A Fabrica de Fazer Pano

A Fabrica de Fazer Pano Sérsi Bardari




Resenhas - A Fabrica de Fazer Pano


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Marja 05/06/2013

Bobinho.
Simples, bobinho e mesmo sendo para crianças, não acho que possa ser considerado uma boa leitura educativa. Fraquinho demais.
comentários(0)comente



Ka Facirolli 25/08/2010

Zé Maria e seu pano diferente...
A HISTÓRIA ACONTECE NUMA FÁBRICA DE FAZER PANO: UMA TECELAGEM.
MANUEL FAZENDA É O PORTEIRO E MORA NO ÚLTIMO ANDAR DA TECELAGEM COM A ESPOSA DONA MARIA FAZENDA, O FILHO JOSÉ MARIA FAZENDA E A FILHA MARIA JOSÉ FAZENDA.
O PORTEIRO ERA UM HOMEM BOM, MAS TINHA UMA FUNÇÃO NADA AGRADÁVEL, CONTROLAVA A ENTRADA DOS FUNCIONÁRIOS E REVISTAVA BOLSA POR BOLSA NA HORA DA SAÍDA. DISFARÇAVA O MAL-ESTAR FAZENDO PIADAS E BRINCADEIRAS NA HORA DA REVISTA.
D. CHITA ERA A TECELÃ MAIS ANTIGA DA FÁBRICA, AMIGA DA FAMÍLIA E SEMPRE TRAZIA TORTAS PARA SEU MANUEL E SUA FAMÍLIA.
ZÉ MARIA FICAVA DO ALTO DA JANELA OLHANDO OS TELHADOS IMAGINANDO GATOS SALTANDO DE UM TELHADO AO OUTRO EM OUTRO. EM OUTROS TEMPOS JÁ HAVIA PENSADO EM PAPAI NOEL COM AQUELE ENORME SACO NAS COSTAS ENTRANDO PELO TELHADO.
O APARTAMENTO ERA PEQUENO E A MÃE NÃO QUERIA VÊ-LO ENFIADO NA FÁBRICA, POIS ERA PERIGOSO, NEM NA JANELA DO TERCEIRO ANDAR, DESABAFAVA ÀS VEZES LONGE DO MARIDO ESTAR CANSADA DO BARULHO DOS TEARES.
QUANDO PODIA LEVAVA ZÉ MARIA PARA PASSEAR NO JARDIM DA LUZ, ENQUANTO ELE BRINCAVA NO PARQUE ELA COMPRAVA UM JORNAL E FICAVA LENDO OS ANÚNCIOS DE TERRENOS, FAZENDAS, SÍTIOS IMAGINANDO COMO SERIA BOM MORAR NUM DELES.
NOS DOMINGOS ZÉ MARIA DESCIA PARA BRINCAR NA FÁBRICA, LEVAVA OS BRINQUEDOS PARA DISFARÇAR, MAS GOSTAVA MESMO É DE BRINCAR NAS MÁQUINAS. APERTAVA BOTÃO; IA ACIONANDO TUDO QUE ALCANÇAVA; VIU UMA VEZ D. CHITA TORCER UMAS LINHAS, FEZ IGUAL, TORCEU TANTO QUE SEM QUERER ACABOU QUEBRANDO VÁRIOS FIOS. SENTIU UM FRIOZINHO NA BARRIGA. RECOLHEU OS BRINQUEDOS E VOLTOU PARA CASA. SUA MÃE ESTRANHOU PERGUNTANDO POR QUE JÁ VOLTARA, RESPONDEU QUE QUERIA VER TELEVISÃO.
D. CHITA CHEGOU CANSADA NA SEGUNDA-FEIRA E NÃO REPAROU NA CONFUSÃO DE NÓS E CORES DOS TEARES, QUANDO O PATRÃO SR. GORGURÃO CHEGOU E VIU AQUELA CONFUSÃO, UM PEDAÇO DE PANO TODO DEFEITUOSO COM VÁRIAS CORES SAIU AOS GRITOS COM ELA. ELA REALMENTE NÃO SABIA O QUE HAVIA ACONTECIDO TINHA TRABALHADO MUITO NA NOITE NATERIOR ENTÃO ELE A DESPEDIU. ZÉ MARIA FICOU MUITO MAL COM O ACONTECIDO E CONTOU AOS SEUS PAIS QUE ELE ERA O CULPADO.
A ANGUSTIA DE ZÉ MARIA CONTINUOU, NADA QUE FAZIAM TRAZIA UM SORRISO EM SEU ROSTO E D. CHITA VEIO VISITÁ-LOS E CONTARAM O ACONTECIDO, ELA ENTENDEU QUE ELE NÃO TINHA CULPA, NÃO TINHA AONDE BRINCAR E QUE NÃO FEZ POR MAL.
NO OUTRO DIA ELE FOI ATÉ A TECELAGEM PEGOU O PEDAÇO DE PANO DEFEITUOSO E CORREU ATÉ A SALA DO PATRÃO FALANDO QUE O CULPADO ERA ELE. IMEDIATAMENTE SEU GORGURÃO PEDIU QUE CHAMASSE PELO SEU MANUEL FAZENDA.
D. MARIA CHEGOU EM CASA COM MARIA JOSE NO CARRINHO E NOTOU A FALTA DE ZÉ MARIA. ABRIU OS CLASSIFICADOS E VIU UM ANÚNCIO: PRECISA-SE DE CASEIROS PARA UM SÍTIO EM JUNDIAÍ, E SUSPIROU IMAGINANDO A VIDA CALMA QUE TERIA NUM SÍTIO.
NA PORTA ESTAVAM O FILHO ZÉ MARIA E MANUEL, SEU GORGURÃO O DESPEDIRA. ELA MOSTROU O ANUNCIO E PELA INSISTÊNCIA DELA MARCARAM UMA ENTREVISTA COM DONO DO ANÚNCIO SEU BEZERRA.
MANUEL FICOU SURPRESO COM SEU BEZERRA, ERA COMO SE FOSSE PATRÃO DELE HÁ MUITOS ANOS. PERGUNTOU DA FAMÍLIA, DISSE QUE EXPERIÊNCIA NÃO FAZIA DIFERENÇA O IMPORTANTE ERA O SEU FAZENDA SER DE CONFIANÇA. DISSE AINDA QUE HAVIA UMA CASA COM DOIS QUARTOS, FOGÃO A LENHA E QUE ZÉ MARIA NÃO PRECISARIA MAIS BRINCAR COM TEARES.
OS FAZENDA MUDARAM PARA O SÍTIO.SR.GORGURÃO RECEBIA EM SEU ESCRITÓRIO UM DE SEUS MELHORES CLIENTES SR. JEANS, ELE ESTAVA À PROCURA DE UM TECIDO NOVO QUE COMBINASSEM COM SUA NOVA COLEÇÃO, OLHOU AS AMOSTRAS E NÃO GOSTOU DE NADA. JÁ ESTAVA INDO EMBORA, MAS SEU GORGURÃO INSISTIU EM UMA VISITA PELA FÁBRICA. JÁ IRRITADO SR. JEANS IA SAINDO QUANDO VIU NUM LATÃO O PEDAÇO DE TECIDO DEFEITUOSO QUE GEROU A CONFUSÃO E DISPENSA DE D. CHITA E SEU MANUEL. FICOU ADMIRADO COM O TECIDO E DISSE QUE COMPRARIA TUDO QUE PRODUZISSEM. SEU GORGURÃO PROMETEU A PRIMEIRA REMESSA EM 15 DIAS.
FEZ UMA REUNIÃO COM TODOS DA FÁBRICA, TENTARAM E TENTARAM MAS NÃO CONSEGUIRAM PRODUZIR TECIDO IGUAL.
SEU GORGURÃO PEDIU QUE CHAMASSEM D. CHITA PARA SABER SE ELA SABERIA COMO FAZÊ-LO E ELA MAIS UMA VEZ EXPLICOU QUE HAVIA TRABALHADO MUITO NA NOITE ANTERIOR E QUE NÃO PERCEBEU A CONFUSÃO DAS CORES NOS TEARES E NÃO SABE COMO VIROU AQUELE TECIDO DIFERENTE.
A ÚNICA SOLUÇÃO ERA PROCURAR PELO SEU NANUEL FAZENDA E ZÉ MARIA PARA VER SE ELE SE LEMBRAVA COMO HAVIA FEITO AQUELA CONFUSÃO NOS TEARES. RUMOU EM DIREÇÃO A JUNDIAÍ MAS NÃO CONSEGUIU ENCONTRÁ-LOS.
CHEGADO O DIA, SR. JEANS, CHEGOU A TECELAGEM E NÃO ENCONTROU O TECIDO DIRIGINDO-SE A SAÍDA. SEU GORGURÃO IMPLOROU POR MAIS UMA SEMANA E ELE CEDEU.
D. CHITA ESTAVA EM CASA QUANDO ABRIU A PORTA LÁ ESTAVAM SR MANUEL E ZÉ MARIA, ELES CONTARAM DA NOVA VIDA NO SÍTIO E TOMARAM CAFÉ JUNTOS. ELA SE LEMBROU QUE SR. GORGURÃO ESTAVA A PROCURA DELES E FORAM OS TRÊS ATÉ A FÁBRICA.
LEVARAM ZÉ MARIA ATÉ OS TEARES E PEDIRAM QUE TENTASSE SE LEMBRAR O QUE TINHA FEITO AQUELE DIA. ELE TENTOU, MAS SAIU OUTRO TECIDO DIFERENTE QUE NUNCA HAVIAM VISTO.
SR.GORGURÃO FICOU MUITO ABATIDO, NEM DORMIR CONSEGUIA. O PRAZO EXPIROU E O SR. JEANS VEIO PROCURÁ-LO NA TECELAGEM. ELE ENTÃO EXPLICOU QUE NÃO CONSEGUIRAM PRODUZIR AQUELE TECIDO E EM MEIO A BAGUNÇA QUE ESTAVA NA SALA DO SR GORGURÃO SR. JEANS AVISTOU UM OUTRO TECIDO E PEDIU QUE FIZESSEM MAIS DAQUELE. O TECIDO ERA AQUELE QUE ZÉ MARIA TINHA TECIDO.
SR. GORGURÃO FOI ATÉ O SÍTIO PEDIR QUE SR FAZENDA VOLTASSE COM SUA FAMÍLIA À FÁBRICA E OFERECEU TRIPLICAR SEU SALÁRIO. ELE RESPONDEU QUE NÃO VOLTARIA A CIDADE PORQUE TEM CERTAS COISAS QUE O DINEHIRO NÃO COMPRA. A QUALIDADE DE VIDA QUE ELES TINHAM LÁ ERA MAIOR, ESTAVAM BEM MAIS FELIZES.
FOI A VEZ DE D. CHITA RESPONDER QUE ESTAVA MUITO FELIZ FAZENDO DOCES E TORTAS PARA UMA FEIRA, E NÃO VOLTARIA A TRABALHAR NA TECELAGEM.
NOVAMENTE SR. GORGURÃO CONVOCOU TODOS PARA UMA REUNIÃO E FICARAM TENTANDO DESCOBRIR UM MODO DE PRODUZIR AQUELE TECIDO.


comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR