Por que estudar literatura?

Por que estudar literatura? Vincent Jouve

Resenhas - Por Que Estudar Literatura?

Anderson 28/09/2022

Excelente obra de teoria literária. O livro não serve apenas para os profissionais de ensino, mas para leitores que desejam explorar os textos de uma perspectiva mais profunda.
A obra é introduzida com uma rica discussão sobre o que é arte, direcionando-se especificamente para o que seria a arte literária.
Um dos aspectos de que mais gostei foram os exemplos práticos de exploração textual. Nos indica caminhos para também desdobrarmos as várias camadas de nossas leituras.

Hannah Andressa Delgado 11/02/2021

Li pela primeira vez ano passado e pretendo reler sempre. É um livro muito relevante para estudantes e amantes da Literatura

Priscila.Pieper 05/11/2020

POR QUE ESTUDAR LITERATURA?
“(Para quê?), acabamos de recordar o paradoxo da arte que, embora não tendo utilidade prática, toca dimensões da existência tão fundamentais quanto a cultura, a educação ou a comunicação.” (Prefácio, p. 11)

Por si só, a frase acima já seria suficiente para responder a pergunta do título, no entanto, em 167 apenas, Vincent se aprofunda, ainda assim de forma resumida, nas entranhas do questionamento: Por que devemos estudar, entender e ler literatura? Muito além de papéis em formato de livros, da arte da palavra e teorias que mais se parecem com filosofias sem sentido, o estudo da literatura é essencial para o entendimento de uma sociedade, do ser humano, da comunicação e da própria linguagem e língua.

“A literatura, pela liberdade que a funda, exprime conteúdos diversos, essenciais e secundários, evidentes e problemáticos, coerentes e contraditórios, que frequentemente antecipam os conhecimentos vindouros. Em cada época, textos estranhos e atípicos nos mostram (ou nos lembram) que o ser humano continua sendo um universo com vasta extensão a explorar.” (Sinopse da contracapa)

Divida em seis partes, a obra detalha os pontos principais da literatura: o que é, como se faz literatura e a escrita literária, o sentido, o valor e por fim, a educação literária, com ensinar a literatura. Apesar da aparência teórica, Por Que Estudar Literatura? é um livro introdutório, dirigido aos professores e estudantes de literatura que têm o interesse de pensar e repensar suas práticas de ensino e de estudos. No entanto, não é por isso que leigos e curiosos do assunto não devam aproveitar a leitura, tendo em vista a linguagem dinâmica e didática do autor.

Uma verdadeira aula redigida sobre as funções da literatura e sobre como podemos aproveitar melhor nossas leituras diárias.

site: https://www.instagram.com/vestidadeletras/