Por amor à Índia

Por amor à Índia Catherine Clément

Resenhas - Por amor à Índia

Evy 19/03/2012

A paixão de um líder rebelde por uma dama inglesa
Gosto de livros que falam sobre a Ásia, países muçulmanos e seus costumes. Comprei esse livro pensando que fosse uma estória fictícia, mas não era ele retrata o romance vivido por lady Mountbatten e Nehru, primeiro ministro da Índia independente.
É um bom livro, informativo acima de tudo, dá para conhecer melhor o período que antecedeu a independência da Índia e os momentos conturbados que viveram (e vivem) os indianos. Embora a idéia principal seja o romance de Edwina e Nerhu, o livro também relata um pouco da vida (e morte) de Mahatma Gandhi e seus ideais. Enfim o livro trata de fatos históricos relatados em forma de romance. Muito bem recomendado.

@bea.lendo 23/08/2019

A Independência da índia
Se você chegou até este livro esperando encontrar a história de amor mais bela do mundo, sinto em lhe informar que não é bem assim que as coisas funcionam em "Por Amor À Índia".
A grande musa desta narrativa é a própria índia, e o foco principal da história é abordar os acontecimentos acerca de sua independência.
Os relatos são reais, começando pela chegada do Vice-Rei Louis Mountbatten e sua esposa Edwina à índia, encarregados de tornar o país uma pátria independente.
Junto a Nehru, que viria a se tornar o primeiro-ministro da índia e Mahatma Gandhi, percorremos todo o momento histórico que se inicia em 1922 , passa por 1948 com o grande dia da Independência e encerra em 1979 com o o adeus de todos os "personagens" envolvidos.
Ao decorrer dos fatos acompanhamos o relacionamento de Nehru - com total aprovação de Louis - com Edwina e como eles permanecem em um amor profundo apesar de todos os empecilhos que dificultam a relação.
Fiquei emocionada ao ler sobre a morte de Mahatma e me partiu o coração ler sobre os ataques que difundiram na índia após a Independência, ocasionados pelo impacto causado a partir da divisão entre índia e Paquistão.
Clément passou quatro anos na índia, recolhendo informações e elaborando sua escrita. Este livro é maravilhoso, sensível e é uma leitura obrigatória à todos os amantes da índia.

Se você ama a índia assim como eu, sentirá cada sentimento escondido nas linhas deste livro.

Recomendadíssimo!

Simone de Cássia 02/06/2017

Estava demorando acontecer mais um abandono no meu histórico... Não vai dar... tentei, mas não é nem de longe o que eu esperava. Pensei que fosse algo parecido com "Paixão Ìndia" do Javier Moro, uma coisa linda de ler e de imaginar, mas nesse livro o foco é a política, pura e simples. No fundo traz sim, os relatos da infidelidade compulsiva da tal "lady" (rsrs) e o caso (mais um...) dela com o tal primeiro ministro, mas o foco é a independência da India e o surgimento do Paquistão. Traz muito detalhezinho que eu não tô muito interessada, tipo a diferença entre indiano, do indiano comum, do marajá, do hindu, do hindu extremista, do muçulmano, do muçulmano extremista, do sikh... E, como golpe de misericórdia ainda traz o conformismo sem noção do "lorde", marido da "lady", com sua infidelidade repetitiva, inúmera e pública!! Sem chance!