Cervejas, Brejas & Birras

Cervejas, Brejas & Birras Mauricio Beltramelli

Resenhas - Cervejas, Brejas & Birras

Joao366 31/12/2012

O inicio do "Cervejês"!
Para as pessoas acostumadas com as "tipo pilsen" e as "american standard lager" e que querem aprender mais sobre cerveja, esse é um livro recomendado. Através de suas páginas, Mauricio Beltramelli, vai desenvolvendo o assunto cerveja de forma muito apta, e sem se tornar um "Cervochato".

De forma simples, didática, na linha da série "para Dummies", Marcelo começa falando da história da cerveja, e assim segue com "Mitos e Verdades", "Escolas cervejeiras", "Estilos", "Degustação", "Cervejas no Brasil" e por fim, mas não menos importante, "Viagens e Cerveja" (que inclusive me levou a Campos do Jordão, e sua Baden Baden). Nesse caso, se pudesse opinar, em futuras edições deslocaria a parte de "Mitos e Verdades" para depois de "Degustação", me fez mais sentido ao final do livro; também colocaria a história da "Cerveja no Brasil" após "Escolas Cervejeiras".

Voltando ao assunto - Cerveja - o livro traz ao leitor uma quantidade significativa de informação (vale destacar também a diagramação e as fotografias) sobre a Cultura Cervejeira, sem se tornar enfadonho, ou técnico demais, estimulando o "bebedor" acostumado com as "tipo pilsen" conhecidas a explorar um "novo-velho" mundo das cervejas artesanais, importadas e boas, muito boas. Trazendo termos como "creme" e "aftertaste" o livro consegue dividir e estimular experiências sobre cerveja, em um outro nível, mais profundo.

Não é um livro que se propõe a formar novos experts em cerveja, mas de fato, é muito competente em sua "beer evangelização".

Recomendo o site Brejas (www.brejas.com.br) para aqueles que se interessarem mais pelo assunto e por dividir opiniões. Infelizmente, ainda não posso recomendar o Bar Brejas (do autor) pois ainda não estive lá, mas pela qualidade do livro, promete.

Quando estiver por lá, estarei, certamente com o meu "cervejês" mais apurado e graças ao "Cervejas, Brejas e Birras".

Boa bebedeir.. opa, Boa Leitura! =]

Paulo Silas 11/01/2015

O livro cumpre com aquilo que propõe: um excelente guia sobre a cerveja!

Iniciando com todo o apanhado histórico deste maravilhoso alimento (dentro do contexto no qual a cerveja era tida como alimento e não meramente uma bebida), quando além de o autor traçar uma das mais prováveis histórias do surgimento da cerveja, discorre ainda com profundidade sobre as quatro escolas cervejeiras (alemã, franco-belga, britânica e americana), o livro vai a fundo no assunto das brejas.
Vários mitos são destruídos, sejam aqueles cujo engodo já é notório, mas ainda assim insistem em perdurar na conversas de bar, sejam aqueles cuja desmitificação causam surpresa. Deste modo, são elencados como mitos a tal da "pança de cerveja", a suposta diferenciação que explicaria a diferença entre o chopp e a cerveja, a influência da água utilizada na fabricação da cerveja, a nossa "pilsen" e vários outros. Elucidativo, portanto.

Há ainda um breve discorrer sobre os estilos de cervejas (sendo apenas ale, lager e alambic figurantes como "gênero", enquanto todas as demais se tratam de "espécies"), quando em tal capítulo os mais diferentes tipos desta bebida são classificados. A exposição não é muito profunda, limitando-se a uma concisa conceituação sobre a definição de cada tipo de cerveja exposta.

O autor ainda demonstra sobre de que modo é feita a degustação das cervejas, explanando sobre a escolha mais adequada, avaliação, temperatura e afins. Não que se tratem de regras religiosas a serem seguidas, mas não deixam de ser valiosas dicas.

Diversas marcas de cervejas, além de lugares que servem como indicações para visitas, são sugeridas ao leitor, de modo que opções (cervejas, marcas, bares e cervejarias) são o que não faltam.

Não se trata de um guia definitivo ou de uma bíblia da cerveja. Nada muito iniciante nem muito profissional. É um livro para todos, sejam novatos na arte da degustação, sejam mais experientes. É um guia. Prático, acessível e cativante.

Recomendo!

Galahad 14/03/2018

Princípio.
Pena ter lido ele somente agora depois de bastante tempo do lançamento.
Bem envolvente, dinâmico e muito bom conteúdo. Um ótimo começo pra quem esta interessando em apreender mais sobre cervejas.
Sem muita ?giria? cervejaria, bem fácil de entender tudo e ótimas dicas pra apareciar ainda mais sua Breja. O Princpio para a leitura cervejeira....