A Revolução Chinesa

A Revolução Chinesa Wladimir Pomar

Resenhas - A Revolução Chinesa

Ariel.SimAes 14/01/2024

China do século XX
O livro faz um excelente trabalho de construção da história da China desde os tempos antigos até o final do século XX.
Ao que se propõe, é ótimo, porém, gostaria de ver uma segunda edição, contendo uma analise de 2002 ate 2022 por exemplo.

Alberto Pilati 11/12/2023

China até o Século XXI
Um livro muito interessante contando sobre as origens de uma das maiores (se não a maior) economia do mundo atual, sem a demonização ignorante ou o endeusamento cego. A primeira parte do livro, dando um breve resumo da história chinesa e um olhar mais atencioso ao processo de revolução socialista, foi minha parte preferida.

É uma boa obra para se iniciar nos estudos da construção do estado socialista chinês, mas, para aqueles que querem algo mais aprofundado em determinados aspectos, recomendo que busquem outras obras. Ainda assim, vale a leitura.

ð¹³ 30/09/2023

??!!
A história da China é extensa e abrangente, o que pode tornar a leitura cansativa devido à quantidade de informações apresentadas de uma vez.

Kauã Torturella 03/01/2023

Livro ótimo para entender o socialismo chinês
Ótimo livro, abordando desde a china pré-revolução, a era Mao Zedong, a abertura ao ocidente e a ascensão econômica e geopolítica chinesa.

Japa 29/10/2022

Bom demais. Leitura simples.
Gostei muito. O fato de ser o primeiro livro sobre cultura e sociedade chinesas que eu leio, me dificultou a compreensão de alguns momentos da História da China, já que eu não conhecia vários nomes ilustres da história deles.

Mas foi bem interessante, dá um panorama geral sobre o que pensam e como pensam os políticos chineses e a população daquela região.

Como a política e a economia chinesas estão estruturadas?

Quais são os pontos principais da Revolução Chinesa e como a sociedade chinesa alcançou a revolução?

Esse livro responde perguntas que caminham nesse sentido. Responde relativamente bem, inclusive, principalmente por se tratar de um livro apenas introdutório. Curti bastante, recomendo pra quem quer conhecer mais sobre o Oriente e os movimentos socialistas e imperialistas do Leste do globo.

Luís Gustavo 24/10/2022

Ótimo volume da coleção
Traçou um panorama bem geral da história chinesa, para poder desembocar nas condições que levaram à revolução propriamente dita. O livro também fala dos percalços e dos ajustes de rotas que o governo chinês teve que fazer.
Como foi publicado em 2003/2004, tem muita coisa que se concretizou, dadas as expectativas da época.
É um livro de leitura rápida e fluida!

João 19/06/2022

O livro é ótimo, mas não perfeito
O livro é mt bom no narrar dos fatos e da história. Contudo, quando ele se propoe a citar fatores econômicos e questões geográficas a leitura se torna massante em alguns momentos, por conta do grande número de detalhes.

Gabriel.Chamma 04/01/2022

Pouco crítico
Gosto muito da coleção, textos rápidos e práticos que dão um panorama geral sobre as revoluções do século passado e suas consequências, porém, esse volume deixou a desejar em sua característica analítica, mostrando poucas teorías que confrontassem a visão geral do autor. Compreensível que um livro desse tamanho não vá conseguir compreender cada evento detalhadamente, mas mesmo levando isso em conta volume que trata sobre as revoluções russas conseguiu mostrar certas discussões, o que não foi feito neste em questão. Mesmo assim é um livro que compreende de maneira muito séria um evento com pouco destaque nacional e traz seu desenvolvimento até os dias, que na época de sua publicação, eram atuais - começo do milênio.