Por amor à Índia

Por amor à Índia Catherine Clément


Compartilhe


Por amor à Índia





Índia, 1947. Pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, Nova Delhi entroniza lorde Mountbatten, o último vice-rei britânico. Ao lado dele, destaca-se a figura de sua mulher, lady Edwina, uma das mais importantes, libertinas e emancipadas damas da aristocracia inglesa. Quase ao mesmo tempo, o pandit Nehru, futuro primeiro-ministro da Índia livre, sai da prisão. No instante em que o país atravessa uma crise sangrenta, com um saldo de mais de 500 mil mortos, nasce a mais improvável das paixões: a do líder rebelde com a esposa do maior representante da autoridade colonial — um fato histórico relatado em forma de romance pela francesa Catherine Clément em POR AMOR À ÍNDIA, um lançamento da Editora Record.

Com a mesma impotência e nobreza com a qual aceita o romance de sua esposa com Nehru, lorde Mountbatten assiste à explosão de violência religiosa e epidemias que acabam por levar a antiga colônia à independência e sua divisão em dois países: Índia e Paquistão. Um processo natural e irreversível, previsto e compreendido pelo Mahatma Gandhi. Alguns meses mais tarde, os Mountbatten retornam à Inglaterra, mas o amor de Edwina e Nehru resiste ao tempo e à distância. Por doze anos, os amantes se correspondem diariamente, e passam juntos um mês por ano até a morte de Edwina.

POR AMOR À ÍNDIA é uma história que junta a insanidade assassina de fanáticos indianos, responsável pelo surgimento de duas nações, e o louco amor de dois seres tanto ternos quanto heróicos. O romance inusitado entre Nehru e lady Mountbatten serviu de inspiração à filósofa, poetisa e escritora parisiense Catherine Clément em seu novo livro. Depois de morar quatro anos na Índia, onde viu de perto a realidade exótica daquele país, Catherine — autora de A valsa inacabada, também lançado pela Record — vive atualmente em Viena, na Áustria.

Ficção / História / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Por amor à Índia
Por amor à Índia

Similares

(9) ver mais
Uma Passagem Para a Índia
A Passage to India
O Palácio de Espelho
A Rosa da Meia-Noite

Resenhas para Por amor à Índia (3)

ver mais
A paixão de um líder rebelde por uma dama inglesa
on 18/1/12


Gosto de livros que falam sobre a Ásia, países muçulmanos e seus costumes. Comprei esse livro pensando que fosse uma estória fictícia, mas não era ele retrata o romance vivido por lady Mountbatten e Nehru, primeiro ministro da Índia independente. É um bom livro, informativo acima de tudo, dá para conhecer melhor o período que antecedeu a independência da Índia e os momentos conturbados que viveram (e vivem) os indianos. Embora a idéia principal seja o romance de Edwina e Nerhu, o livro... leia mais

Estatísticas

Desejam22
Trocam5
Avaliações 3.8 / 26
5
ranking 31
31%
4
ranking 31
31%
3
ranking 27
27%
2
ranking 12
12%
1
ranking 0
0%

7%

93%

Amanderix
cadastrou em:
15/05/2009 15:29:20
Jim
editou em:
26/04/2019 01:50:14