o que significa que Jo/e pode calçar o par de botas Doctor Martens de quarenta anos de idade por baixo da saia (nunca se sabe quando será preciso correr, andar ou chutar; e chinelos de seda definitivamente não cooperam). Uma peruca alta, de aparência empoada completa o visual. Em seguida, um borrifo de colônia. Então, a mão de Jo/e manuseia desajeitadamente a anágua, enfia um dedo entre as pernas (Jo/e não veste calcinhas, pretendendo uma autenticidade que as botas Doc Martens contradizem) e aplica a secreção como se fosse perfume atrás da orelha, talvez para dar sorte ou, quem sabe, seduzir.

site: https://www.instagram.com/puddingpop69/

Isadora 06/03/2017

Apenas 5 contos me agradaram
Uma coletânea com 31 contos onde apenas 5 se salvam não pode ser considerada excelente por mim.

Achei a maioria das histórias ruim. Algumas eu nem consegui entender.

As que se salvaram e eu realmente gostei foram essas:

O presente de casamento
Cavalaria