A Geometry of Music

A Geometry of Music Dmitri Tymoczko

Resenhas - A Geometry of Music

kenhimura 24/12/2022

Um dos livros mais importantes que já li
Simplesmente o livro de teoria musical mais importante da minha vida adulta, mais até que os livros do Schoenberg. Meu mestrado é baseado quase inteiramente em ideias que este livro introduz, que modifiquei ou expandi. Sem este livro, não seria mestre em Música agora.

Para aqueles interessados em música tonal: LEIAM! Vai dar ideias claras sobre a conexão (e a lógica por trás) entre os diferentes estilos tonais da Renascença até os dias atuais.

Para os compositores: LEIAM TAMBÉM! Tymoczko apresenta uma série de ferramentas e procedimentos que vão enriquecer a paleta de um compositor, principalmente aqueles que gostam de trabalhar com música acústica, mesclando materiais tonais e pós-tonais.

Apesar do nome poder assustar, a matemática é apresentada de forma simples, direta e clara, apesar de ser bem complexa, se observado o rigor necessário para demonstrar, por exemplo, as equações governando os espaços e o fluxo descritos por uma progressão harmônica em Chopin. Mesmo que você não entenda nada de matemática, este livro é incrível e abre a cabeça para novas ideias, algumas revolucionárias até.

Vou reler por anos, vai ser material de consulta para minhas futuras aulas. Recomendo com muita força.