A cabala da comida

A cabala da comida Nilton Bonder

Resenhas - A cabala da comida

luisa311 09/04/2024

Cheia de rituais como deveria ser as refeições muito explicado no início o que cansa um pouco a leitura

Pablo Marcelo 23/11/2023

Um banquete
Ótima abordagem sobre o ato de comer sob um viés espiritualizado, de como temos que tratar a comida, do que ela é dentro de nós, de como somos receptáculos divinos para os alimentos. Enfim, um ótimo livro para ser degustado.

Karol com kah 19/02/2023

Dicas fantásticas!!!
Fiquei extremamente surpresa ao descobrir que muitos rabinos em séculos passados já ensinavam sobre como nos alimentarmos corretamente. Incrível como a sabedoria valiosa de milênios pode ser comprovada hoje em dia.

Tenho muita coisa pra mudar em relação à comidas, mas estou muito feliz por saber como fazê-lo.

Edson Camara 11/06/2018

O rabino Nilton Bonder divide sua sabedoria neste pequeno livro sobre o ato de comer e tudo o que circula em torno dele.
Existem tantas definições e explicações sobre o significado de Cabala, que uma simples pesquisa no Google termina por criar mais confusão do que esclarecimento.

Para mim em uma definição bem simplória, é uma manual, um tratado, no contexto aqui, um tratado da comida.

O texto é simples, porém difícil de ler, requer reflexão e às vezes releitura de partes inteiras para que o conceito fique claro na mente.

Este é o segundo livro do rabino Bonder que leio, sua característica é citar muitos exemplos e passagens religiosas para fortalecer seu argumento.

No final da leitura, saí com a certeza que comer muito, comer errado, ser gordo, é tudo uma questão de decisão pessoal. Nada novo, mas a forma como o rabino deixa claro este ponto nos deixa com aquele sentimento de dever não cumprido pelo simples fato de ser, ou estar, gordo e comer errado. Isso fica claro em uma passagem curta já no início do livro, no primeiro capítulo, simplesmente intitulado de "No início era a boca...": "... Sabemos que muitas vezes em que nos alimentamos o fazemos por outras razões que não a fome. Comemos para provar algo, para expressar algo, para evitar algo, para controlar algo, para reprimir algo."
Já no capítulo "A saída do exílio - Hábito", o autor reforça: "...Aqueles que buscam dietas reconhecem seu exílio, seu afastamento de um corpo, de uma saúde orgânica e estética, e vivem sob a tensão e expectativa de um retorno. O Rabi Shlomo Carlebach nos diz que "muitos têm endereços, mas poucos têm verdadeiros lares. Para a maioria de nós, nossos corpos são meros endereços e poucos dentre nós sentem-se em casa com eles."
Este é um livro que reforça o conceito de determinação para quem, como eu, precisa emagrecer por motivos de saúde.

Ser magro é uma questão de consciência de relacionamento com o próprio corpo, o rabino Bonder contribui com seu texto a uma reflexão profunda sobre o tema, mas deixa claro, nas entrelinhas, que tudo depende de atitude e ação de cada um, sem receitas ou fórmulas mágicas.