Nos Sertões do Araguaia

Nos Sertões do Araguaia Hermano Ribeiro da Silva

Resenhas - Nos Sertões do Araguaia

><'',º> 04/04/2019

Assuntos:

O sertanejo. A sua vida social - Aspectos do rio das araras. Caçadas e pescarias - Lendas e superstições dos habitantes - Os indios carajás, javahés, canoeiros, chavantes, tabirapés, caiapós, ararandiuáras, gaviões, cherentes. As catecheses - Exploração no rio das Mortes - A ilha do Bananal - O coronel Fawcelt - A Missão Inglesa.

biblioteca.ibge.gov.br

Isotilia 24/11/2012

Uma maravilhosa obra desconhecida dos brasileiros
O livro é o diário da expedição de quatro amigos que partem de São Paulo para subir todo o Rio Araguaia em junho de 1932. Considerando as dificuldades que eles teriam pela frente para transpor uma mata virgem, eu considero um grupo de quatro, como um grupo corajosamente pequeno.
Eles vão se virando para comer, caçando animais e coletando frutas silvestres. O autor descreve maravilhosamente bem e com conhecimento técnico a fauna e a flora da Amazônia. Estou impressionada. Eles também fazem contato com os sertanejos que vivem praticamente isolados no lugar. Na maioria das vezes, são bem recebidos e é muito interessante ler as descrições da particularidades culturais da região na época.
Também é frequente o encontro com comitivas estrangeiras, sejam com a missão de catequizar os índios, sejam de exploração de minérios, sejam pela simples aventura. Um dos amigos decide ir junto com um grupo de alemães que está procurando diamantes. Depois os outros dois amigos partem com um grupo de ingleses que quer encontrar o lugar onde o Coronel Fawcett foi visto pela última vez. Para quem não sabe, o Coronel Fawcett inspirou o personagem Indiana Jones nos cinemas, ele foi morto pelos índios na Amazônia, mas naquela época ele ainda era dado como desaparecido.
O autor segue SOZINHO, Araguaia acima, sempre enfrentando a natureza, indígenas e contando com a acolhida dos sertanejos ribeirinhos, quando havia algum.
A narrativa é envolvente e faz me sentir dentro do livro. Não consigo parar de ler.