Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Vanessa 05/03/2024minha estante
Amiga vc foi boazinha na nota ? depois daquela parte em que a Fanny visita a família não consegui ter mais nenhuma simpatia por ela.

Michela Wakami 06/03/2024minha estante
Amiga, eu caí de paixão pela Fanny!??

Danielle535 29/02/2024

Dinheiro = Bons Modos ?
Mansfield Park é um livro surpreendente, apesar que me decepcionou um pouco por ser o menos romântico da Jane Austen, é uma história mais focada sobre a moral dos personagens, e como o status de uma família não significa que seus princípios sejam bem formados. Para ser sincera, eu acho Fanny uma protagonista um pouco chata (as vezes ela tem princípios demais, fazer bagunça na casa do tio não é o fim do mundo), mas discordo de algumas resenhas que eu li daqui sobre ela ser “submissa e mansa” demais, uma interpretação ruim sobre a personagem, pois ela é apenas introvertido, ainda mais que é visto que ela é apegada a sua moral a ponto de ninguém conseguir persuadi-la a fazer coisas que não considera corretas, de fato a protagonista mais resistente da Jane, ela é tão resistente que até eu como leitora (Case com esse rapaz Fanny ele é rico !!) tenho vontade de martelar a cabeça dela. Mas por ser sobre ações e dramas familiares no qual Fanny é praticamente só telespectadora, ele acaba sendo mais monótono do que os outros livros, até mais que Emma que é um mormaço. É um bom clássico, mas saiba que ele é o mais cansativo.

Jackson 26/02/2024

Temos mais um romance com uma pitada de crítica aos costumes da época, agora direcionado aos romances góticos que tanto enchiam de 'caraminholas' a cabeça das donzelas. E com nossa protagonista não é diferente. Depois que conhece Mansfield Park, começa a dar asas a sua imaginação e nem percebe que está sendo manipulada pela própria amiga, que busca se casar justamente com seu pretendente.
mymyyy 20/03/2024minha estante
poxa amg, que spoiler do caramba...

beatriz 22/02/2024

"I was quiet, but i was not blind"
Mansfield Park atualmente ocupa o último lugar na minha lista de lidos entre os livros de Jane Austen.
E eu sinto em dizer isso porque no início da leitura eu estava realmente apreciando a história, e estava curiosa sobre o desenrolar dos acontecimentos e desenvolvimento dos personagens e seus arcos.

Entretanto, em dado momento o livro foi se tornando cada vez mais enfadonho, os personagens irritantes, e os acontecimentos sucedidos davam a impressão de não estarem indo a lugar algum. A história deu um pequeno salto com a partida das irmãs Bertram e o reforço na participação da Fanny nas ocorrências, mas devo confessar que a essa altura o meu interesse como um todo já estava por um fio.

Não fui capaz de criar laços com nenhum dos personagens, principalmente com a nossa protagonista... No início, eu realmente senti por ela certa empatia em decorrência do modo como ela era tratada por todos da família, e esperava acompanha-la em sua evolução e torcer por um desfecho digno para sua trajetória. Contudo, foi difícil manter essa opinião quando a Fanny se mostrou uma personagem totalmente sem carisma, audácia e confiança.
Por mais que ela tivesse fortes princípios e opiniões, ela nunca era capaz de pronuncia-las em voz alta, o que acabava tornando-a uma pessoa vulnerável e complacente.
E a verdade é que eu consigo compreender os motivos por trás de sua personalidade, mas isso não a torna uma personagem fácil de gostar. Por mais que ela seja a descrição perfeita de uma boa moça para aquela época, em seu interior ainda é humana, e isso é evidenciado inúmeras vezes em seus pensamentos, que em alguns momentos chegam até a ser hipócritas e com motivos nem tão nobres por trás (como as opiniões dela sobre a Srt. Crawford, que apesar de terem se comprovado como corretas eram motivadas por ciúme).

E é claro que o desfecho do romance foi a parte mais decepcionante para mim. Talvez se não tivesse sido tudo descrito tão rapidamente ou se houvesse um desenvolvimento melhor das mudanças de sentimentos entre os personagens então as coisas teriam se encaixado melhor? Não tenho certeza. Fanny e Edmund não me convenceram como casal, penso que teria sido bem mais interessante para história se a Jane tivesse trabalhado o caráter de Henry Crawford e seu relacionamento com a Fanny de forma diferente (mas já percebi que ela adora escrever em seus livros um plot twist onde o bom moço se mostra um cretino).

Mini Bittar 16/02/2024

Último livro da Jane Austen que eu tinha para ler, esse tem uma pegada diferente dos demais pois foca mais na sociedade do que no romance da protagonista em si. Eu adoro a Fanny e queria que o desenvolvimento dela tivesse sido melhor, as fofocas da cidade se sobressaíram pelo livro mas não deixou de ser interessante quando pega o tranco.

Tamires 04/02/2024

Jane Austen né, mores...
Fanny foi enviada pela mãe para ser criada pela tia rica. Porém, ela não era tratada como seus primos. Recebeu boa educação sim, mas sempre foi vista como inferior por todos, menos por seu primo Edmond.
Mas até o Edmond começa a deixar a pobre de lado quando se apaixona por uma garota sem um pingo de noção.
Aliás, noção é um negócio que ninguém ali tem, só a Fanny
Ela é uma garota de 18 anos com uma mentalidade madura, com habilidade de ler o caráter alheio como ninguém. No final, a gente vê que todas as suas opiniões estavam corretas.

Esse livro me deu um sentimento parecido com o morro dos ventos uivantes (só que sem o ambiente sombrio)
A gente não consegue gostar de ninguém aqui. Até o Edmond faz raiva pra gente, até a Fanny, pq a vontade que a gente tem é que essa garota vista o cropped e reaja pq viu.. difícil.
É um sentimento de indignação, de raiva que nos entretém, faz a gente querer continuar a leitura.

Jane Austen arrasando mais uma vez!

Kessia32 30/01/2024

Meu primeiro Jane Austen
Ainda não tinha lido nada dela, escolhi começar por esse para não criar expectativas nem nada do tipo.
Achei gostosinho de mais de ler, uma delícia, mesmo sendo de época a leitura flui muito bem, é um romance muito bem escrito de fato e me deixou mais curiosa ainda para continuar lendo as obras dela.

Gabriela 28/01/2024

Fanny Price é chata, porém é Jane Austen
Jane Austen é uma das minhas autoras preferidas, mas me decepcionei com a história de sua personagem em Mansfield Park, Fanny Price. Ela é chata, sonsa, tímida e covarde, bem diferente do que estamos acostumados como Elizabeth Bennet ou Emma, mas ao fim da leitura concluo que nem só de mocinhas ousadas e destemidas se faz um romance. Afinal, o mundo está cheio de Fanny's e conseguimos compreendê-la se levarmos em conta todo o seu contexto de vida.
Fanny Price não seria Fanny Price sem Mansfield Park, o que me levou a refletir como o contexto (lugares, família, amigos, vizinhos, classe econômica etc.) influenciam em nosso caráter, comportamento e destinos.
Não é um dos meus preferidos da autora, mas gostei de como termina. E concordo com a afirmação de que um dos romances mais "adultos" por abordar sem floreios problemas da humanidade que eram tabus, mas existentes, na época.

Eliane406 23/01/2024

Um livro de transformação
?Mais um livro de Jane Austen que tive o prazer de conhecer. Publicado em 1914, o romance narra a história de formação de Fanny Price uma garota nascida em uma família pobre e que é levada a viver com os tios ricos e ser educada por eles. Neste livro, tido como o mais complexo da autora, mostra as nuances da desigualdade social e como essa desigualdade afeta de forma contundente a vida de um ser humano, sobretudo, para as mulheres. A sutileza dos tons irônicos nos livros de Austen é reforçado em Mansfield Park em tom sardônico. E é nesse tom que ela visualiza o status social da era georgiana rural, e de forma complacente e implícita podemos notar sua crítica aos padrões de moralidade e até uma menção a escravidão, visto que Austen vive na época da regência, mas, é o começo da revolução agrária e revolução industrial em contraposição ao colonialismo, as guerras napoleônicas e a extensão do Império britânico. Não, apenas narra, a fortaleza moral e de caráter de Fanny Price, uma garota descrita como tímida e frágil fisicamente, em dualidade com sua força de inteligência emocional e bom senso, tendo que lidar com hipocrisias, humilhação e desprezo, mas, como suscita o poder do amor que pode zer transformador. Se até hoje você leu Jane Austen imaginando apenas romances e casamentos e outros não leram por esse motivo, saiba que a autora é tão considerada quanto Shakeaspeare e sua obra é tão importante quanto, pois é histórica, política, psicológica e social e por permancer atual é um clássico que deve ser sempre estudado.

AnCarolina 21/01/2024

Depois de ter lido todos os livros publicados durante a vida de Jane Austen posso dizer que este é um dos piores, ficando atrás apenas de Sense and Sensibility.

Os personagens são rasos e a história não parece ter um propósito; são apenas umas pessoas ricas a fazer coisas de pessoas ricas e não passa disso. Partilho a opinião de Charlotte Brontë sobre a escrita da Jane Austen, apesar de eu ter gostado de Orgulho e Perconceiro: "I had not seen "Pride and Prejudice" till I read that sentence of yours, and then I got the book. And what did I find? An accurate, daguerreotyped portrait of a commonplace face, a carefully-fenced, highly-cultivated garden, with neat borders and delicate flowers; but no glance of a bright, vivid physiognomy, no open country, no fresh air, no blue hill, no bonny beck. I should hardly like to live with her ladies and gentlemen, in their elegant but confined houses." (Charlotte Brontë)

Ranking dos livros:
1°. Orgulho e Perconceiro- 4,5?
2°. A Abadia de Northanger- 4?
3°. Ema- 3,5?
4°. Persuasão- 2,5?
5°. Mansfield Park- 2?
6°. Sensibilidade e Bom Senso- 1?

Maria 21/01/2024

Romance que não desenvolve o casal...
Eu amo Jane Austen, mas esse livro foi bem mal pensando na minha opinião.

A princípio a gente nota sim os sentimentos da protagonista pelo Edmond mas ele claramente não sente o mesmo por ela, então você espera que isso vá se desenvolver conforme você vai lendo mas NÃO, o cara que não fica com a protagonista tem falas muito mais românticas e mesmo a gente sabendo que ela não vai ficar com ele a gente torce para que ela fique sim com ele.

Enfim, muito mal pensando o romance do casal que de fato fica junto.

Hadassa.Santana 20/01/2024

Contra a opinião geral
Ouvi opiniões mais negativas do que positivas sobre esse livro, então comecei com receio. Já nas primeiras páginas, me encantei, achei um livro divertido, inteligente e irônico.
Jane Austen não é para amadores, não traz um romance comum, ou batido, traz na realidade uma crítica social à sociedade que vivia naquela época.
Aborda sobre questões importantes, como por exemplo, onde está o valor de uma pessoa? No dinheiro? Na beleza?
Ou no caráter e nos seus princípios?
A personagem principal Fanny Price, tão criticada por todos, por mais tímida, e diferente das outras protagonistas de Austen, tem valores que não abre mão e mesmo quando pressionada, não cede a opinião geral.
Acredito que o final pode ser visto de duas formas, que não direi aqui por conta de spoiler, em resumo eu gostei muito da leitura, vale muito a pena.

Késia 18/01/2024

O livro conta a história de Fanny, sobre o crescimento dela morando com os tios e primos.
Conta o desenvolvimento das vidas dos personagens, o começo é um pouco lento, mais do meio para o final fica melhor.

Nanda 18/01/2024

Não é o meu preferido de Jane Austen,mas eu gosto de sua escrita e clássico é sempre um clássico meus queridos!

Está se tornando comum esse mês de janeiro/2024,mais um livro lido com personagens detestáveis. Não é mesmo Sra. Norris? hahaha

Vocês encontrão nessa obra,Fanny que que vai morar com seus tios e digamos que ela não seja lá muito bem-vinda e nem sempre tratada como sendo da família.

Dona de uma conduta ímpar e resignação admirável você facilmente escolherá seu lado.