Júlia, ou a Nova Heloísa

Júlia, ou a Nova Heloísa Jean-Jacques Rousseau

Resenhas - Julia ou a Nova Heloisa

skuser02844 21/05/2023

O livro narra a história de Julia, uma jovem mulher casada que se apaixona por Saint-Preux, o tutor de seu marido. a obra aborda temas como amor proibido, liberdade, virtude e a tensão entre as convenções sociais e a busca pela felicidade pessoal. com sua prosa eloquente e reflexões filosóficas, "Julia ou a nova Heloísa" influenciou profundamente a literatura e o pensamento da época.

Marcos606 05/04/2023

Inspirada na história de Héloïse e Pierre Abélard, um caso real da idade média francesa, onde a paixão amorosa é superada para dar lugar à renúncia.

Os amantes de romances puderam ver nele um mito, que pode acomodar os valores mais profundos do romantismo. Apesar do gênero romântico em que o livro é apresentado, a obra também assume a forma de uma meditação filosófica na qual Rousseau expõe sua visão de autonomia, bem como uma ética da autenticidade, preferida aos princípios morais racionais. A concretização do que a sociedade exige só se fará de acordo com os seus próprios "princípios secretos" e os sentimentos que constituem a identidade profunda.

O romance epistolar narra a paixão amorosa entre Julie d'Étange, uma jovem nobre, e seu tutor, Saint-Preux, um homem de origem humilde. Depois de tentar se defender, este último cai no feitiço de sua jovem aluna. Saint-Preux e Julie vão se amar no cenário do Lago de Genebra, mas sua diferença de classe social os obriga a manter seu relacionamento em segredo. Por causa das convenções sociais que impedem que esse amor se expresse em plena luz do dia, Saint-Preux deixa a Suíça para Paris e Londres, de onde escreve para Julie. As duas personagens trocam então muitas cartas e bilhetes de amor deliberados, procurando uma resposta para o dilema que o seu amor lhes impõe e para a situação catastrófica que este gera, até que a família Etange, ao descobrir esta relação, convence Julie a casar com outro homem, o velho M. de Wolmar.

A obra prima de Rousseau

Sopa 29/12/2021

Um livro de esplêndida qualidade, com perfeito ritmo presente nas cartas e claro pensamento do autor e de sua época.
Um verdadeiro estudo sobre sentimentos e como estes são afetados pelo tempo.
Com toda certeza merece maior reconhecimento, podendo gerar diversas discussões que poderiam nos fazer repensar todos os nossos conceitos relacionados a permanência.

Wellington Carneiro 31/10/2021

O livro alterna entre momentos de altos de baixos, tanto na parte filosófica , quanto no romance. Em alguns momentos a demonstração dos costumes da época, os dilemas filosóficos e o romance entre os protagonistas se mostram bastante interessantes, porém, em outros momentos, principalmente o romance, acaba sendo um pouco enfadonho.

Leitor da Montanha 16/12/2020

Literatura Epistolar e Filosofia
JÚLIA OU A NOVA HELOÍSA deveria ser considerado um clássico por trazer mudanças significativas em relação a moral, a política, a educação e a religião no período que antecedeu a Revolução Francesa. O livro vai além de um romance entre um professor e sua aluna, as cartas são utilizadas para descrever seu pensamento filosófico, principalmente sobre a moral e a virtude: Júlia é a virtude em pessoa. Seus personagens representam papeis sociais importantes para a modernidade. Não é uma leitura prazerosa o tempo todo. Vez por outra Rousseau é bem crítico em relação à sociedade além de Clarens (como a sociedade parisiense), são nestas críticas que a leitura fica enfadonha. Depois de 10 anos que comprei o livro numa livraria que nem existe mais, me senti preparado para a leitura e não me arrependi. JÚLIA OU A NOVA HELOÍSA com certeza é tão importante quanto O EMÍLIO e O CONTRATO SOCIAL, pois sintetiza grande parte de sua obra.

Carmem.Toledo 20/04/2016

Um romance filosófico
Romance filosófico de Jean-Jacques Rousseau, "A Nova Heloísa" traz a troca de correspondências entre dois amantes, impedidos moralmente de se entregarem por completo um ao outro. As cartas trazem reflexões importantes sobre ética, política e sociedade.

site: https://ocaminhantesolitario.blogspot.com
FrankCastle 01/03/2017minha estante
Faz todo sentido! :-) Estou lendo "Guerra e Paz" e este livro é citado de forma implícita pelo pai de uma garota, que acabara de receber uma carta de sua amiga. Ambas tratam sobre amores, acontecimentos na sociedade, um livro "místico" e, claro: a guerra. Obrigado pela resenha, depois vou dar uma olhada no blog também, apesar de ter lido apenas parcialmente Do Contrato Social, gostei muito da escrita e das ideias de Rousseau.

Gel 30/12/2017minha estante
Quero muito ler mas não sei como encontrar, já procurei e não encontrei.