As Palavras Voam

Cecília Meireles

Resenhas - As palavras voam

Nós Literários 24/09/2018

As palavras voam
O livro da Cecília Meireles organizado pelo Bartolomeu Campos de Queirós, cujo nome é "As palavras voam", é simplesmente uma riqueza!
Já li e tenho livros dessa poetisa que considero mais tristes e pesados, talvez pela densidade de tristeza que os poemas reunidos transmitem para minha leitura e vida. Mas, ao conhecer esse livro, esse mesmo de capa vermelha aí da fotografia (lindo!), eu simplesmente me apaixonei, pois trás uma linguagem mais simples, trás a natureza como pano de fundo, fora que os sentimentos são colocados de forma singela. .
A leitura, ainda que em um ou outro poema seja de tom mais melancólico, é extremamente leve e ao mesmo tempo carregada de profundidade; sentimento. As palavras realmente voam nesse livro! De maneira sútil e delicada "Os remos batem nas águas: / têm de ferir, para andar. / As águas vão consentindo - esse é o destino do mar.", Cecília Meireles vai nos remando ao destino de nós. Me senti num mar de emoções. .
Eu super indico o livro, principalmente para aqueles que procuram livros leves diante de uma ressaca literária, porque ele te acalma profundamente. .
Só digo uma coisa: "Ontem, hoje e sempre o meu coração será poesia." - Janeh Barros .

Giselle.Zart 17/02/2014

Essa antologia reúne poesias retiradas de vários livros de Cecília.
A delicadeza do título, revela o que de melhor a poeta sabia fazer: escrever com mãos de pena: sutil e delicada. O título foi extraído do seguinte poema:

" Voo

Como escuros morcegos
como negros abutres,

Oh! alto e baixo
em círculos e retas
acima de nós, em redor de nós

E às vezes pousam."

O caminho que ela busca, entre o eterno e o efêmero, a vida e a morte, as epifanias, o onírico, a beleza, a sutileza, os opostos, enfim, todas as suas peculiaridades foram reunidas de forma a oferecer ao leitor, a melhor experiência ao se extrair o máximo do mínimo. Sua obra é toda feita de palavras ao vento, ela não é a poeta das multidões, ela é feita de recônditos e recantos, escreve como se fosse um sussurro ao pé do ouvido. Desde pequena marcada pelo signo da morte, na infância se encontrou nas delicadezas. Ela se tornou uma das maiores vozes líricas do nosso país. Recomendo como um livro para se conhecer e ir mais a fundo em sua obra.

Roberta 09/12/2022

As palavras voam
Poesia que acalma e marca. Os meus preferidos foram: Cantiguinha, Por todos os lados, Recado aos amigos distantes e Criança.

Fê Criativos e Divertidos 31/01/2021

Cativante
São poemas simples e cativantes nos quais Cecília nos leva pela natureza e por muitos sentimentos.
Com a distância dos amigos que essa pandemia nos causou, o poema que mais tocou foi: "Recado aos amigos distantes"

regina 14/10/2020

5 estrelas ainda é pouco
Não consigo descrever a suavidade e beleza nos versos de Cecília Meireles. Simplesmente encantadora.

AJ 30/08/2023

Dessa vez as palavras ficaram comigo.
Sempre senti muito através da literatura. Poemas mexem muito comigo. Os poemas de Cecília Meireles, tão íntimos do ser, reviraram partes esquecidas de mim.
Acho que tive a sorte de escolher esse livro em um momento não muito bom, cheio de crises de ansiedade e estresses diários. Todos os dias, antes de dormir, lia um ou dois poemas. Parava, pensava, refletia e interpretava. Pensava sobre ele o dia seguinte. Era quase terapia.

emilly1567 05/09/2023

Livro que transmite emoções e te faz refletir. Apesar de não ter costume de ler poema, eu amei esse livro

(Lido em junho de 2023)

PL.ribeiro 14/12/2023

Que livro gostoso de ler
Uma leitura rápida, fluida e gostosa de ler. A autora me passou uma vibe meio emotiva, intensa e reflexiva, o que ajudou para que eu saísse da ressaca literária.

drezz 𧸠23/01/2024

Fenomenal!
Sempre tive a curiosidade de conhecer/ler com carinho atenção os autores renomados do Brasil. este foi o livro que começo essa jornada, e simplesmente me sinto melancolicamente apaixonada.
a escrita de Cecília Meireles é única. sua forma de poetizar é simplesmente cativante! acredito que este livro seja pra todos que estão de sentido "mais ou menos" com a vida e consigo mesmos.

Renata.Tavares 26/01/2024

Os poemas selecionados para esta edição falam de amor, decepção, perda, inseguranças, a passagem do tempo entre outros. Todos eles recheados de simbolismo e musicalidade. Os poemas de Cecília possuem um ritmo que contagia quem lê.

Sandro Fonseca 20/05/2013

Cecilia...
Para quem gosta de poesias, poemas, vai gostam deste livro.
Uma leitura rápida e deliciosa pelo universo de palavras que Cecilia Meireles consegue nos fazer viajar.