Dois sonhos

Dois sonhos Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Dois Sonhos

Arsenio Meira 15/06/2013

DRAMA, COMÉDIA, LIRISMO...DOSTOIÉVSKI. SEMPRE ELE. ÚNICO.

"Dois sonhos" traz a novela "O sonho do titio" e uma espécie de crônica, ou folhetim de acordo com a tradução de Paulo Bezerra, intitulada "Sonhos de Petersburgo em verso e prosa.

"O sonho de titio" é um escracho. A comédia é a ferramenta do escritor para expor a decadência acelerada da aristocracia russa em sua época. Os personagens principais são um velho príncipe completamente gagá e Maria Alieksandróvna, a maior fofoqueira da cidade de Mordássov, quiçá do mundo. Maria quer porque quer casar sua filha, a bonitona Zina com o príncipe, mesmo contra a vontade da moça.

Zina é a única personagem decente e nobre da trama cheia de quiproquós, mas acaba jogando o jogo do jeito que ele é jogado.

Dostoievski é implacável. É provável que sua capacidade de observação dos seus contemporâneos tenha determinado essa característica.

Essa personagem protagoniza uma sequência de intensa carga dramática, a agonia e morte do rapaz por quem era apaixonado, o que quebra completamente o ritmo da novela ao intercalar drama logo após os trechos mais engraçados da comédia. Ser capaz de articular gêneros narrativos tão diferentes - sem perder o fio da meada - é coisa para gênio.

O mais importante é que não é apenas a linguagem ou a estética dos grandes romances escritos nas duas décadas seguintes, já presentes nas novelas curtas. A inquietação do escritor diante das repercussões no ser humano, das grandes mudanças econômicas e sociais em curso na Rússia do século XIX, é a principal “marca” de Dostoievski nesses escritos mais breves.

Para encerrar, também vale muito a pena a crônica/folhetim sobre a vida intelectual de São Petersburgo, foco do texto que completa o volume e escrita para uma revista editada pelo seu irmão Mikhail. O leitor do século XXI, um pouco mais crítico e insatisfeito com as futilidades e repetições de jornais, revistas, portais na internet, irá identificar em Dostoievski um porta-voz quando ele diz:

“o mais lamentável é que eles de fato imaginam que se trata de novidades. A gente pega um jornal, não tem vontade de ler: em toda parte é a mesma coisa…”
Gilmar 22/02/2014minha estante
Gostei! Sua resenha é inteligente.

Arsenio Meira 22/02/2014minha estante
Obrigado, Gilmar.
Abraços do
Arsenio

joaoggur 02/09/2023

A poesia de meus devaneios.
Neste volume da Editora 34, são condensados duas novelas de Fiodor Dostoiévski.

Em O SONHO DO TITIO, acompanhamos uma socialite da russa do século XIX, que ao receber um velho amigo em sua casa, um príncipe abastado e excêntrico, percebe que seu conhecido está completamente louco. E, na iminência de sua falência, decide casar sua filha, Zina, com o seu rico amigo. Simultaneamente, Zina precisa lidar com um amor mal-resolvido à um homem doente, tal qual desprezar o apaixonado Mozglyakov, sobrinho do príncipe, que deseja casar-se com ela. A obra tem uma infinidade de diálogos, alguns mais ?inuteis? e outros até cômicos. Não é a melhor história do mundo, mas as cenas ?novelescas?, quase que em um estilo tragi-cômico, faz a leitura valer. Como a maioria de trabalhos do autor, há uma alfinetada velada e implícita na pequena burguesia russa do século XIX.

Já SONHO DE PETERSBURGO EM VERSO E PROSA é narrado por um folhetinista, que despreza seu próprio emprego, fazendo uma crítica ao cenário de escritores da época. A narrativa mistura fluxo de consciência com devaneios, tal como um sonho (e, como os sonhos, a narrativa é confusa). O narrador, que não fala seu nome, deixa a entender que é o próprio Dostoiévski; isto é sensacional. Adentramos não só na cabeça do personagem, mas também do escritor.

Particularmente gostei mais de O Sonho do Titio, mas ambas as novelas são incríveis. Vale a leitura.

Claudia.livros 10/09/2023

** O sonho do titio

Mais um Dostoiévski saboreado por este perfil ?

História engraçada e repleta de reviravoltas, Dostô nos entrega personagens incríveis e um narrador muito espirituoso.

O Sonho do Titio é um novelão, com muita fofoca, maledicência, mulheres estouradas e gritonas, cenas divertidas (embora tenha uma história por trás um tanto triste envolvendo Zina) e tudo se resolveu de maneira muito melhor do que eu imaginava. Como foi bom ser surpreendida no final!

Ahhh eu queria uma continuação ?

** Sonhos de Petersburgo

Um texto interessante, com um narrador que parece ser o próprio Dostoiévski.

Esse narrador é um folhetinista. Na Rússia, na época de Dostoiévski, era comum a publicação de textos (romances, contos, novelas, etc) em folhetins e este nosso folhetinista faz uma crítica à sua profissão e ao cenário literário de sua época.

Além disso, sai para caminhar por São Petersburgo e continua a nos contar alguns sonhos que teve, devaneios e mistura tudo isso às histórias que aconteceram com ele ou com alguém conhecido. Há dramas e Dostô mostra a preocupação de sempre com os mais vulneráveisda sociedade, sejam pobres, crianças ou pessoas com transtornos mentais. E ele sempre se preocupa com as crianças...

É importante ler devagar, com calma, para não se perder.
Em alguns trechos é bastante confuso.

É um texto ótimo para conhecermos um pouco mais Dostoiévski e o contexto de sua época. Muito bom!

Catiucha.Melina 30/05/2021

Dois textos q se reúnem neste livro, o primeiro tem uma veia hilária, engraçada e irônica e o segundo reúne uma crítica ao sistema... Vale a pena

Nataly 27/11/2016

Humor e crítica social
"O sonho do titio" é uma obra divertida e de leitura agradável em que Dostoiévski, mais uma vez, faz suas críticas a sociedade da época. Com o subtítulo de “Crônicas de Mordassov”, narra a ascensão e queda de Mária Alieksándrovna, que cria uma complicada trama com o intuito de casar sua filha Zina com o príncipe K, um homem rico e a beira da morte. A história nos prende, impulsionados pela leveza e humor com que Dostoiévski conduz a narração, se colocando presente enquanto narrador.

"Sonhos de Petersburgo em verso e prosa" é uma boa leitura para conhecer um pouco mais a sociedade da época, segundo a visão de Dostoiévski, mas requer certo conhecimento histórico e localização no tempo.

Os dois escritos casam na temática, proporcionando ao leitor de Dostoiévski novas experiências, com a mesmas marcas que o caracterizam, como a crítica social aos costumes da época, de maneira bem humorada, e a capacidade de nos fazer refletir até mesmo com as mais singelas histórias.

Romeu Felix 01/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
A obra é composta por dois contos: "O Sonho do Titio" e "Sonhos de Petersburgo em verso e prosa". No primeiro, acompanhamos as reflexões do tio do narrador sobre a vida e a morte, a felicidade e a infelicidade, e sobre o que é realmente importante na existência humana. No segundo, o autor apresenta uma coletânea de sonhos, que vão desde o realismo até o onírico, em que os personagens são levados a experiências que vão do humor ao terror.

Comentário:
Os dois contos presentes neste livro apresentam um Dostoiévski menos conhecido pelos leitores, que não estão acostumados com a sua produção de contos. Apesar disso, ambos possuem a marca do autor, que é capaz de apresentar reflexões profundas sobre a condição humana, mesmo em narrativas curtas. "O Sonho do Titio" é uma meditação sobre a vida e a morte, enquanto "Sonhos de Petersburgo em verso e prosa" é um exercício de imaginação que nos permite refletir sobre a realidade de forma mais ampla. Em ambos, a linguagem do autor é refinada, o que torna a leitura bastante agradável.

Indicação:
A obra é indicada para aqueles que desejam conhecer uma faceta menos conhecida de Dostoiévski, que é a produção de contos. Além disso, é uma boa opção para quem deseja refletir sobre a condição humana e sobre o que é realmente importante na vida.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Adriana1161 29/03/2020

So-nho, hum!
Esse livro foi escrito antes da abolição dos servos na Rússia.
Havia circulação de de ideias europeias, e uma aristocracia decadente, na verdade, decadência da nobreza ocidentalista.
A primeira história, O sonho do Titio, tem um narrador, que fala em primeira pessoa, e que aparentemente não faz parte da história, apesar de saber de tudo!
É uma história divertida, diferente dos outros livros até agora lidos em ordem cronológica. Como sempre, em cada livro parece ser um autor diferente.
É quase uma novela, tem um ar de peça teatral.
Personagens conversando com seus pensamentos, personagem principal ardilosa, ladina; e o príncipe, mulherengo, um Casanova!
É uma obra pós romântica.
Comparação com Napoleão, tema presente sempre na literatura russa, um anseio de dominação sem punição.
Já na segunda parte do livro, Sonhos de Petesburgo, o autor explica o ofício de folhetinista, a dificuldade de imaginar histórias originais quando todos falam do mesmo assunto.
Fala de São Petesburgo e faz referências a personagens de Gogol e de outros escritores.
Aborda a crônica de província, com um narrador local provinciano, sendo um pouco autobiográfico, quem ri de si mesmo, pode rir de qualquer um. Reforça a importância do folhetim, que nessa época era importante para o seu sustento.
Essa segunda parte fica um pouco fora de contexto e tb foge um pouco da ordem cronológica, pq na verdade foi escrita depois da Aldeia de Stepántchikovo, que será o próximo livro que lerei para o projeto #dostôesselindo do @lidolendo, sempre com a maravilhosa aula da professora @ratoledo

Leb 25/11/2020

Neste livro é narrado as artimanhas de Maria Alexandrovna para conseguir um casamento para sua filha com um velho príncipe que chega na cidade. Muitas intrigas e confusões, além de diferentes pontos de vista estão presentes nessas histórias russas do século XIX.

Rafael1082 07/10/2023

Comme il fault!
Um dos livros mais divertidos que eu já li, em os sonhos do Titio Dostoiévski aborda tão bem o absurdo da vida, a aristocracia e a vida em província que chega a ser cômico, o jogo de interesses e a manutenção do status é uma realidade não só da sociedade Russa do século XIX mas também da atual, achei interessante modo como os personagens usam muitas expressões em francês, talvez um modo de parecerem mais cultos e refinados, assim como hoje usamos muitos termos em inglês apenas com o mesmo fim. Já em Sonhos de Petesburgo sai a comédia e entra em olhar completamente absurdo sobre a vida e sobre o dinheiro, talvez um olhar atento de Dostoiévski sobre a sua própria sociedade

Karina Paidosz 18/02/2023

Aqui na leitura cronológica lendo Dostoiévski, descobrindo um pouco mais do que seus livros mais famosos e falados. Esses por enquanto ficam num quesito mediano ao meu ponto de vista.
O sonho do Titio mais divertido e novelão, enquanto o sonho de Petesburgo em verso e prosa discorrendo um pouco da pobreza e sonhos, parafraseando alguns versos.

Nas notas é possível perceber que Dostoiévski usou muitas referências de Nicolai Gógol nessas duas obras.
O qual já fiquei curiosa pra conhecer esse escritor.

Alana 11/09/2021

"Dois sonhos? reúne duas narrativas: a primeira ?O Sonho de Titio?; a segunda ?Sonhos de Petersburgo em Verso e Prosa?. Tratam-se, segundo Paulo Bezerra, do ressurgimento de Dostoiévski após seu exílio de 10 anos na Sibéria. ?O sonho de Titio? é uma obra com tom humorístico e um toque de drama. Já ?Sonhos de ?Petersburgo em Verso e Prosa? analisa criticamente o conteúdo dos folhetins de Petersburgo, e possui reflexões muito interessante.
É uma obra mais leve e fluída que merece sua atenção.

?Que vantagem eu teria em ser hipócrita?? (p.42-43)

?[...] alegar objetivos nobres para justificar baixezas que só se cometem por egoísmo ? tudo isso é uma hipocrisia que não conseguiu me enganar.? (p.70)

?Não é possível reconhecer tudo, todas as ciências do mundo! Não é possível saber fazer tudo. Shakespeare foi um grande poeta, mas não se atreveria a construir a basílica de Pedro em Roma.? (p.219)

?É honrado e já pensa, porque a infelicidade ensina a pensar, às vezes até cedo demais. [...] A pobreza sempre é uma exclusão.? (p.209)

Gabriel 24/04/2021

Divertidíssimo
A obra conta com duas narrativas: O Sonho do Titio e Sonhos de Petesburgo em Verso e Prosa.

Em Sonhos de Petesburgo, Dostoiévski se torna um folhetinista que divaga através de alguns fatos do ramo literário da Rússia em sua época. Um tanto difícil de acompanhar apesar das notas de rodapé.

Em o Sonho de Titio, o autor narra uma trama absolutamente fenomenal. A saga de uma mãe para arranjar o casamento de sua filha com um príncipe. Da maneira com que foi escrita e/ou traduzida, a história flui de maneira sem igual. Me peguei gargalhando em diversos momentos em função das conversas e comentários das personagens e narrador, que vão longe no absurdo da ironia e chacota. Divertidíssimo, muito bem escrito e amarrado. Dostoiévski me surpreendeu incrivelmente com sua flexibilidade de escrita com essa obra que toma todo o brilho de Dois Sonhos pra si.

Recomendadíssimo!

Otavio Contente 02/01/2021

Um texto com vários gêneros
Em "O sonho do Titio" temos uma comédia com traços certeiros de críticas sociais às classes dominantes da época. Nada distante dos dias atuais, se pudéssemos acompanhar a vida e as reunião dos poderosos do nossa sociedade atual, com certeza veríamos pessoas movidas pelos interesses fazendo uso de atuações, manipulações, intrigas, mentiras e acusações. Atitudes estas que tecem o enredo do texto. Atenção à fluidez com que o autor transita para o drama ao final do texto.
Em "Sonhos de Petersburgo em verso e prosa" temos também uma crítica social, desta vez de certa forma às formas de entretenimento. Se trouxemos tal reflexão para os dias atuais veremos as formas dos programas de TV de sucesso se repetindo exaustivamente nas emissoras e com conteúdo muitas vezes rasteiro. Maravilhosa referência à personagem de "O capote" de Gogol levando a outra crítica social e a uma reflexão do quanto nos esquecemos de nossas origens e/ou momentos difíceis quando a situação se modifica para melhor.

Julio.Argibay 04/01/2021

Dama de ferro
O nome dela é Mária Alieksándrovna, uma mulher forte, como a maioria retratada pelo autor. Ela é fuxiqueira, muito rica e possui muita personalidade, porém seu marido Afanassi Matvêitch quando abre a boca não parece merecera. Ela possui uma filha, Zinaida, uma beldade, ainda solteira. Todos vivem em Mordassov. Tenho uma dificuldade em resumir as obras de Dostoievsk. A quantidade de informações é bem grande. Então, vamos começar falando sobre a visita do príncipe K na casa de Mária. Antes sobre a vida do jovem. Pronto dei uma lidinha. Cara, o autor escreve bem demais, eh impressionante. Estou no 15º livro dele e fico boquiaberto. A forma como ele tá contanto a estória, parece que Machado, falando diretamente com o leitor, convidando-o. Voltemos ao príncipe, o bichinho está decrépito, parte postiço, olho, peruca, perca. Ganhou uma herança e se isolou, próximo a cidade, de Petersburgo veio como a Sra Stiepanida Matvêievna, que cuida da fazenda com mão de ferro e não sai de perto dele. Voltamos a casa de Maria, ela tem uma parenta distante, jovem, bonita e esperta, morando com ela e um jovem Pável Alieksándrovitcha, que veio trazer o príncipe e interessado em Zina. Bom apresentados os personagens, aguardaremos a virada do 2º ato. Será a hospedagem o príncipe? Na cidade só fala-se nisso. Já na casa de Maria, eles conversam e percebem que o príncipe está já senil e Pavel se diverte com isso. Vamos logo contar os planos de Maria, que é casar sua filha com príncipe já prevendo sua morte certa, mesmo para a tristeza de Zina e de seu pretendente Pavel. Porém acredito que não será fácil pois ela tem adversários muito fortes, como sua inimiga Natália Dmítrievna e sua parenta Nastácia, que mora na sua própria casa. Os plano até o momento está dando certo, o príncipe engoliu a isca. Mas temos um probleminha Pavel. Pronto os planos de Maria já estão, amarradinhos e Pavel já está sob controle, foi convencido. Será que vai dá tudo certo? O velho Dostoievsk, realmente é um mestre. Seguindo seu plano ela vai buscar o pateta, digo marido, que estava no campo. Reviravoltas, Pavel apronta e as inimigas de Maria invadem a casa dela para bisbilhotarem os acontecimentos, um dedo ai de Nastacia, a prima. Vão botar tudo a perder? O bicho tá pegando fogo no salão de nossa heroína. A vea se ferrou. Após esse evento desastroso cada personagem segue seu rumo. Vida que segue.