Brás, Bexiga E Barra Funda

Brás, Bexiga E Barra Funda Antônio De Alcântara Machado

Resenhas - Brás, Bexiga e Barra Funda

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Everton Vidal 06/06/2021

Presença constante nas listas de livros essenciais da nossa literatura, sobretudo pelo pioneirismo em retratar o cotidiano dos imigrantes italianos, ele desaponta quem não está muito ligado em seu contexto social e caráter inovador naquele instante.

O livro até entretém, e o primeiro conto vai muito além disso, mas no geral se sente limitado. Caricatural e pouco profundo, alguns contos são pouco mais que uma anedota. A inovação é mais que tudo estrutural, dentro da busca modernista pelo cinematográfico e de renovação da linguagem.
Hummm. Não sou fã de conto. Não porque

Não sei porque

Everton Vidal 06/06/2021minha estante
Confesso que também não sou muito fã, mas tem livros que são bem legais.

Dhany.Reis 06/06/2021minha estante
Tenho que achar um desses.

Everton Vidal 06/06/2021minha estante
É até difícil recomendar pq são tão diversos rs. Gosto de Borges, da Clarice e em outra ponta, quase crônica, quase poesia tem o Eduardo Galeano. Ah, e a Cora Coralina, me disseram que vou gostar, ainda não li.

Karla Marinelli 23/05/2021

Gostei
Aqui fala bastante dos bairros em si e dos personagens e suas histórias ... Fala muito do amor do time , e como tudo começou... no fim das contas eu até gostei .

Bruno.Andreoli 10/04/2021

Obra modernista
O livro se compõe de uma série de contos rápidos, ritmados e repletos de bom humor. Mais que um mero retrato dos imigrantes do início do século XX, temos uma obra marcante e indispensável do nosso Modernismo.
Esther 10/04/2021minha estante
Gosto muito desse!

Ana 24/03/2021

Eis um engraçadíssimo livro que nos remete à São Paulo da larga imigração italiana no início do século passado!
O primeiro conto, Gaetaninho, eu já havia lido há uns tempos, e tem um quê de tragicômico. Os outros foram uma grata surpresa, não os conhecia.
Antônio tinha um dom mágico de fazer com que os personagens fossem criando uma cara, uma identidade, à medida em que lemos suas descrições de tipos humanos: o carcamano novo-rico que todo sem jeito vai pedir a mão de uma moça rica, filha de um sujeito importante, em casamento para o filho; Carmela, a moça namoradeira sem juízo; Lisetta, a menina com inveja do ursinho da menina rica no bonde; etc.
Uma pérola de nossa literatura que pode ser lida em um dia.

Bel 11/03/2021

cotidiano paulistano
somente para ler algo sobre a estória dos italianos em SP. Gostei.

Marja 21/02/2021

Cansativo
Esperava bem mais, mas com exceção do primeiro conto, os outros são somente "legais".

CarsMatheus 11/02/2021

Modernismo.
E o modernismo que queria ser objetivo e é sempre essa enrolação sem tamanho?
Melhores que os românticos porém muito abaixo do patamar dos realistas.
Aquele 'prefácio' do livro me coloca já muito armado contra qualquer outra coisa que o autor tivesse pra falar, desgosto é o que define essa experiência.

Andressa Oliveira 23/01/2021

Uma surpresa boa!!
Tudo começou quando o Skeelo lançou um app de áudiobooks e esse título me chamou a atenção!! Gostei da dinâmica de contos curtos e também amei a narração da intérprete.
Os contos em si não possuem nada de surpreendente, mas a interpretação está impecável, vale a pena conferir!!!

Raquel.Corteze 16/01/2021

Imigração italiana
Dá para conhecer bastante sobre a história dos imigrantes italianos, que vieram morar nestes 3 bairros de São Paulo. Este livro reúne contos, que na verdade são trechos de jornal que relatam aquela época.
Preconceitos, discriminação, modo de vida da ralé de pobres italianos, que vieram para cá iludidos imaginando um futuro melhor. É triste, mas é a nossa história.

MarciaCannecchia 30/11/2020

Brás, bexiga e Barra funda.
3 bairros importantes de São Paulo. Histórias maravilhosas que me fez lembrar da minha vó que partiu há muito tempo. Saudades.

Polly S 29/11/2020

Para além dos locais citados, a linguagem do livro é um belo testemunho do dialeto ítalo-paulistano

lau 09/10/2020

Contos super sem graças, mas pelo menos são bem curtos

Leandro 15/08/2020

O livro serve como um interessante relato da inserção dos imigrantes italianos na sociedade paulista, desde as camadas mais pobres até a relação com as famílias quatrocentonas do café.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6