Jesus de Nazaré

Jesus de Nazaré Papa Bento XVI

Resenhas - A Infância de Jesus

Lucia.Berto 31/03/2024

A infância de Jesus
O livro trata de maneira bem clara sobre a infância de Jesus, desde a sua anunciação até os 12 anos. Mas não é um livro de historinhas, na verdade ele trata principalmente sobre por que Jesus é o Messias e liga com o antigo testamento, mostra os sinais no antigo testamento que em Jesus se concretizam.
Um livro tranquilo de ler, e que trás mais clareza sobre Jesus, sobre a espera Dele.

Marcio 20/01/2024

A Infância de Jesus
Pequeno livro mas com grandes reflexões sobre os relatos da infância de Cristo presente nos Evangelhos.

Sírio 03/08/2023

Fantástico
Que sensação boa ler sobre a infância de Jesus em seus aspectos teológicos e históricos. Bento XVI faz uma análises esplêndida que nos insere nos por menores dos momentos marcantes desde a anunciação até o nascimento de Jesus.

"Verdadeiramente, torna-se evidente que Jesus é verdadeiro homem e verdadeiro Deus, como exprime a fé da Igreja..."

Tiago 31/12/2022

Acabei por concluir a leitura deste livro no dia da morte do seu autor. Bento XVI, neste breve preâmbulo às suas meditações sobre a figura de Jesus Cristo, consegue o que sempre consegue: com brevidade e precisão nos fazer mergulhar num mar profundo de Belas e significativas meditações, as quais só alguém com grande espiritualidade e grande conhecimento intelectual consegue.

Marquim 31/12/2022

A infância de Jesus
Eu avaliei o livro com 5 estrelas. No entanto, se soubesse que os outros eram ainda melhores que esse, teria sido diferente minha avaliação.
Mas estamos falando de Bento XVI, então permanecem a nota e a recomendação de leitura deste livro.

Vamos ler, galera!

Maria.Heloisa 21/12/2022

A escrita de Ratzinger, nosso Papa emérito Bento XVI, é acessível sem prejudicar a transmissão do conhecimento teológico. De maneira muito clara, Ratzinger nos apresenta os acontecimentos que cercaram o mistério da anunciação, nascimento e infância do Menino Deus utilizando a exegese e observando os acontecimentos históricos da época.

Emanuel.Müller 27/05/2022

Ratzinger sendo Ratzinger! Como sempre, seus livros são ótimos e edificantes!
Este é o terceiro livro que leio de Joseph Ratzinger, o nosso Papa emérito Bento XVI, e digo uma coisa, assim como as outras de suas obras, impressionante livro!
Neste livro, Ratzinger mostra às claras, de forma teológica e acessível, as hipóteses e fatos que ocorreram em cada uma de suas situações. Darei algum exemplo, sabemos que o evangelista São Lucas não conheceu Jesus pessoalmente, assim como os apóstolos. Contudo, pela narrativa da infância, nota-se, claramente, que ele traz revelações íntimas da família de Jesus que só alguém pertencente a ela poderia revela-los, como é o exemplo da Anunciação de Maria, seu Magnificat, o Nascimento do Senhor, a vinda dos pastores até o sumiço e reencontro de Jesus, aos doze anos, no templo de Jerusalém. O apóstolo Lucas, como bem dito pelo teólogo, conversou com Nossa Senhora, isto se torna ainda mais nítido, quando o evangelista fala que foi até as fontes e testemunhas (cf. Lc 1, 1s), foi uma pesquisa legitimamente científica. Olha o que está presente no início do seu Evangelho: “Nos tempos de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote por nome Zacarias, da classe de Abdias; sua mulher, descendente de Aarão, chamava-se Isabel” (Lc 1, 5).
Tais detalhes são próprios de alguém que foi atrás dos fundamentos. Notamos que ele e o evangelista São Mateus buscam evidenciar a concretização das profecias do Antigo Testamento em Cristo.
Ratzinger também mostra que o evangelista São Mateus traz a genealogia de Jesus a partir de Abraão, mostrando que Ele, o Senhor, é filho da promessa e o legítimo rei eterno de Israel, prometido a Davi. Na genealogia de São Lucas, buscando através de fontes e tradições diferente de São Mateus, parte de Jesus até Adão, seguindo do ensinamento de seu amigo São Paulo que profere que o Senhor Jesus Cristo é o novo Adão (cf. I Cor 15, 45).
Sabemos que São Marcos, em seu evangelho, não nos traz a genealogia do Senhor, contudo, São João o traz? Sim e consta no seu prólogo. A pergunta de onde vem Jesus equivale-se a pergunta “quem é Jesus”. Jesus vem de José e Maria, entretanto, José é seu pai putativo, isto é, segundo a lei; e nasceu de Maria por meio do Espírito Santo. Mas Ele é o Logos, é o Filho Eterno do Pai. Sendo assim, Ele tem uma origem humana, mas antes de tudo, uma origem divina, pois Ele veio de Deus, Ele é o Filho de Deus, Ele é Deus (cf. Jo 1).
Sabemos que sendo Jesus verdadeiro homem, Ele aprendeu de maneira humana. Mas sabendo também que antes de tudo Ele é verdadeiro Deus, o Menino Jesus conhece o Pai desde dentro e não através de testemunhos humanos (RATZINGER, 2016, p.106). Notamos isto às claras quando São José e Santa Maria encontraram o Senhor, menino de doze anos, no Templo.
Teria tantas coisas a se falar deste maravilhoso livro, só tenho uma coisa a lhes dizer, leiam! Em breve começarei a ler o segundo volume da trilogia. Já no primeiro, eu gostei bastante! Recomendo a todos a leitura, que ajudará ainda mais a conhecer ao Senhor Jesus Cristo, agregará muito na fé de você e no vosso amor a Deus.
Paz de Cristo a todos e amor de Maria!

Camilla.Oliveira 01/03/2021

Sem palavras!
Dispensa comentários, é Bento XVI dissecando as passagens bíblicas a respeito da infância de Jesus.. é excelente merece a leitura!

cheopsmalta 25/02/2021

Um "pequeno" "grande" livro
O autor, o querido papa Bento XVI, afirma que este é um pequeno livro. De fato, se olharmos sobre a perspectiva da quantidade de páginas, a afirmação é verdadeira, todavia, a abordagem e a forma com a qual Bento faz exegese sobre os primeiros anos de Jesus tornam esta uma grande obra que pode e deve ser lida não só uma, mas diversas vezes. Bento um dos maiores teólogos dos tempos atuais nos faz viajar sobre a infância de Jesus tendo como base diversos exegetas e diversos olhares. Recomendo fortemente a leitura para todos os cristãos e/ou aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre os primeiros anos da vida de Jesus.

Rafael.Nicastro 20/01/2021

Aprendendo sobre Jesus com um gênio
Escrevendo com honestidade intelectual e amparado por trabalhos acadêmicos, o gênio da teologia, Papa Bento XVI, reflete sobre Jesus de forma a dialogar com o homem moderno, mas sem se deixar cair nas armadilhas da modernidade.

Ademais, ele interpreta os evangelhos da melhor e mais completa forma: considerando-os históricos e ligando todos os fatos ao Antigo Testamento ou à paixão de Cristo.

Desta maneira, o Papa, hoje emérito, nos guia por uma reflexão profunda e nada cansativa.

Ler este livro é aprender sobre Jesus Cristo com a pessoa viva que mais entende do assunto!

Erick 20/11/2020

Um bom livro. O autor (Papa Bento XVI), procura detalhar a infância de Jesus, com base nos evangelhos sinóticos.

Marcelo Duarte 25/06/2020

Fascinante
Este é o primeiro livro de um escritor católico que eu leio. É muito gostoso ler inúmeros autores discorrem aceeca do mesmo tema. Com essa leitura me foram apresentadas algumas perspectivas as quais eu não teria se lesse da pena de alguém de outra vertente. Muito interessante compreender de onde surgiram algumas interpretações católicas e a exegese por trás da doutrina. Recomendo.

Ana Paula 08/03/2020

Estar mais próxima das escrituras
Esse livro é um estudo que vai além da Teologia. Traz além do conhecimento uma proximidade e intimidade com a vida de Jesus. Muito bom! Recomendo. As passagens sobre São José foram para mim tocantes.

Amanda 01/03/2020

Uma exegese desde a Anunciação até a adolescência de Jesus, relacionando figuras do antigo testamento e buscando o que é realmente um acontecimento histórico.

Dias Radiantes 23/11/2015

O Natal do Senhor
Um olhar atento e detalhado sobre o nascimento de Jesus Cristo, com profundidade e em linguagem simples.
Como o livro adota com roteiro de base os relatos bíblicos, a maior parte é realmente sobre o Natal, mas há no último capítulo, também apontamentos sobre a adolescência de Jesus.