Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Sgoesc 09/01/2024

ENREDO BOM PORÉM TAMANHO DESNECESSÁRIO
A possibilidade de entender a maneira de pensar e ser dos personagens, os conflitos da família e como a maneira de pensar deles em relação a Fanny muda quando a conhecem, são alguns pontos bons desse livro. Além de ter gostado da protagonista, ela é simples, sincera, tem convicção de seus sentimentos e posicionamentos, tímida, determinada e tem um bom coração. Mas, o livro praticamente inteiro passa devagar e nos últimos capítulos, simplesmente explodem o que acontece com os personagens e não tem nenhum desenvolvimento do casal como casal( não quero dar spoiler), o final basicamente coloca eles juntos de uma forma tão resumida, acho que se fosse melhor trabalhado gostaria mais da obra.

Raquel 07/01/2024

É um livro que me prendeu pouco no início, mas a partir do momento em que a protagonista Fanny consegue ter um destaque entre os próprios personagens, a história se torna irresistível.

gabrielabsr 06/01/2024

Bom mas esperava mais
Jane Austen é provavelmente minha escritora favorita e esse era o único livro dela que ainda não tinha lido. Sem dúvidas é o mais fraco da autora, e isso acontece em grande parte pois nem a protagonista nem a história são muito cativantes num primeiro momento. As coisas demoram a acontecer, quando acontecem são de fato muito surpreendentes, os rumos que a história toma me pegaram de surpresa. Um ponto negativo pra mim foi o final, excessivamente moralista, de um modo que não ocorreu nos outros livros. Recomendo ler todos os outros da Jane antes desse :)

Sabriss 04/01/2024

Fanny,não me conquistou logo de primeira, mas gosto da sinceridade dela ao descrever as pessoas ,pessoas reais que Jane Austen escreveu, gostei muito desse livro.

Tatinha.Car 01/01/2024

Gostei da escrita da Jane porém não consegui me conectar com nenhum personagem e isso tornou a leitura arrastada.
O epílogo é a melhor parte livro, amei os finais dos personagens.
Vou respeitar a Jane sobre o final de Fanny, mas faz todo o sentido porque ela conseguiu tudo o que sempre desejou.
Edmund é bom, honesto e babaca kkkkk, não me convenceu.

LetAcia.RabAlo 28/12/2023

Austen diferente
Simplesmente um livro muito atípico da incrível Jane Austen, continua com sua exuberante dinâmica e movimento nos diálogos como sempre, entretanto a personagem principal realmente se difere das demais, já que a Fanny Price é uma personagem que talvez seja mais fácil de se identificar na atualidade, já que Fanny possui crises e mais crises de ansiedade nesse livro, além de ser extremamente insegura e com uma síndrome de inferioridade tremenda. Não encontramos nenhuma Lizzy nesse livro, a mais próxima acredito eu seja a Mary Crawford, que é mais obstinada, mas para mim ela estaria mais próxima de uma Caroline misturada com Lizzy. Leitura como todos os livros da Jane Austen, super prazerosa, entretanto pego alguns momentos que não sei se são ironias ou no amadurecimento Austen se tornou extremamente pudica kkkk, entretanto creio eu que contém muita ironia. O par romântico de Fanny também não me conquistou, achei ele chatíssimo e cheio de prejulgamentos e regras bobas.

Mel @_escrevieagora 20/12/2023

Querido...
Minhas palavras estão escassas, sinto que já faz tempo que não te visito, meus dedos ainda estão tentando entender como é voltar a escrever para você. Faz tempo que te visitei... como está Mansfield Park? E meus amigos queridos como estão?
Sinto que mudei muito de lá pra cá, desde a leitura, digo a visita, me perdi e me encontrei muitas vezes. Tudo que pensei sentir sobre você não é mais verdadeiro, talvez só esteja diferente. Eu estou diferente, você se tornou meu lar por mais de um mês, me vi nessa família como uma telespectadora emocionada. Mas me distanciei de quem eu era quando te li pela primeira vez. Sinto que posso revisitar sempre que possível, as páginas surradas, marcadas e rasuradas estão vivas e o momento que tivemos, sempre vai estar em meu coração. Foi um momento lindo e quero guardá-lo comigo para sempre! Quero só agradecer pela estadia, por ter me abrigado em um dia de chuva forte e por me ter esquentado com os seus raios de sol. Espero voltar em breve...

Com amor, de uma leitora, para um livro inesquecível!

Manu 19/12/2023

Mansfield Park
Acho que primeiramente é importante ressaltar que os livros de Jane não são para qualquer um.
Livros clássicos podem soar chatos e arrastados se você não tem costume de lê-los,
Eu sempre tive muito gosto por clássicos, mas de uns 2 anos para cá, eu estou amando leituras levinhas de romance clichê e fiquei assustada quando percebi que estava achando esse livro chato!
A leitura foi suuuuuuuuper enrolada, arrastei muito para ler e em diversos momentos senti raiva da protagonista. Fiquei surpresa de como eu tinha perdido o "molho" para livros clássicos, até que eu fui ler as resenhas das minhas amigas: fãs da Jane Austen.
Me senti mais acolhida quando percebi que eu não era a unica que havia sentido a necessidade de um enredo mais envolvente e me senti mais confiante para dar minha opinião.
A Jane sempre foi muito sensata nas criticas que ela trazia no livro e no toque sarcástico que ela adicionava nas personagens, e eu sempre amei muito isso, e esse livro não é diferente! Arrisco em dizer que é o livro que eu eu mais encontrei sarcasmo no enredo e as criticas foram muito bem colocadas, mas os personagens sao muito mal colocados e eu não gostei muito.
Enfim, 3/5 estrelas é suficiente para esse livro. Mas se você nunca leu Jane Austen, não comece por esse.

Mglg 05/12/2023

Não sei bem como se avalia um livro clássico. A única coisa que eu posso dizer é que eu não gostei. De todos os quatro livros que eu li até agora, esse foi o mais decepcionante. Não consegui gostar de nenhum personagem (e eu tentei muito), não gostei da história e muito menos do fato dele ter quinhentas e tantas páginas. É tudo tão sem sal que parecia que estava lendo esse livro há dois anos. Foi um sufoco.

Dainara.Coelho 05/12/2023

Muito grande. Muito sofrimento. Definitivamente, Emma e Orgulho e Preconceito são os melhores livros. As histórias são mais divertidas, apesar dos personagens insuportáveis, tem graça e atratividade. Mas esse livro tá linge disso. A forma como obrigavam Fanny a ser grata passando por cima de suas vontades e ainda julgando ela egoísta é ridículo. Eu esperava mais da relação dela com Edmund, como a de Emma e do sr. Knightley. Divertida. Mas só temos ele reclamando o tempo todo. Num todo a história é legal.

thaisobral 03/11/2023

Uma grande fofoca
Ao ler o livro, me senti lendo uma grande fofoca que eu não via a hora de saber o desfecho.
Como sempre, Jane Austen criou personagens com as quais conseguimos nos identificar, ter empatia, simpatizar, mas também sentir raiva.

Priscilafn 31/10/2023

Meu favorito de Jane Austen
Comecei o livro despretensiosamente, só pra me distrair do tédio das viagens de ônibus até o trabalho, e fui surpreendida com uma leitura muito divertida.
Dos livros da Jane que eu já li (três kkkkkk), esse foi onde o lado sarcástico e cômico dela ficou mais evidente.
É impossivel ninguém reconhecer um parente/conhecido nas figuras da tia Norris ou dos pretendentes das irmãs Bertram, e não se identificar com os pensamentos e atitudes da Fanny.
Porém, apesar de tudo, Mansfield Park na minha opinião é um livro com pouquissimos acontecimentos. Boa parte da narrativa foca em acontecimentos bastante irrelevantes e até mesmo repetitivos em certos pontos, o que pode deixar a leitura cansativa e entediante, como já vi outras pessoas falarem.
Outro ponto negativo foi o fato do final ter sido muito corrido. Parece que tudo o que não aconteceu no livro inteiro foi resumido nas últimas 10 páginas, o que me deixou decepcionada.
Ainda assim, minha nota é de 4,5? por conta dos bons momentos e da companhia que o livro me fez nesse mês de leitura

Natalia1481 24/10/2023

Em defesa de Fanny Price
Discordando da maioria, inclusive da sinopse, gostei de Fanny Price desde o início. Devido a sua timidez natural e por ser tratada como inferior por parte da família, a Fanny não falava muito, mas sempre foi muito firme em suas opiniões e merecia ser mais respeitada. Edmund era o único que sempre a tratou bem e a amou, apesar de que foi difícil continuar a torcer por eles como um casal com a paixonite dele por Mary, embora eu entenda o fascínio. Bom, no fim ele percebeu o meu caráter de Mary e que realmente amava Fanny, espero que tenham sido muito felizes juntos.

Eu gosto do casal Bertram, que do seus próprios modos, os dois cuidavam e amavam Fanny. Tom e Julia são meio esquecíveis, mas gostei de algumas participações. Os Price, com exceção de William e Susan, são completamente irrelevantes e mal educados. Os irmãos Crawford quase me enganaram algumas vezes com suas palavras bonitas, mas são extremamente egoístas e manipuladores. Quem não me enganou nem por um segundo foi Mary, completamente mimada e egoísta, mas a mais desprezível de todos é a Mrs Norris, as duas se merecem.

Sobre a história em si, o final pode ter sido um pouco apressado e o meio um pouco parado, mas os personagens e a trama foram bem desenvolvidos, fiquei entretida do começo ao fim.

Roberta.Rozin 07/10/2023

Mais um clássico para o coração
Fanny me fez sofrer, uma personagem terna, tímida e compassiva. Observadora, foi aprendendo a lidar com as muitas diferentes personalidades de sua família que lhe acolheu aos 10 anos. E apesar de ser excluída pela família ela soube contornar as faltas que lhes proporcionavam.
Comecei detestando a Sra. Norris e terminei a leitura com a mesma opinião kkkkk
Eu sou fã das obras de Jane Austen, consigo facilmente ser transportada para dentro de suas histórias com facilidade.
Foi uma leitura agradável, fluida e envolvente.