Mulheres

Mulheres Charles Bukowski

Resenhas - Mulheres

Ka Castoldi 02/03/2013

Quem lê um Bukowski esperando pornografia, definitivamente não lê Bukowski.
Henry Chinaski é um escritor, cinquentão e alcoólatra. Que "de alguma forma misteriosa" consegue conquistar mulheres vinte ou trinta anos mais jovens, belíssimas.
Na verdade, não tem mistério nenhum. Henry é um cafajeste. Mas possui uma qualidade cada vez mais rara, nas pessoas em geral e nos homens em particular: honestidade. Não, não é um contrassenso. Hank não ilude com amor, com promessas, não alimenta falsos sonhos e expressa sempre o que sente. Seja isso bom ou ruim. Pra algumas pessoas é difícil entender que a realidade cinza seja mais bonita que uma fantasia colorida.
A escrita do velho Buk é crua, direta, sem metáforas. Encontrei, quanto muito, uma frase metafórica e que seria considerada poética. Por isso, se você gosta de Nicholas Sparks, Bukowski não é para você.
O velho safado escreve a poesia da realidade. Da sua realidade. Triste, melancólica. Só quem já sentiu necessidade de se preencher com algo entende o que está nas entrelinhas. A diferença é que quem buscou se preencher com fantasia vai se chocar com Bukowski, que preenche seu vazio com realidade: sexo e álcool.
É uma experiência interessante deixar que as pessoas saibam que você está lendo um livro do Bukowski e deixar que elas abram em um trecho aleatório. Muito provavelmente vai falar de sexo sem a menor cerimônia. É um ótimo filtro de moralismos. Porque o que você faz não pode ser falado?
É essa a mágica de Bukowski: ele não se esconde. Bukowski se desnuda aos leitores, em todos os sentidos.
JoaoLeal 25/10/2015minha estante
É perfeitamente isso, caríssima Ka Castoldi. A maior parte das pessoas que me pegaram lendo essa obra me julgaram junto com ela. Principalmente os (i)moralistas e politicamente (in)corretos. Ou o mundo está cheio de sujeitos assexuados?
Gostei do seu comentário, pois nem levei em consideração que o quesito "honestidade" do personagem principal fosse o motivo de alcançar tantas mulheres. E vejo que realmente faz todo o sentido.
Em poucas palavras descreveu toda sensação de ler esta distinta obra. Parabéns!

hugofreitas 28/12/2015minha estante
Gostei, porém confesso que a leitura se tornou um pouco cansativo pouco depois da metade do livro. Não entrava na minha cabeça como ele conseguia foder tantas mulheres, sendo velho, fodido e feio.
Exageros. A história se repetiu em todas as mulheres. Muito palavrão, pornografia e fodelância. No fim, Chinaski sempre estava só e insatisfeito.
Mas é o estilo do Bukowski e eu respeito.

Márcio 26/04/2017minha estante
Ótima descrição! Acho que o no início do enredo Bokowski começou muito bem, motivando a leitura com boa contextualização de Chinaski, porém durante o meio do romance se tornou monótono entre suas boemias, mas que no final revela suas reflexões interessantes acerca do que se tornara durante seus devaneios. Caiu a ficha de seu sucesso com as mulheres qndo relatou sobre a honestidade do personagem, contudo mais que isso ele é autêntico e sincero, qualidades estas que são difíceis de notar nas pessoas em geral.

Rosy 08/05/2018minha estante
Resenha perfeita! A melhor descrição de Bukowsk!! Parabéns.

Azaxul 19/08/2019minha estante
Quer honestidade, então que tal largar os livros e internet e cuidar do fogão e trazer minha pizza?

Heli Cabral 09/03/2020minha estante
Perfeito!!!

Paulo.Sakumoto 03/06/2020minha estante
Não é só sinceridade. Há alma genuína, o que sempre será um atrativo.

Neminha.Rodrigues 29/11/2020minha estante
O que mais gostei no livro foi a mensagem que o autor transmitiu e o que menos me agradou foi a forma como escreve

Marcelo.Alencar 21/03/2021minha estante
tava querendo traduzir tantas coisas de quem leu Bukowski pela primeira vez. Achei nesse comentário. Valeu Há nessa obra ( pois só li ela) muito mais que mulheres, drogas e álcool. Não me chocou, eu adulto. Mas senti que ele tava me querendo dizer algo muito maior que o que eu estava lendo. Livraço

Vinicius.Duarte 11/11/2021minha estante
Mandou na resenha, assino em baixo!

Fernando 17/02/2023minha estante
Cirúrgica no seu texto, parabéns pela ótima escrita.

Tori. 05/09/2012

não me matem.
Estranho de mais.
Peguei o livro já sabendo que a putaria ia estar solta, e, na verdade, isso não me incomodou. É Bukowski, já é de se esperar muito alcool e muitas mulheres.
É disso que se trata, é essa rotina com dezenas de mulheres diferentes. Não é uma história que me prendeu pelo enredo, e sim pelo desespero. A única coisa que eu queria, durante a leitura, era entrar no livro e dar um tapa na cara do protagonista, pra ver se ele acordava.
Desculpa, adoradores de Bukowski, mas esse foi o pior livro que li dele.

ps: duas estrelas pelos quotes interessantes durante a leitura.
Wellington Ferreira 10/03/2013minha estante
Gostei do seu comentário. Você resumiu o livro nesta frase: "O meu problema com o livro é que ele me deixou angustiada, entrei na vida de Chinasky e a única coisa que eu queria era sair logo dela. Seu dia-a-dia se resumia em: beber, beber, beber, apostar nas corridas de cavalo, ir pegar uma mulher no aeroporto, tentar foder com ela, não conseguir gozar por estar muito bêbado, dormir, acordar no dia seguinte, vomitar no banheiro, transar direito com a mulher. Fim."

Parabéns!

Leandro.Duarte 28/05/2015minha estante
se vc queria um livro com um bonitão cheio da grana que da de tudo pra mulher e faz ela escrava sexual e ela gosta milha filha vai ler 50 tons de cinza e não enche hank é pra quem entende

André Paião 13/02/2017minha estante
Já parou pra pensar que é realmente para você absorver quão ruim é a vida do Chinaski, coisa que de fato você fez? Ler um livro e compartilhar sua miséria é algo que eu poderia chamar de sucesso por parte do autor. A única coisa que acho importante citar é que alguns que leem são tão fodidos quanto o personagem, de maneira mais próximas, mas parece ainda melhor sabermos que conseguimos absorver isso mesmo com realidade distantes, como você, aparentemente, e mesmo eu. O Bukowski é um cara que tenta falar direto com as pessoas, esperar uma coisa diferente disso é motivo pra não ler mesmo. Ou, quem sabe, você pode mudar o que acha que aprendeu com o livro com o tempo. Mas admito que esse estilo, para mim, não é suficiente para querer ler vários volumes do autor.

Agnaldo 06/03/2022

O amor é substancial para uma vida sem compromisso
Mais uma obra excelente do Bukowski, a história é cheia de elementos poucos convencionais e momentos pouco aceitável para a maioria das pessoas. Mas seu romance foi feito pra causar isso nas pessoas e pra mim ele conseguiu mostrar um mundo intenso e cheio de situações casuais que compõe as várias camadas da sociedade. O estilo de vida do Chinaski é uma perfeita colocação de como podemos atingir níveis indescritíveis de sucesso através do reconhecimento.

Naty 21/01/2021

Bom demais
Como sempre a escrita nua e crua de Bukowski, adoro. Recomendo o livro

Melissa 02/07/2021

Ridículo
Esse livro é execrável, uma escrita medíocre, desleixada, sem graça. Descrição de nada para ligar nenhum. Um monte de baboseira machista, chauvinista, homofóbica, racista, xenofóbica, apologia a todos os tipos de violência contra a mulher que possam existir. 320 páginas de uma pessoa podre e tem gente que gosta disso e bate palma. Olhe, sinceramente, mil perdões, mas as descrições detalhadas das cenas de abuso foram a gota d'água.

Li por obrigação, mas gostaria de construir uma máquina do tempo e desler esse desperdício de energia.
Sidarta.Matos 06/07/2021minha estante
O meme pingando soda cáustica no olho

Chay3 13/12/2021minha estante
Concordo. Me chocou o machismo do protagonista, mas piores ainda são as cenas de abuso sexual sendo retratadas como algo normal. A mulher é retratada de forma misógina. Um horror.

Mari 08/05/2012

Ao ler Bukowski, já é de se esperar doses de sacanagem e até um certo humor em suas histórias, mas daí a ler um livro onde TODAS as páginas se resumem a sexo com mulheres diferentes é extremamente cansativo e tedioso.

Não há história, só o personagem transando com toda mulher que ele vê e o mais absurdo é que todas elas (20, 30 anos mais novas e lindas) se jogam para um velho sexagenário, alcoolatra e que trata as mulheres como lixo. Talvez esse livro seja o retrato da vida do próprio autor só que um tanto exagerada.

Li esperando que ele fosse além do superficial e tratasse da complexidade (não tô falando de livro cabeça e profundo) que são os relacionamentos com as mulheres, e não resumir tudo a sexo.

Bukowski é um bom autor, mas decepcionou em "Mulheres".
Carola 16/07/2012minha estante
Concordo com sua opinião!

Diego Lops 15/01/2013minha estante
Marianne, me desculpe a sinceridade, mas o seu comentário apenas reflete as limitações do seu próprio mundo. O livro vai, sim, além do superficial e trata o tema com uma profundidade que poucos autores alcançam. Mas não é qualquer um que vê isso. Bukowski não é pra você. Recomendo Nora Roberts.

Mari 15/01/2013minha estante
Já li alguns livros do Bukowski e sim, achei este superficial e cansativo. Desculpe-me a sinceridade também, mas seu comentário só reflete a sua limitação para compreender outros pontos de vista que divergem do seu. Não subestime os outros baseado numa crítica de um livro de um autor ;]

renatohenriqueluz 23/01/2015minha estante
Tem que forçar muito a barra para enxergar "profundidade" nesse livreto de quinta. E olha que eu curto esse velho bêbado!

Di 31/12/2009

Romance sobre a vida de Henry Chinaski. Alcoólatra, escritor, poeta, sacana e viciado em sexo. Teve tantas mulheres e diferentes todas, transou e broxou até quando não quis, suas relações soavam descartáveis. Era um velho barrigudo, feio, comedor, doente, aquele por quem qualquer ninfeta adoraria ter um caso.
Era tudo muito fácil pra ele, as mulheres caiam do céu de para-quedas no seu colo.
Chinaski era um puto, era um merda, era um completo interessante.
Por Sara, na última página ele quis ser leal, mas não acreditei nele.

Trechos a seguir:

Sentia-me contente por não estar apaixonado, por não estar contente com o mundo.
Gosto de estar em desacordo com tudo. As pessoas apaixonadas tornam-se muitas vezes
susceptíveis, perigosas. Perdem o sentido da realidade. Perdem o sentido de humor.
Tornam-se nervosas, psicóticas, chatas. Tornam-se, mesmo, assassinas.

O primeiro beijo, a primeira foda têm algo de dramático.
As pessoas são interessantes à primeira vista. Depois, lenta mas seguramente,
todos os seus defeitos e loucura se manifestam. Sentia-me cada vez mais afastado delas;
e elas cada vez menos me interessam.

As relações humanas eram assim.
Quero dizer, está-se com alguém durante algum tempo, comemos,
dormimos, vive-se com ela, amamo-la, ralamos com ela, saímos com ela e
de repente tudo acaba. Segue-se um pequeno período em que não se está
com ninguém, e depois aparece outra mulher, comemos com ela, fodemos
com ela, e parece tudo normal, como se estivéssemos à sua espera e ela de
nós.

É este o problema com a bebida, pensei, enquanto me servia dum copo. Se
acontece algo de mau, bebe-se para esquecer; se acontece algo de bom,
bebe-se para celebrar, e se nada acontece, bebe-se para que aconteça
qualquer coisa.

Quando um homem precisava de muitas mulheres era porque nenhuma delas
prestava.

Samira_santos 16/04/2021

Mulheres e mais mulheres
Do início até o meio o livro me prendeu muito, mas devido a um certo padrão repetitivo, eu fui perdendo o "gás". O padrão seria conhecer uma mulher, em algum lugar ou por meio de correspondência, transar com esta mulher, uma ou algumas vezes. Talvez, depois de um intervalo de tempo e de outras mulheres, voltar a ver alguma em específico e novamente transar.
Ou seja, é muito óbvio para mim que Henry, alter ego de Bukowski, usa o sexo como um refúgio, uma válvula de escape, uma busca incessante por...por o quê mesmo? Fica aí o questionamento. Também é bastante claro que, sim, o sexo realmente é algo que ele aprecia, mas sempre é tão vazio. Ele mesmo chega a se questionar sobre o porquê de agir desta maneira, a troco de quê.
Enfim, o livro torna-se um pouco monótono no sentido de ser baseado nesse constante ciclo de mulheres. Mas convenhamos que isso prova que o título faz jus ao conteúdo. Também devo levar em consideração que cada mulher é uma mulher, cada uma deixa uma impressão diferente em Chinaski, então não é todo um ciclo previsível.

Silvio 19/12/2021

Que louco, que livro doido! Não lia um livro nesse estilo havia muito tempo.
Pornoputaria, depravação total. Achei estranho não ter comercialização restrita.
Fico pensando no que aconteceria se jovens entre 16 e 19 anos lessem esse livro - se é que não leem -, seriam punhetas e siriricas ao extremo... ahahahahah!!!!
Esse autor difere de outros autores americanos em termos de poder e dinheiro. Todos os demais - pelo menos que eu conheci - batem muito em sexo, poder e dinheiro. Aqui é somente sexo. O protagonista não é um milionário poderoso e bonitão.
Apesar da linguagem chula, pareceu-me que Bukowski ironiza e satiriza o modo de vida dos homens em geral. O modo de vida que todo homem gostaria de ter; alguns até afirmam levar a vida assim, mas, é claro, mentem descaradamente.
Que homem leva uma vida como Chinaski? Que homem não gostaria de uma vida com muito sexo com todas as mulheres que o atraem, sem dinheiro e sem fazer força? Muita bebida de qualidade, algumas drogas ilícitas, muito pouco trabalho, nenhum compromisso, quase nenhuma responsabilidade, nenhum remorso. Que vidão!!
Nenhum homem com quase 60 anos, bêbado inveterado, usuário de drogas, feioso, gordo, sem dinheiro, antissocial, não gosta de gente consegue praticar tanto sexo, nem atrai tantas mulheres, ainda mais jovens e bonitas.
Um homem - para quem todo profissional é medíocre, insuportável, que não gosta de nada, exceto boxe e corrida de cavalo; para quem todos os outros homens são babacas antipáticos, que não tem nenhum amigo, não tem muito dinheiro, que detesta gente - não atrai tantas mulheres, não se relaciona com muitas. No entanto, que homem não desejaria esse tipo de vida?
Há algumas passagens hilárias, ri muito em algumas delas:
... ela tinha 1,80m. Minhas mulheres sempre foram baixinhas. Com Joana era estranho: tinha mulher sobrando por todo lado. ahahahah...
... o pobre idiota nem tinha [*****]; joguei a carta no cesto... putz! que sacanagem! ahahahah...
Muito repetitivo, nada de excepcional acontece, mas vejo a obra como uma sátira.

Maiara.Reinert 24/12/2023

Não gostei...
Li uns 30% no Kindle e não gostei. Sabia que seria algo mais frio, mas não tanto... é extremamente depressivo o modo do personagem principal se ver e ver as mulheres. Bem doentio.

fuckinormie 13/07/2022

Bukowski conseguiu escrever o pior livro que já li.
Quero primeiro afirmar que já tenho experiência com o escritor, sei que o estilo dele é esse, um besteirol sexual sem pé nem cabeça. Mas "Mulheres" simplesmente se superou esse aspecto, não há história, não há personagens desenvolvidos, e nem ao menos piadas que façam a leitura valer a pena. Diferentemente de "Cartas na rua" ou "Pulp" que é possível tirar um riso, esse livro é sofrível e difícil de chegar até o fim.

Não há necessidade de possuir quase 400 páginas, visto que é uma repetição exaustiva da mesma história: Henry conhece uma garota, eles se relacionam, eles se separam. É esse ciclo infinito preenchido de cenas de sexo ridículas e uma pseudofilosofia que chega a dar vergonha. Honestamente não entendo quem acha esse cara um gênio literário, vão procurar ajuda.
DANILÃO1505 14/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Livs 16/09/2021

Uma bela merda
Li a muito tempo e ainda não conformo em quão ruim é. Queria poder voltar no tempo e nunca ter lido e gastado esse dinheiro. Ouvia tanto falar do autor que lembro que prossegui esperando a grande revelação? e não acontece nada! E só um monte de babaquice levando a absolutamente nada! Com cenas deploráveis de ler.

Típico livro de macho escroto que quer ser cult e te explicar sobre ser mulher, e te ?ensinar? como bukwoski é bom.

Não me conformo como tem gente que aplaude e acha ?profundo?, botando mil significados e análises complexas, quando na verdade é só um homem nojento, babaca, que se acha a última bolacha do pacote. Nossa ridículo, uma merda, não perca seu tempo!

Brenda Leticia 23/03/2022

Só pela escrita.
A escrita do Bukowski é fluida, gostosa mesmo de ler. Mas a história é uma merda. O livro se resume a sexo, racismo, machismo, homofobia e estupro. Não tem um assunto envolto, não tem uma evolução, não tem nada. Razoável só pela escrita que é envolvente e conseguiu me fazer terminar.

@bea.lendo 15/09/2021

falocentrismo, és tu?
é basicamente uma trama sobre um cara idoso que se vangloria o tempo inteiro por ser bom de cama (pelo menos é o que ele acha, já que nenhuma mulher foi ouvida nesse livro), beber loucamente e tratar todo mundo mal, enquanto vivencia experiências pra escrever poemas e depois reclamar que está ganhando dinheiro e bebida para recitá-los. sério, é só isso mesmo.

eu entendo todos os elementos que envolve o escritor e sua escrita, o tempo em que o texto foi escrito etc e tals, mas já deu né. neste livro só vi um cara hétero top falando sobre sexo, bebida e objetificando as mulheres. é isto.

Parece que peguei esse livro só pra falar mal do autor, mas nem foi. Eu realmente achava que iria curtir ler Bukowski mais velha porque eu era viciada nos poemas dele em 2015/16, mas justamente por ser mais velha foi que deu ruim kkkkkk a gente romantiza demais umas coisa escrota quando se é adolescente, aí cresce e fica chocada-passada.
Dan 17/09/2021minha estante
O pior desse autor pra mim é o estilo vulgar, vazio. Nada contra tratar de taras sexuais em uma obra, contanto que seja bem feito.

Jadgy 22/01/2023

É um livro altamente misógino, machista, trata a mulher como puro objeto de prazer e é difícil desvencilhar da imagem de Bukowski, já que o personagem principal é o alter ego dele. No livro ele trata questões como estupro e pedofilia como se fossem fetiches, tem zoofilia, necrofilia, minha concepção em relação ao autor mudou muito depois desse livro.
graazifarias 22/01/2023minha estante
Vixe que terrível! ?