A Revolução Cubana

A Revolução Cubana Luis Fernando Ayerbe

Resenhas - A Revolução Cubana

iara 06/03/2023

Basicamente todos os problemas da Cuba se resumem aos Estados Unidos metendo o focinho de porco aonde eles não foram chamados. A forma como todos os dias propagam a mentira de que a Cuba passa fome enquanto a Cuba é o país com o menor índice de analfabetismo das américas (0,2%), possui uma das melhores faculdades de medicina do mundo, tudo isso sofrendo bloqueio econômico há 60 anos.

Anna.Floriani 24/02/2023

ótimo livro para compreender história da revolução cubana!
Explica super bem como ocorreu a revolução, com detalhes mto bem escritos e é mto bom para entender a história do ocorrido, porém confesso que vc precisa de uma introduçãozinha no vocabulário pra entender algumas partes com palavras que talvez algumas pessoas não conheçam kkkk mas na segunda vez que você ler provavelmente já vai estar familiarizado com a escrita.

Leonardo 28/01/2023

foda
mt bom recomendo mt, é baratinho no amazon e é muito interessante esse periodo da revoluçao cubana, eu li qnd tava viajando e o tempo passou voando

bibliotecadamalu 17/01/2023

Muito bom! ?
Vou admitir que o meu interesse maior pelo livro vem da curiosidade de saber mais sobre Che Guevara, assim me indicaram essa obra e realmente aprendi muito mais sobre esse homem! Ele é um dos grandes nomes dessa história.

Mas a relação Cubana com os Estados Unidos é algo que supera até isso, já que grande parte do foco é nisso. É uma perceptiva muito interessante de se conhecer. A atuação Capitalista, Socialista e Comunista no país e fora dele também é algo muito importante na obra!
Escreverlendo 18/01/2023minha estante
Que interessante essa curiosidade! Bom saber desse livro para conhecer mais Che Guevara

Vinder 15/01/2023

Entender a revolução cubana, sem preconceitos e analisando fatos. Esse livro faz isso e mostra como Cuba conseguiu manter o espírito da revolução até hoje, com todos seus problemas e sendo pressionada há décadas pelos EUA.

Marques 19/12/2022

Viagem para Cuba
Antes de ir para Cuba eu comprei este livro. Apesar de parecer pequeno ele é bem denso. Com muitas informações sobre toda a historiografia que envolve Cuba e America Latina.
Confesso que em alguns momentos achei chato, pela quantidade de detalhes, mas depois, com os Guias em Cuba, eu ja dabia e tinha bastante informações que eles mesmos perguntaram aonde eu tinha lido.
O livro não traz análise de momentos atuais, para mais ou menos depois do 11 de setembro.
Bom!

Bella 11/12/2022

Ótimo
"Que ninguém se engane, somos um país socialista e seguiremos socialistas."
Eu tenho muitas citações favoritas desse livro, me segurei muito para não marcar o livro todo haha. Mas é um livro ótimo, curto, a leitura é fluída e de certa forma, é um livro imparcial. Conta a trajetória de Cuba para a revolução, seus obstáculos e o pós disso tudo. Enfim, recomendo muito.

Viva Cuba! Viva a revolução! Viva Fidel e Che! Viva a classe trabalhadora!

Alexandre 15/11/2022

Uma leitura necessária para entender Imperialismo e Cuba.
Uma exposição satisfatória dos acontecimentos históricos de Cuba, perpassando seus momentos pré-independência até os anos iniciais do século XXI, desconstruindo mitos e evidenciando um país que foi condenado, desde sua invasão europeia no século XV, a sobreviver em meio a potências colonialistas e imperialistas que impediram o sucesso e avanço pleno do povo e nação cubana. Recomendo a leitura para todos que buscam compreender mais a fundo as políticas estrangeiras (em sua maioridade norte americanas) que levam a um estrangulamento financeiro e econômico de Cuba, criando um ambiente isolado e refém de embargos que duram até os dias de hoje.

Apesar disso, as menções a conspirações estadunidenses pós Revolução de 1959 não refletem a real extensão de atentados contra a vida de políticos e líderes do Partido Comunista Cubano, especialmente Fidel Castro, que ao longo de sua vida sofreu com centenas de planos de assassinato, entre tentativas fracassadas e idealizações abandonadas, assim expondo o terrorismo sistemático dos Estados Unidos, prática comum em seus mais de 240 anos.

Portanto, considero um bom livro introdutório ao tema e às complexidades existentes na história do país. Entendo a incapacidade de reunir integralmente as minúcias da história cubana - até pela natureza de extensão do livro, que contém apenas 126 páginas de escrita - mas é necessário aprofundamento acerca do conteúdo para uma compreensão mais fiel da realidade, que ajudarão a explicar atitudes e posicionamentos do governo de Cuba ao longo dos anos resultantes da Revolução.
Sabrina 04/08/2023minha estante
Que livros você recomenda para o aprofundamento?

eyre0101 10/11/2022

Bom livro para quem quer conhecer mais sobre a Revolução Cubana. Ele não entra em grandes detalhes do processo revolucionário e da guerrilla em si, mas esclarece muito sobre o contexto econômico e político da Cuba pré-revolução e pós-revolução, durante a Guerra Fria. No geral, esclarece muitas dúvidas que eu comumente vejo as pessoas tendo sobre o sistema partidário de Cuba e os resultados da implantação do comunismo na economia, nos anos iniciais da revolução. Adota uma postura que reconhece os erros estruturais da revolução, sem negar o legado histórico que ela carrega para a luta anti-imperialista, principalmente quando se trata da América Latina.

xTinho 03/10/2022

Revolução ?
É importante conhecer a História; por mais que ela seja influenciada por quem a conta, é necessário conhecer os fatos e contra fatos existentes.

Meu único conhecimento acerca de Cuba veio do período escolar e daquilo que ouvir falar; a leitura desse livro foi meu primeiro contato com a história da nação.

A história das nações da América é marcada por revoltas, lutas, intervenções e revoluções; é importante saber onde estão as raízes históricas da política em Cuba e no como o Estados Unidos influenciou e continua influenciando o país.

Espero conseguir ler os demais livretos da coleção em breve; quero conhecer mais sobre os países socialistas.

thami 27/09/2022

hasta la victoria siempre!!
livro muito bom e extremamente informativo, falando desde antes da revolução até a atualidade

PAI DOS RATO 07/09/2022

Mais um triunfo do socialismo real
Livro excelente do professor Ayerbe, narrando o processo histórico da formação de Cuba, desde sua independência até o momento em que o livro foi escrito.

A revisão dos principais revolucionários e seus papéis, destacando Fidel Castro é muito importante e contextualizada.

O autor destaca a dificuldade do pós revolução no começo dos anos 60, tanto em questão de organizar o país, quanto em enfrentar os covardes ataques do imperialismo americano.

Essa revolução caribenha passou por muitas dificuldades devido a tradição de monocultura em relação a cana de açúcar, ficando muito vulnerável no mercado, isso é muito bem explicado.

E por fim os pontos principais são em relação as
estatísticas, que explanam por meio de dados o quão triunfante é o socialismo real (mesmo em estágio embrionário e embargado).

A conclusão do autor sobre o processo revolucionário também é muito interessante, ele trás questões a se discutir, e vai trabalhando essas questões, mostrando alguns pontos difíceis para o senso comum.

Essa coleção da editora Unesp está maravilhosa por enquanto (=

Vanessa 08/08/2022

Hasta sempre comandante
É um bom livro pra quem quer saber sobre o processo revolucionário em Cuba, mas além disso, esse livro traz conexões com outros momentos históricos da Ilha.
Além de trazer também o debate sobre o socialismo, esse livro é muito interessante, recomendo demais, além de ser uma leitura super rápida.

Geovanna 13/07/2022

Hasta la victoria siempre
Livro bem didático pra quem quer realmente começar a entender o socialismo na cuba, com dados e estatísticas comprovadas.

Breno 01/05/2022

Ótimo livro pra quem quer conhecer um pouco mais sobre Cuba e a sua revolução.
Responde diversas perguntas que estão no imaginário do senso comum.