Dark Eden

Dark Eden Patrick Carman

Resenhas - Dark Eden

Luiz 10/03/2013

Curar o medo com o medo. Até que deu certo!
Bem,esse livro me interessou primeiramente pela capa maravilhosa. Mas quando eu li que se tratava de um suspense psicológico, decidi comprar. Nunca ouvi falar do autor e nem da editora, só que é bom explorar novos horizontes. E acreditem, valeu a pena.
A história gira em torno de Will Besting, um adolescente de 15 anos que sofre de um grave problema psicológico. Sem muitas opções, sua psiquiatra e seus pais decidem que ele deve participar de um tratamento inovador numa área isolada: o Forte Eden. Junto com mais seis outros adolescentes problemáticos, Will parte à força ao encontro de sua "cura".
No famigerado Forte Eden, Will e seus novos colegas vão passar por tratamentos nem um pouco éticos: para vencer suas fobias, eles devem enfrentá-la do modo mais brutal.
É nesse contexto que o livro começa a se desenvolver. Há um bom suspense e um sentimento de estranheza pelo o que realmente está acontecendo.
Como pontos positivos ficam a capa, o início de cada capítulo(que é ilustrado),os mapas dos lugares(algo difícil em livros assim) e as cenas com as "curas". Pensem em algo que tem uma pitada de Jogos Mortais com um pouco de Reality Show no meio. Gostei bastante do suspense que isso causa. Will também é um personagem que merece destaque, já que é o mais bem desenvolvido.
As partes negativas ficam com o pobre desenvolvimento dos outros personagens ao redor de Will e o final um pouco confuso e fantasioso. Além disso,falta um grande vilão na história. O Dr. Rainsford, o gênio por trás do tratamento, não dá as caras muitas vezes, e quando aparece, não se destaca muito.
Mas de resto, gostei do livro e recomendo para quem gosta de suspense e novas experiências literárias. Fiquei surpreso com Dark Eden.
Mateus Vasconcelos 09/03/2014minha estante
Sua resenha ficou ótima...

Psychobooks 07/03/2013

Classificado como 1,5 estrelas
www.psychobooks.com.br

Eu sempre fico na dúvida sobre como começar a resenha de um livro que não gostei. Sim, vocês já devem ter visto ali embaixo, pelas estrelas, que eu não curti muito a leitura. Pensei, ponderei e vamos lá. Vou tentar explicar o que me desagradou na obra; e pra começar, nada melhor do que a premissa:

- A premissa e/ ou Entenderam? Nem eu!

Will é um menino de 15 anos que tem um problema psicológico que o trava completamente. Ele começa o livro já nos contando que vai ter que ir pra um lugar chamado *Dark Eden* para fazer um tratamento nada ortodoxo do qual já tem algumas informações *que não nos conta*. Ele diz o tempo que não vai de jeito nenhum *má nem amarrado*. Só que daí ele vai. E então ele conta que sabe dos outros seis adolescentes que também irão com ele ao tal tratamento e que já os conhece porque roubou arquivos de sua psicóloga a respeito deles.

Tudo bem confuso. As perguntas já se acumulam na premissa. Daí eles chegam ao tal Dark Eden, e a narrativa ganha ritmo...

- Ou não.

A narrativa é em primeira pessoa, mas o autor decidiu que Will acompanharia tudo o que acontecesse com os outros seis adolescentes - Alex, Ben, Marisa, Kate, Avery e Connor. Aí pra resolver essa questão, ele se apropria de uma ideia meio "Lost" (lembram? A série!), que não vou revelar aqui, senão entrego toda a história. Aí começou a colcha de retalhos.

A ideia é que seja criado um trhiler psicológico no qual fiquemos completamente perdidos e à merce do seu idealizador - meio que um "Jogos Mortais", só que sem a ação, o sangue e a tensão. A tentativa de suspense é criada em cima de um personagem, o Dr. Rainsford, o problema é que quase não o conhecemos durante a narrativa, então suas motivações são completamente obscuras e as explicações por elas - que são dadas mais à frente, no livro - completamente vazias. Se há a tentativa de construção de um vilão, é preciso que o leitor ou o conheça desde o começo e SAIBA que ele é o vilão, ou que se surpreenda quando ele se revele mais à frente.

A verdade é que não enxergamos o Dr. Rainsford nem de uma forma e nem de outra, então sua passagem é completamente suplantada. Quando sabemos os porquês do Forte Dark Eden, já é tarde para que haja transferência entre o leitor e o personagem - seja ele revelado como vilão ou mocinho.

O enredo gira em torno de uma cura para medos. Todos os jovens têm medos dos quais não conseguem se livrar de forma alguma. Confesso que achei todos bem bobos, inclusive o do personagem principal. Ele só revela seu verdadeiro problema - e a raiz dele - bem no final, mas eu já saquei qual era logo no começo.

- Pra onde estou sendo levada?

E foi essa sensação que me tomou durante toda a leitura. Não entendia nada. Em nenhum momento entendi aonde o autor estava me levando e por que ele decidiu apresentar alguma cena particular. Tudo é bem simplório e sem suspense nenhum. Fiquei com a sensação de passar um texto plano; não é um thriller psicológico, é uma história meio sem pé nem cabeça que bebe de várias fontes, mas que não acrescenta nada de novo.

- Conclusão. E tem mais?

Pois é. Não recomendo a leitura.

Achei o livro muito mal-escrito e com o enredo cheio de furos. A ideia central não era das piores, mas seu desenvolvimento foi péssimo.

Sim. É uma série.

Sim. Imagino como o autor vai querer dar segmento.

Não. Não quero continuar a ler.

- Pontos positivos. Tem, gente! Mas não muda a história... (infelizmente)

A capa do livro é LINDA. A Editora Gutenberg fez um trabalho maravilhoso com a diagramação e a apresentação do livro. A tradução e a revisão estão ótimas, bem como a arte gráfica.

Pena que esse trabalho caprichoso não seja reflexo do texto do autor Patrick Carman.

"Onde é esse lugar para onde não irei e quem são essas pessoas que não conhecerei quando não chegar lá?"

Mariana 13/02/2013

Você pode conferir a resenha deste livro no meu blog :) http://bolinhosliterarios.blogspot.com.br/