História de Dois Amores

História de Dois Amores Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - História de Dois Amores

teteneder 21/04/2024

ODIEI
Não gostei muito pq do nada ?Osbó queria uma namorada?? DO NADAAAAA! genteeeee tem um pulgo que casa com uma elefanta, no meio da história tem uma GUERRA DE ELEFANTES MANO
booore 21/04/2024minha estante
você é muito engraçada kkkk

teteneder 21/04/2024minha estante
euuuuu???

teteneder 21/04/2024minha estante
brigada

helmalu 25/02/2024

História de dois amores
Pul é uma pulga mandona que vai morar na orelha de Osbó, um elefante chefe da manada.

A história é meio confusa, no final tudo se resolve em casamento kkkk

Li pra minha filha de 5 anos e ela ficou bem perdida. Tem cara de livro infantil, mas exige uma bagagem literária de adulto.

Ingrid145 17/02/2024

Bonzinho
Livro 9 de 7 do desafio de Carnaval (Mais um livro bônus que também furou a fila da TBR)

Como eu falo que não achei uma obra do Drummond genial? Poxa, é o Drummond!

História de dois amores é um livro bonitinho, mas que tem o tom de quem foi escrito por alguém que nasceu há mais de cem anos. Se levarmos o tempo em consideração, ele foi um livro infantil para crianças maiorzinhas.

Não sei se ele envelheceu muito bem. Não gostei de algumas frases das personagens femininas do livro. As falas parecem inapropriadas para o nosso tempo. Um exemplo:

"- Que pena, um elefa tão legal - suspirava uma - Bem que eu gostaria de... Mas ele não quer nada comigo, como é que eu vou me oferecer?"

O que você acha? É exagero meu?

Estrelinhas: ??? - é bonzinho.

sandim_steh 26/01/2024

IG: @PAPEANDOSTEH
?O elefante nem percebeu que levava um pulgo atrás da orelha. Ou, se percebeu, não deu a menor importância.?

{RESENHA: ?História de Dois Amores - Carlos Drummond de Andrade?}

Neste pequeno livro infantil vamos acompanhar a história improvável de uma amizade entre um elefante e uma pulga.

O elefante Osbó é chefe da manada de elefantes, o que ele não sabe é que vive uma pulga atrás de sua orelha, ou melhor, um pulgo, o senhor Pul que vive atrás da orelha de Osbó se enche de vaidade por viver no líder da manada, vivendo ali sem ser notado por Osbó, até que um dia ele fica em apuros e Pul o socorre, e dali em diante nasce uma amizade entre os dois.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO IG: @PAPEANDOSTEH

umanatalense 13/11/2023

Clássico
Essa é uma história infantil clássica, mas que ainda é engraçada e apresenta uma liçao de moral importante. Ah, as ilustraçoes sao lindaaaas.

Maíra Marques | @literamai 18/10/2023

? DOIS SERES BEM DIFERENTES PROVAM QUE A AMIZADE É QUESTÃO DE ESCOLHA! ??
? "História de Dois Amores" une a escrita sensível e arrebatadora de Drummond com as ilustrações únicas e originais de Ziraldo. Com essa dupla, não tem como esse livro não ser incrível né?
Aqui, conheceremos a história de Osbó, um elefante que é chefe de uma manada, que acaba fazendo amizade com um dos seres mais inesperados: Uma pulga.
Pul, o pulgo, o ajuda a recuperar sua liderança, e partir daí, uma linda amizade se inicia. No entanto, Pul se anima demais com essa história de ser amigo íntimo de um elefante tão importante... Tanto, que fica revoltado até mesmo quando Osbó decide que é hora de se unir a uma Elefoa. Será que a amizade deles resistirá a tantas desavenças?
Uma história muito linda sobre amizade verdadeira, aquela que supera toda e qualquer dificuldade, e que se apoiam nas adversidades. Uma mensagem emocionante que irá encantar não apenas crianças, mas também adultos!

Nilda 08/10/2023

Uma amizade improvável entre um elefante e uma pulga. O elefante Osbó e o pulgo Pul. Uma linda história, com lições valiosas sobre amor, amizade, respeito e humildade.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 30/09/2023

Olá queridos amigos leitores! E vamos de dica de livro infantil daqueles que causam reflexões aos adultos?

Em História de Dois amores conhecemos uma pulga, ou melhor um pulgo, com ares de grandezas que resolve morar na orelha de um elefante e por isso se acha o rei das pulgas, de tanta importância que atribui a si mesmo.

Ao mesmo tempo, o elefante tem outros desafios, como lidar com alguns elefantes insatisfeitos com seu modo de chefiar.

Pulga e elefante se unem nessa jornada, mas todo o poder que o pulgo recebe parece não ser suficiente.

??????????

Escrito por Carlos Drummond de Andrade e ilustrado por nada menos que Ziraldo, a história leva crianças e adultos a pensar sobre poder do povo, da amizade, e a importância do amor.

Para os adultos há ainda uma reflexão adicional sobre democracia, e governos.

História de Dois amores é um livro que vale a pena ler, mas também uma publicação tão linda que vale muito a pena ter na estante.

Jeanine 02/04/2023

Que doçura de livrinho! Amei demais!
Acho que é a história de três amores, não só o amor romântico, como o amor da amizade, lindo de se conhecer.

O Garrancho 24/02/2023

Drummond, Ziraldo, elefantes, pulgas e uma tentativa de golpe
Quando da morte da grande Glória Maria, veio a público um vídeo em que a repórter encontra por acaso, numa rua do Rio de Janeiro, na véspera do Natal de 1984, Carlos Drummond de Andrade e o entrevista, ainda que brevemente. O poeta, em suas respostas, ressaltou o seu pessimismo – esse era o seu “sentimento do mundo”.

Não demorou para que eu sacasse de minhas estantes esta “História de Dois Amores”, de sua autoria e com impagáveis ilustrações do mestre Ziraldo.

Osborne, chefe de uma manada de elefantes, viaja sozinho ao encontro de seu amigo Cacundê para convencê-lo a ficar no seu lugar enquanto tira férias nas belas praias da Cidade Maravilhosa, pois há tempos merecia um descanso. E é nessa circunstância em que passa a lhe habitar a orelha uma pulga, ou melhor, um “pulgo”, o ambicioso Pul, que, montado no rei dos elefantes, pouco tarda a demonstrar seu apreço por poder, em sua desvairada mania de “grandeza”.

Osbó, voltando para casa após as exitosas tratativas com seu futuro substituo, é vítima de uma tentativa de golpe.

“– Então vocês me depuseram?
– Não foi preciso. Você está impedido de ser nosso chefe. Só isso.
– Impedido por quê?
– Quem vai ao vento perde o assento. Quem vai à toa perde a coroa. Quem vai a esmo perde o torresmo.”

Estupefato, o paquiderme fica sem saber o que dizer nem fazer, mas Pul se indigna com aquela traição e, com pulos altamente velozes, ataca os olhos do rebelde e de seus asseclas.
Foi o suficiente para Cacundê dar o pé – Osborne já contava com um fiel escudeiro que poderia tomar conta das coisas na sua ausência.

Pul, graças à sua bravura, vive sete anos de regalias sob a proteção do protagonista, cujos marfins começam a arroxear de tristeza, sentia falta de amar e ser amado. Assim, parte em busca do amor e o encontra na elefanta Zanzul.

As travessuras de Pul e seu mau humor deixam claro para Osborne que o amigo precisa também de uma companheira. E é aí que compreendemos claramente o porquê do título do livro, o qual Drummond dedicou às crianças – “História de Dois Amores”.

Agora, para saber se esse conto termina com final feliz, o melhor mesmo é lê-lo.

site: https://www.youtube.com/@OGarrancho

z..... 08/08/2022

Encontro legal de dois gênios, Carlos Drummond de Andrade e Ziraldo, numa história sobre o amor. Transformador às vidas, como na amizade entre o elefante Osbô e o pulgo Pul, dois boçais metidos a mandões que descobriram o valor da amizade; e com seus pares românticos, a elefanta Zanzul e a pulga Quéria.
Fraternidade e paixão... tão renovadores ao coração.. Mas olha! Até rimou... É sobre isso o livro, no texto de Drummond e ilustrações de Ziraldo.

Pretti 29/06/2022

Pulgas e elefantes
Livrinho infantil como alívio afetivo e para completar a quantidade de livros que queria alcançar neste semestre. ??

Essa é uma história com um rumo um pouco inesperado, confesso. A narrativa acaba sendo uma espécie de "jornada do herói", até certo ponto, mas com elefantes e pulgas. A linguagem é belíssima e não poderia ser menos do que isso, afinal, estamos falando de Drummond. Mas a narrativa em si não me pegou muito. Inclusive, há alguns pontos que vou precisar refletir melhor, porque ainda não sei bem qual a minha opinião, se achei anacrônico ou não, enfim.

O trabalho editorial é primoroso, as ilustrações do Ziraldo também. É um livro todo bonitinho, mas me restou ainda um desconforto, como se fosse uma pulga atrás da orelha. Como há na história uma pulga que mora atrás da orelha do elefante, vou considerar essa sensação a partir da perspectiva estética. Caso eu me resolva com o livro quando a leitura decantar, volto para falar mais.

Nota provisória: ???

#resenha #resenhas #resenhaliteraria #resenhadelivros #livroinfantil #drummond #carlosdrummonddeandrade #infantil #resenhaliterária #ziraldo #companhiadasletras

@esselivrotemhistoria (ig) 09/01/2022

Estreia a série #livrosdasosso.

A história de uma pulga atrás da orelha (ou melhor um pulgo) que passou desapercebido por osbó, um elefante chefe de uma manada.
Propositadamente falei sobre a história da pulga, mas sempre leio que trata-se da história  de um elefante. Uma obra que vale a pena escolher um ponto de vista a cada releitura

Como toda pulga-atrás-da-orelha ,Pul se acha muito importante e não entende como não  é percebido por Osbó.
"-Que pena o rei ser tão boçal.
(...)
-Chato."
Atravessou o deserto que "era bem diferente dos apertos das casas dos pobres, onde não entra sol e tudo parece doente."
Na volta, a viagem se atrasou em 3 dias, pois o elefante vinha com seu amigo Cacundê e quando conversavam esqueciam de caminhar.

Diante de um conflito Pul mostra seu valor. Osbó queria dar a ele o status de primeiro ministro. Mas sem outros ministros e um ministério?
-(...) acho que você ficou com mania de grandeza,  como se a sua não fosse bastante, continue com as patas no chão. (...). Daqui a pouco você se proclamará imperador."

Em outro momento, o pulgo vence uma guerra com estrondo e Osbó resolve atender-lhe um desejo. O que ele quer é impossivel! E ele começa a culpar o elefante pelo insucesso de fazê-lo Pulgo Rex I e Único.
"Ambição  e vaidade são  coisas que não  se tiram facilmente da cabeça,  mesmo que seja minicabeça. Pul(...) inventou um sonito horrível  para chatear(...) Osbó ao ouvi-lo ficava meio surdo, as orelhas doendo."
Ninguém gosta de se incomodar por uma pulga-atrás-da-orelha, e ainda por cima infeliz fazendo pirraça. Recebe o conselho de seu amigo Cacundê: " Um amor..."
" Que pode uma criatura senão,  entre criaturas, amar?"(Drumond)

A poesia do amor! Fez o elefante esquecer da pulga-atrás-da-orelha. No começo Pul se sentiu ofendido, mas entendeu que ele tinha um grande amigo. Voltou a habitar a orelha do elefante, não em si mesmado, mas também a procura do seu amor.

Trata-se de uma  novela de Drummond, publicada aos 82a, 2 anos antes de sua morte. No pósfacio Ziraldo diz que o porta tinha medo de ser esquecido e isso é uma constante em suas obras, segundo o ilustrador.
Podemos ficar mais atentos não é?

Será que Pul carrega em sua autoafirmação o medo de não  ser notado e não  fazer diferença na vida das pessoas?
Seria o elefante  a própria obra do autor, o fazer literatura- e seus conflitos internos e externos. Um gênero  menor ( poesia) mesmo sendo enorme .  O encontro com a poesia através do amor?

Confabulações a parte, claro que há  também  uma crítica que gira em torno do poder, uma vez que a obra está  inserida num contexto de repressão (1985).

?História de dois amores
?@companhiadasletrinhas

#carlosdrummondandrade #pulgaatrasdaorelha #elefante #historiadeamor

Lorena 01/02/2018

Meu primeiro livro de Drummond. Primeiro de muitos. Com lindas ilustrações do mestre Ziraldo.