Aonde quer que eu vá

Aonde quer que eu vá Cynthia França

Resenhas - Aonde quer que eu vá

Alice 09/04/2022

"E o amor? Às vezes, ele está no meio disso tudo, lutando para não se afogar."
Amo romances em que o tempo faz com que tudo dê certo, Cynthia não erra nunca.

Ju 27/06/2013

Aonde quer que eu vá
Aonde quer que eu vá me conquistou antes de chegar às minhas mãos. No momento em que a Cynthia me contou que tinha um segundo livro, eu já fiquei louca por ele. Aí fui procurar no skoob e descobri que, além de ter o título inspirado por uma música linda dos Paralamas, a capa ainda tinha um disco de vinil estampado nela. Perdoem-me as pessoas bem novinhas que não sabem o que é isso, rs, mas as pessoas idosas como eu não têm como não amar as recordações que isso traz! =)

Aliás, o livro como um todo foi um prato cheio de recordações para mim. Como mineira de BH, que ama sua cidade natal, pude meio que me teletransportar para muitos lugares queridos. Sou apaixonada por São Paulo também. Mas, como dizem por aí: a gente sai de Minas, mas Minas não sai da gente. A mais pura verdade.

A autora nos apresenta Milena. Uma garota que, apesar de ter perdido a mãe aos 5 anos de idade e de ter um pai bastante controlador, desde bem nova já era uma pessoa independente e decidida (não que ela tomasse as decisões certas). No início do livro eu gostei bastante dela. Até que ela teve uma atitude que eu achei um tanto quanto idiota. Mas tive que relevar, afinal, ela era apenas uma adolescente confusa e deslumbrada de 17 anos, que achou que a cabeça devia valer mais que o coração. Acreditava com toda a sua alma que estava fazendo a coisa certa.

"Sempre identifiquei com clareza o que não queria para mim, mas não o que, de fato, queria."

Vários anos se passam. E Milena se depara com mais uma escolha que pode redefinir os rumos de sua vida. Será que ela vai conseguir tomar a melhor decisão? Não é sempre que a vida oferece segundas chances...

"O que é mais fácil nem sempre nos faz feliz."

Não sei bem como definir o livro. A narrativa é densa, mas tranquila. Milena cresce muito no decorrer da história, vive uma transformação que encara de frente. Consegue deixar de ser completamente impulsiva, sem perder nada de sua espontaneidade. Fiquei feliz por ela.

"Me perguntei se aquela era a vida que eu tinha sonhado para mim, se estava à vontade com ela. Não soube responder. Uma coisa, no entanto, estava clara: ao longo dos anos, me fragmentei, abri mão de coisas importantes para mim. Era hora de ajustar contas comigo mesma."

A história é muito bonita, sem momentos altamente desesperadores. As pessoas aceitam que, às vezes, não tem muito o que ser feito. Entendem que, com o passar do tempo e com uma reflexão verdadeira sobre suas vidas, as coisas ficarão bem.

"Eu precisava me manter fiel aos meus conceitos. Eles não poderiam deixar de ser os meus guias, não importava a extensão dos acontecimentos ou a dor da mágoa."

É muito legal ver como as personagens respeitam umas às outras. Há momentos em que se revoltam com as atitudes de outras pessoas, claro, mas isso sempre é superado. Cynthia nos passa uma mensagem muito linda, de que não é porque algo aparentemente tem todas as características da perfeição, que vai nos fazer bem e trazer felicidade às nossas vidas.

Eu me torno cada vez mais fã da autora. Se vocês não viram, esse é o link da resenha do primeiro livro dela, Por Linhas Tortas. Espero que venham muitos outros!

"- Ninguém sabe exatamente o que está se passando na mente e no coração do outro. E não deve mesmo saber. Existe um espaço que não pode ser compartilhado. Quando namoramos ou nos casamos com alguém, não nos fundimos a ele. Fernando pessoa foi sábio quando afirmou que "para viver a dois, antes, é necessário ser um". Precisamos manter nossa individualidade e porções de nossa intimidade. Isso é essencial."

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/06/resenha-aonde-quer-que-eu-va.html
Duh 27/06/2013minha estante
Muito legal, o título do livro ter inspiração em uma música, e sobre o vinil, apesar de ser novo, cheguei a conhecê-los, apesar de nunca tê-los ouvido. Adorei a resenha XD

Manuella_3 28/06/2013minha estante
Adoro um 'bolachão', como os artistas chamam os vinis! Tive muitos LPs e essa capa ficou show! Certamente chamaria minha atenção!
Gostei da reflexão que o livro pode trazer. Adoro entrar na cabeça e no coração das personagens.
É um livro que quero, sim!

Juh 28/06/2013minha estante
Nossa Ju eu tô passando a amar a Cynthia França. rsrsr Culpa sua! HAHAH! Mas nossa eu tô louca p/ ler o livro por linhas tortas e agora tem mais esse que entrou pra minha enorme lista, tô pensando em compra-los e passá-los na frente. rsrsrsrs!! Amooo livros reflexivos, tbm amei essa capa, ficou bem o estilo da música que inspirou o livro. Cyntia está de parabéns, é tdooo perfeito!! Parabéns pela resenha JU!

Wal @fantasiandopaginas 28/06/2013minha estante
Não tive a oportunidade de ler nada da autora ainda, mas agora fiquei curiosa por seus livros, achei interessante sua escrita, gosto de livros que me fazem pensar.

Thais 29/06/2013minha estante
Que lindo!! Que capa bonita, que história sensível e maravilhosa. Adorei. Farei questão de ler

Adriane Rod 30/06/2013minha estante
É gostoso ler livros de escritores que nos agrada muito, né? Parece que o livro fica mais interessante.

Eu tenho que dizer que não conhecia a autora e que eu a conheci pelo seu blog, assim, nunca li nada dela; mas gostei das suas duas resenhas e me interessei pelos livros.

E eu amoooo essa música do Paralamas.

;)

Lua 01/07/2013minha estante
PARAAAAAAAAAAA, QUE CAPA MAGNIFICA, APAIXONADA. E o titulo é inspirado numa musica do Paralamas?! Que PERFEITO
Pronto, estou calma agora rs. Ju, me esclaresse uma dúvida? Milena, tem 17 anos e é casada? não entendi bem essa parte. =D Enfim, adorei o tema da estória, bom espero que a autora continue nesse gênero literário, parece que nos agrada bastante.

ótima resenha beijos!

Thaís 01/07/2013minha estante
Oiii Ju!! Ammeeeiii o livro!! que capa magnifica, linda!! kkk achei super legal o livro ser inspirado por uma musica dos Paralamas! Adorei essa frase (ainda bem que posso usa-la) "A gente sai de Minas, mas Minas não sai da gente" não sou de BH mas sou mineirinha do interior ;)

Roberta 01/07/2013minha estante
A capa realmente é linda, parece ser um livro escrito para fazer-nos refletir, gosto disso. Bjs

Ana Lopes 04/07/2013minha estante
Achei a capa bem bacana , mas não compraria o livro só por ela , os quotes são muito bons , mas novamente , não me deixaram com aquela vontade de ler sabe , e eu preciso disso , quando se trata de comprar um livro , eu tenho que namorar ele primeiro pra depois, enfim , casar kkkkk ;)

Thay Ribeiro 06/07/2013minha estante
Gostei muito da resenha!!Estou bem curiosa para acompanhar o crescimento da personagem!

Michelli Prado 07/08/2013minha estante
Ainda não conhecia essa autora, mas vou pesquisar!
É sempre bom conhecer um novo nome do cenário literário nacional!E sua resenha me deixou bem curiosa.
Beijos

Sergio Carmach 05/03/2013

A Cynthia ganhou minha admiração após eu ler seu primeiro livro, Por Linhas Tortas, que, apesar de trazer uma literatura mais voltada para o público feminino e diferente dos textos que estou acostumado a ler, conseguiu me encantar pela beleza e sensibilidade da história. Aonde Quer Que Eu Vá carrega essas mesmas características e, em linhas gerais, traz um enredo com uma proposta semelhante: uma jovem mulher em busca da felicidade no amor. Destaque-se a excelência da publicação. A Editora Asa de Papel fez um trabalho primoroso, da diagramação à capa, com especial destaque para a extraordinária revisão, algo raro de se encontrar fora das grandes editoras. Um belíssimo livro em todos os sentidos!

Luzia Barbosa 05/03/2013

Uma leitura especial
Aonde Quer Que Eu Vá é uma obra sensível, bela, cativante e, além de tudo isso, sutilmente culta (o texto é permeado por menções a livros clássicos, músicas, quadros, lugares históricos). O livro trata de situações contemporâneas, possíveis de serem vivenciadas por qualquer pessoa. Fala sobre fidelidade, casamento, busca pela felicidade e realização pessoal e profissional, mostrando como as escolhas feitas na juventude, com base em critérios como aparência e impulso, podem ser frágeis. A autora conduz a narrativa de forma simples e direta, o que dá ao leitor a agradável impressão de a história estar sendo contada por uma amiga, fazendo-o torcer pela felicidade dos personagens.

Além do estilo que aproxima o leitor da narrativa e de uma proposta despretensiosa, o que só aumenta seu valor, o livro traz diversas outras características positivas. Uma bem marcante é o uso de flashbacks para explicar o presente (como o encontro da personagem principal com o homem que poderia ter sido seu marido, o momento em que ela enfrenta seu pai para dizer que seu casamento acabou, os trechos que refletem seus pensamentos), conferindo uma dinâmica especial à trama.

Embora isso não afete a qualidade do texto como um todo, a história perde um pouco do pique e de sua força a partir do reencontro de Milena - após ser traída pelo marido - com o primeiro namorado. Talvez a autora, nessa parte, pudesse ter se aprofundado mais nos sentimentos dos envolvidos na trama. O ex soa bonzinho demais, o que o torna ao mesmo tempo agradável e pouco real. Embora toda mulher queira um homem assim, ele poderia ser menos fictício, menos príncipe encantado.

No geral, posso dizer que adorei o livro e que o daria de presente a qualquer amiga. Aonde Quer Que Eu Vá é uma leitura delicada, que faz o tempo voar sem percebermos. Estamos aguardando ansiosos o lançamento do terceiro livro da Cynthia, esperando que ela continue a encantar os leitores com suas histórias lindas e cheias de momentos que nos fazem pensar sobre nossas próprias vidas. Não deixem de conferir! Vale muito a pena!

cotonho72 17/01/2013

Muito bom!!!!!
Nesse livro somos levados a história de Milena Ferrara, que é dona de uma grife infantil, mãe de duas meninas e esposa de Heitor.
A história de Milena e Heitor é um pouco confusa, pois ela namorava com Marcelo, um rapaz que conheceu quando tinha 16 anos e teve um relacionamento de 1 (um) ano e 8 (oito) meses. Certo dia, ainda namorando com ele, ela resolve viajar para Prado com sua irmã, a fim de aproveitar suas ultimas férias de verão antes do vestibular, onde inesperadamente conhece Heitor Ravasco.
Heitor era um jovem que estudava medicina e encantou Milena por sua beleza e simpatia. Após a convivência de alguns dias, Milena percebe que havia criado um sentimento por Heitor e assim que reencontra Marcelo termina o relacionamento.
Heitor corresponde aos sentimentos de Milene e após algum período casam-se. Do casamento vieram duas filhas e a família levava uma vida rotineira, na qual Heitor, que já era neurocirurgião, trabalhava excessivamente.
Todavia, para sua surpresa Milena recebe a visita de Florença e a vida rotineira da família transforma-se.
Em razão disso Milena sai de casa, passa por diversas experiências, pensamentos e sentimentos e determinado dia reencontra Marcelo. Naquele momento de conflito interior percebe que ainda tem um sentimento por ele.
A partir de então ela começa a se questionar sobre o que está sentindo e ao mesmo tempo se pergunta se a escolha feita no passado estava realmente correta.
A história é leve, possuí uma linguagem fácil e a leitura flui muito bem.
A autora Cynthia França consegue nesse romance nos entreter com uma história cheia de conflitos emocionais, experiências e questionamentos sobre a vida, com o objetivo de refletirmos sobre o que nossas escolhas podem acarretar ao nosso futuro e a nossa felicidade, um livro que recomendo.

Aione 09/01/2013

Como iniciei 2012 lendo Por Linhas Tortas, primeira publicação de Cynthia França, fiz questão de encerrá-lo com Aonde Quer Que Eu Vá, último lançamento da autora.
Uma das coisas que mais havia me impressionado em meu primeiro contato com a escrita de Cynthia foi a fluidez de sua narrativa e, novamente, ela se fez presente. Desde o início, as páginas lidas se multiplicam e, quando me dei conta, já havia passado da metade do livro.
Assim, não foi difícil me envolver com a história de Milena. Ainda, outro ponto que muito me agradou foi o fato de diversos momentos da história serem introspectivos, narrando as emoções e pensamentos da protagonista. Somos convidados a conhecer suas dúvidas, temores, enfim, seu mundo particular, aquele que todos nós temos e que nem sempre compartilhamos com os outros.
A história, inicialmente, não é narrada de forma linear. Regressos ao passado de Milena se fazem necessários e contribuem para a criação de vínculos com as personagens e a história, de um modo geral. Mesmo não sendo linear, o livro não se torna confuso.
Milena não me agradou 100% da história. Esse, talvez, tenha sido um dos motivos para que o livro não tenha me cativado tanto quanto Por Linhas Tortas. Também, esse não me emocionou como o primeiro, que me fez derrubar lágrimas por toda a leitura e pelos mais diversos motivos. De qualquer forma, isso não significa que eu tenha desgostado de Aonde Quer Que Eu Vá e nem ao menos que os livros devam ser comparados, já que são completamente diferentes. Porém, tenho a mania de comparar diferentes obras de um mesmo autor, mesmo que eu não deva fazer isso.
O livro, como o próprio nome e capa indicam, tem uma importante trilha sonora, a qual contribui para tornar a leitura ainda mais agradável e certos momentos ainda mais envolventes: as músicas intensificam as cenas descritas.
Um comentário que eu gostaria de fazer é que Aonde Quer Que Eu Vá me lembrou dos livros de Emily Giffin, principalmente por conta dos momentos introspectivos. Costumo dizer que, por conta das temáticas abordadas em seus livros, a autora aparenta me transmite a sensação de ser uma excelente pessoa para se conversar sobre relacionamentos, independentemente de quais forem. Esse me passou a mesma sensação sobre Cynthia.
Aonde Quer Que Eu Vá será um daqueles livros que, quando eu encontrar por ai ou vê-lo em minha estante, ficarei com aquele sentimento de nostalgia. Para os interessados em um bom romance, narrado de maneira leve, fluida e gostosa de ser lido, não deixe de conhecer o trabalho de Cynthia França. Garanto que valerá a pena.