Mangá Melek

Mangá Melek Autor: Editora Next

Resenhas - Mangá Melek

Fabians 06/06/2024

Cara é um mangá da BÍBLIA que conta as histórias dos Reis, achei muito legal, ganhei do meu tio quando era criança.

z..... 03/08/2020

Resenha 1000 para quadrinhos
Fiquei curioso sobre o nome escolhido para o mangá: mélek. No pós leitura continuei sem saber a razão e considero desprestígio ao leitor os editores não tecerem nenhum tipo de esclarecimento, ainda que mínimo. Obviamente apelei para a net, que traduz essa palavra como anjo, líder ou chefe, mas não no contexto da língua hebraica.
As histórias tem inspirações bíblicas, entre as passagens de Moisés a Salomão. Então o mélek é referência a lideranças citadas na Bíblia nesse contexto, como Josué, Gideão, Sansão, Saul e Davi, suponho.

O respectivo mangá tem quase 300 páginas, com histórias em resumo (e como são) tendo ilustrações colorizadas numa concepção artística pouca vistosa. Já li ou vi em algum canto que existem diferentes tipos de mangá. A estética desse é bastantes simples.

No geral, não me empolguei na leitura. Apesar de ter sumário, o desenrolar não delimita eficazmente o início e fim de cada história, fazendo com que pareçam confusas. Talvez isso esteja em acordo com a idealização dos mangás (estou supondo), mas seja cultural ou não, não gostei desse aspecto, a que não me adaptei.

Fiquei também curioso sobre o final. Talvez seja referência a mélek como percepção de Deus sendo guia de seu povo...

Das histórias ilustradas, gostei especialmente da primeira, representativa à peregrinação do povo de Israel no deserto, após serem libertados de servidão por 400 anos no Egito. Ficou bastante evidente a debilidade que muitos tinham na fé. Mesmo vendo coisas maravilhosas e tendo a promessa de Deus, facilmente murmuravam e abandonavam a comunhão. Faz-me pensar no contexto atual, em que também existe situação de querer colocar Deus como uma espécie de serviçal para todas as vontades e, diante de qualquer coisa que contrarie, murmurar e dizer cada coisa espantosa e tresloucada. Não faltam exemplos dessa expressividade nas redes sociais. Similar ao povo caminhante no deserto. Desse jeito não entraremos na Terra Prometida. Precisamos de fé como a expressa por Davi no Salmo 23 que, entre outras coisas, diz: ainda que ande pelo vale da sombra da morte, não temerei o mal, porque Tu estás comigo.

Livrai-nos, Senhor, da fé fraca e interesseira, e que não caiamos nas ciladas de cegueira para se tornar blasfemo e murmurador.
Gratidão e fé firme em cada coração!

Ah, essa resenha foi a de número 1000 para quadrinhos em meu perfil. Algo que fico satisfeito como conquista e agradeço a Deus por tudo!

Leitura na quarentena em Macapá...
Fui na secretaria hoje. O retorno oficial das atividades será dia 17 desse mês...