Mulheres

Mulheres Charles Bukowski

Resenhas - Mulheres

Ana Ramos 08/09/2023

Chocando os inchocáveis.
Primeiro livro do velho Buk que eu torci pra acabar rápido, só mulher e mulher e não fui enganada né? Está no titulo que seria isso mesmo, e tudo relacionamento pra lá de tóxico. o Cara é um ferrado, alcoólatra, mulherengo, cafajeste e não é segredo, está tudo escrito nos livros dele, ele não esconde nada de ninguém. Mesmo assim tem sempre uma fila de doida disposta a dar pra ele. Vejo sempre feministas detonando o cara, mas como defender as minas que correm atrás disso? Isso é masoquismo com falta de amor próprio. Nesse livro vc repensa ate não ler mais Bukowski, a vida degenerada do cara nessa mistura louca de relacionamentos. Num certo ponto até ele é capaz de fazer uma autocritica do quão ele é lixoso e babaca com as mulheres que ele usa. Sai desse livro refletindo certas questões sobre a literatura, a importância do escritor e a vibe que se forma sobre certos tipos e livros. Mas é onda passageira pois a gente fica é meio chocado com a vida do cara que preencheu seu vazio existencial totalmente com cigarro, sexo e álcool.

ladylazarusplath 13/08/2023

Mulheres
Que decepção! Confesso que estava tão ansiosa para ler este livro. Henry Chinaski, o protagonista, é a personificação daqueles velhos tarados. É revoltante a forma como ele compara mulheres a animais, em diversas passagens ele as chama de "vaca", "cadela"... enfim, totalmente nojento.

Seus pensamentos são um poço de escrotice e misoginia. Chinaski não possuía um pingo de responsabilidade afetiva, ou seja, mesmo estando em um relacionamento com uma mulher, ele largava tudo para ter relações sexuais com outra.

Entretanto, achei interessante estar dentro de uma mente masculina e descobrir o que a tal pensa sobre as mulheres. Existe no mundo muitos homens como Henry Chinaski.

Curti muito a escrita do velho Buk, adorei a forma simplória e crua que ele apresenta a vida retratada em seu livro. Pretendo ler outros livros dele.

DevidH 09/08/2023

Uma aventura repetitiva
Neste livro Bukowski retorna com o seu personagem Henry Chinaski, mantendo o humor ácido e politicamente incorreto recorrente em suas obras.

A história é bastante repetitiva, basicamente consiste dos encontros do protagonista com mulheres que aparecem querendo transar com ele sem qualquer motivo aparente e depois somem. As bebedeiras, a ressaca e as brochadas do personagem dão um tom cansativo ao leitor.

Apesar disso, na metade do livro o enredo fica menos entediante com passagens reflexivas e comentários tão absurdos capaz de fazer o leitor finalmente sentir algo de verdade.

Mesmo para uma leitura despretensiosa pode ser uma experiência exaustiva.

Rafael1474 08/07/2023

Ficção é a vida melhorada?
Bukowski me colocou numa situação muito delicada aqui. Me fez gostar de suas histórias, de seu modo de pensar, mas não falo isso com nenhum orgulho.
Em Mulheres, temos o puro suco do autor: narrativas com visões distorcidas e conturbadas de uma coisa bem simples (ou não) da vida: relacionar-se.
Na pele de Henry Chinaski, o cinquentão escritor, o mais safado que você poderia conhecer, tem a oportuniade de ficar com todas as mulheres que deseja e também as que não deseja, e através disso, vai vivendo a sua vida.
Chinaski não consegue viver sozinho. Ele precisa de uma mulher. E ele sempre consegue. Através de um telefonema ou uma carta, inicia sua história com elas.
Um bar, uma noite, um vinho, e depois, o desgosto de estar vivo e o existencialismo puro nas coisas mais banais de seu cotidiano. E assim, o ciclo se repete. Conhece uma mulher, se embebeda, se relaciona com ela, e continua sua vida como se nada.
Isso aqui não é um romance comum. Não é uma história de amor. E por isso a narrativa me colocou numa realidade, a vida, da forma mais brutal e honesta possível - como em todos os textos de Charles.
Muita safadeza, narrativas escancaradas do que é o sexo e o que é deitar-se com alguém.
Volto a dizer; o ciclo se repete: conhecer alguém, conhecer outro alguém, conhecer mais um outro alguém, e no fim, não estabelecer uma relação fixa com nenhuma. Afinal... a vida é assim, não? Talvez para alguns muitos, ou não para outros, mas definitivamente deve ter sido para o Bukowski.
Mas como isso acaba? Essas tantas mulheres, tanta "safadeza", tantas relações, bebedeira, vergonha de estar vivo. Como esse ciclo se finaliza?
Bom, como um simples bichano que te observa na varanda, te olha e pensa "ele é um cara legal", e talvez você seja mesmo, apesar de ouvir tantas vezes que é um babaca, e as vezes acreditar nisso. Você alimenta o gato com uma lata de sardinha. Porque você no fim das contas, é um cara legal.

Giovana774 21/05/2023

Definitivamente eu não sou o público alvo para essa leitura, mas foi interessante observar o ponto de vista de um homem em relação a nós, mulheres - o que não me surpreende nem um pouco o poço de misoginia crua desse livro. entendo o conceito, mas definitivamente não é para mim.

GiGi181 11/04/2023

Não é nem de longe uma obra para todos os públicos e muito menos para todos os leitores. Deve ser olhada de um prisma diferente, de uma época que não era exatamente errado utilizar certos termos ou expressões ou objetificar as pessoas.
A escrita do Buk é crua, no sentido de não ter filtros e não medir palavras, doa a quem doer. Pode não ser linear, mas nesse livro em específico não é confusa.
Oscila em nos fazer questionar: este é mesmo ele ou um personagem criado como armadura? Nunca vamos saber a resposta, mas isso não tira o brilhantismo de escrever algo tão escracho em um momento onde tudo era conservador e rígido.

Nai 23/03/2023

Homens
Meu primeiro contato com o autor foi quando mais jovem com um livro de crônicas e fiquei encantada com a escrita direta, sincera, explicita e cheia de sentimento de Bukowski, mas demorei para realmente encarar um romance do autor. Chegou o dia que li o primeiro e acho que preferiria não ter começado a por esse romance kkkk

Um dica que devo levar para a vida é tentar ler livros mais antigos colocando de lado um pouco do ser “politico” que sou hoje, dá muita ruim você ler algo do passado com as lentes do presente. No inicio do livro eu estava gostando muito, mas a cada pagina que passava eu so tinha um sentimento: Chinaski e um imbecil, interssante em partes mas ainda sim um imbecil que odeia mulheres. E esse foi o meu maior incomodo, além é claro de varias partes problematicas que podem se interpretadas de varias passagens do livro.

Entendo que Bukowski gosta de corridas, mas precisa incluir detalhes sobre ? (em outro livro de crônicas dele eu abandonei porque não aguentava mais saber sobre o tema)

Ainda gosto da escrita do autor ela é simples mas carregada de sensações, muitos dialogos eu achei interessantes e eu ri bastante, gosto das ironias e tiradas que ele dá, bem como as partes que ele sabe a pessoa miseravel que é (e isso é muito interessante). Pretendo ler outros romances para tirar o sabor meio amargo que esse deixou.

mauriloamml 21/03/2023

Livro bem maçante
Seguindo o hype em torno do autor, decidi ler esse livro. Realmente não entendi qual o mistério, não tem nem história! É só uma sequência de bebe, vomita, fuma, fode, dorme... Chega um ponto na leitura que vc nem sabe mais qual é a mulher que está dormindo com ele.

MortigannaDriver 27/02/2023

As mulheres de Buk...
Eu já tinha lido algumas frases de Buk sobre o amor e outras coisas, eu me identifiquei e fiquei bem curiosa e com vontade de ler algum livro dele. quando fui no Sebo escolhi "Mulheres", e descobri que ele definitivamente não é o tipo de livro que eu gosto de ler, mas de certa forma eu gostei.
Claro, tem suas problemáticas, porém você sente a melancólica e a solidão do Hank, e até se identifica um pouco com algumas coisas que ele fala.

Quero ler mais obras do Bukowski, e vai ser um desafio! Mas é sempre bom inovar os gostos literários um pouquinho.

"- Mas, Hank, não esqueça o que você me falou sobre as suas mulheres.
-Que foi que eu falei?
-Você disse: "Elas sempre voltam".

Tarciane.Farias 22/02/2023

O livro é muito bom a estória desse escritor cheio de dilemas e problemas com álcool e em suas relações nos faz refletir o quanto esse tipo de homem é tão presente nos dias atuais.

Pedro Medeiros 19/02/2023

Muito interessante
De escrita leve e desleixada, Bukowski deixa toda sua arte por conta do cotidiano. Um livro que não apresenta mensagens maiores, ou ideias nas entrelinhas. Uma leitura de passatempo, que certamente cumpre bem seu papel. Ótimo para períodos de ressaca literária.

site: https://amzn.to/3Z2fA01

Lays19 25/01/2023

cansativo
Não terminei de ler ele todo. Li 200/300. Achei que depois da decepção de Pulp, acharia algo melhor de Bukowski, mas o livro é um tanto repetitivo nas suas histórias. Chinaski é um escritor não muito conhecido, mas faz razoável sucesso, ele mesmo não crendo merecer maior parte desse sucesso. Bebe e fuma a cada parágrafo e transa com suas fãs que magicamente caem do céu aos seus pés, uma atrás da outra, às vezes ao mesmo tempo. Embora alguns digam que ele tem o seu tom underground e das ruas, fala na lata, não achei nada de mais ou original em meio a isso tudo. Pode ter sido por falta de identificação, mas o livro não me causou a menor emoção. Muito se fala a respeito de Bukowski, mas nada é realmente dito em meio a tanta baboseira.
mauriloamml 21/03/2023minha estante
Vc resumiu perfeitamente. O livro é bem repetitivo. Não sei o que chama tanto a atenção nessa sequência de bebê, vomita, fuma, fode e dorme...