Valis

1 | 2 | 3 | 4

an_ne 14/02/2024

Ta
FINALMENTE depois de quase 1 ano arrastando essa leitura
simplesmente entendi nada, nao gostei, nao me pegou
mas eu leria uma outra vez
Nanda_ponyo 15/02/2024minha estante
como assim vc leria dnv KKKKK

an_ne 15/02/2024minha estante
so pra ter certeza se eh ruim mesmo ?

Malle 09/12/2023

"a primeira coisa a ir embora na doença mental é o familiar"
Quando se tem uma fascinação com a realidade e o tempo, e o que viemos a perceber como realidade e o tempo, há alguns pontos que podemos refletir a respeito de forma saudável e elucidadora.

isso não é o que Philip K. Dick fez em Valis.

um livro completamente caótico, enriquecido quando sabemos a história do escritor e talvez o mais próximo que teremos de um trabalho autobiográfico. Valis segue a odisséia de Horselover Fat ? um alter ego/personalidade que representa o próprio Philip, ? um iluminado que depois que ter uma teofania (epifania espiritual) após ser atingido por um suposto raio laser rosa, decide desvendar os segredos da realidade e do tempo, mesmo que isso destrua (ou enriqueça?) sua vida no processo. será deus o raio laser rosa, chamado por Fat de Zebra? ou será um satélite que orbita a Terra, chamado VALIS? será que a Terra tem salvação? ou será que já estamos todos mortos?

é um livro repleto de verdadeiros ensaios de insanidade, intercalados por discussões sobre saúde mental e a autodestruição do escritor/alter ego. é preciso perseverança; nem tudo pode faz sentido logo de cara. como poderia fazer, quando são reflexões de uma mente instável?

instável, ou talvez tão lúcida que não conseguimos compreender sua racionalidade.

não é fácil de se ler. é talvez o livro mais difícil que li até hoje (não me foge o humor de que é o primeiro livro de PKD que li). dou 3 estrelas somente como um "tome cuidado" a quem deseja começar por PDK com este livro: NÃO faz isso. começa com as coisas mais café com leite, e depois se abra ao esplendor de Valis.

Marcelo.Araújo 05/12/2023

Não comece Philip Dick por este livro.
60% da história anda lenta por conta de infinitas devagações sem pé nem cabeça que não te levam para lugar nenhum. E quando começa a desenvolver, continua sendo uma maluquice.
Até me pergunto se este livro não poderia agravar o problema de alguém que não tenha tanta sanidade, e quem escreveu se encontrava na mesma situação.
Reconheço que foi bem escrito e trabalhado, mas não recomendarei a ninguém.

tatsu 30/10/2023

(Escrito no dia 08/04/2022)
Um "crossover" incrível de ficção científica e experiência mística e religiosa. Se eu tivesse lido, sei lá, 2 meses atrás, não ia "achar graça" o suficiente. Esse livro é maravilhoso, e extremamente educativo. Philip conseguiu criar uma narrativa ficcional na qual pôde encaixar sua experiência epifânica, criar coisas do âmbito científico pra representar isso mais objetivamente (segundo a visão de mundo majoritária hodierna) e ainda introduzir mais pessoas à realidade do nosso mundo e da Mente. Foi um verdadeiro profeta e filósofo, embora as pessoas, na sua maioria, não percebam isso. O livro me deixou ansiosa pela minha comunicação com VALIS, mas isso não é algo que posso controlar :P
Agora me restringindo mais, gosto do modo de narrativa da obra, e das confusões Horselover-Philip-Thomas. Confesso que fiquei, por vezes, confusa com o que as palavras queriam transmitir, mas acredito que absorvi bem a informação do livro e a mensagem que ele carrega. Vai ser útil para mim.
Esperar.

Raquel 26/10/2023

Chato
Eu gosto dos livros do Philip K Dick, porém esse é insuportável. É chato, confuso, horrível. Sugiro que não inicie a leitura do autor por este livro.

Suzart1 01/10/2023

Uma viagem para a mente de PKD
É um livro bem denso e em muitas partes confuso, mas a todo momento me lembrava que a história era basicamente uma relato da própria experiência do autor e é uma tentativa de dar sentido ao que ele vivenciou. Tanto que o livro parece ter um caráter muito mais biográfico do que ficção científica em si, até mesmo pela participação do autor como um dos personagens da história.

Foi uma perspectiva muito interessante e que faz refletir. Mas no fim temos aquele velho questionamento sempre presente nas obras de PKD: o que é a realidade?

Será que estamos mesmo convivendo com versões de nós do ?passado? e do ?futuro?? O tempo e o espaço realmente existem? Certamente dá para ficar com uma pulga atrás da orelha.

Flavoca 17/09/2023

A história aborda a vida de Horselover Fat que salvou a vida de seu filho depois de ter uma epifania que era uma revelação do divino.

Acompanhamos o desenrolar que é muuuuuuuuito interessante por toda a discussão filosófica/ histórica/ religiosa que o livro traz.

Em vários momentos eu tive que parar para absorver tudo que estava acontecendo. Depois que descobri que era meio autobiográfico, aí que ficou mais interessante!

Só uma palavra: wow.

vee 21/07/2023

Uma viagem
Que doideira mermão, mas pra quem já gosta do autor é bem interessante. não recomendo pra quem nunca leu PKD

Alan.Felipe 12/06/2023

Vast Active Living Intelligence System
Um livro bem psicodélico, em que é abordado uma experiência de vida que o autor teve; inclusive ele é um dos personagens nessa história. A escrita é bem densa, e meio que torna um desafio ler esse livro.

Quem já passou ou está passando por momentos ruins, psicologicamente falando, vai se identificar muito com boa parte da história, deixando a história muito mais impactante.

Joceli 02/04/2023

Que viagem é essa meu irmão
Caso deseje ler esse livro, recomendo começar lendo o texto ?Philip K Dick, homem, visão e obra? de Fábio Fernandes no final do livro, caso contrário, creio que as chances de abandono da leitura são imensas.
Eu, por exemplo, consegui me adequar ao ritmo do livro somente após 60%
Como eu já havia lido Sonhos Elétricos e amados, continuei a leitura, por ter gostado da escrita do PKD (que nesse livro é beeeem mais densa).

Enfim, não esperava que esse livro me servisse, fui disposta a levar o tempo que precisasse pra leitura, gostei muito, mas não acho que releria, por ex.

Renan.Fonseca 13/03/2023

Até agora, o melhor autor sci fi que já li e bate de frente com meu autor favorito, Orwell. Mais é difícil comparar os 2, pois tinham visões diferentes de mundo e seus livros propunham reflexões totalmente diferentes, mas ambos se ficam em um ponto comum: realidades alternativas. Enquanto Orwell cria realidades para criticar governos e mostrar o quão longe os seres podem chegar quando obtém poder, Dick cria realidades para questionar a realidade e questionar a própria noção de humanidade: "o que faz o homem ser homem? Ambos gênios em seus gêneros literários, um gênio das distopias e um gênio sci-fi!!

Horikita 13/02/2023

Esse cara tava doidão
Comprei esse livro pois gosto do gênero e o Philip é um autor muito bem conceituado no scifi. O livro é muito bom, pra mim foi uma leitura difícil pois não estava esperando crises e mais crises existenciais. Mas são AS crises existenciais. Certeza que ele cheirava um negocinho antes de escrever.

Michele Alberton 10/02/2023

Não era meu momento...
Acho que é só o que consigo falar sobre esse livro. O tema é a vivência espiritual do autor, e a mim não tocou. Li as resenhas feitas aqui e adorei as explicações sobre a obra e a vida do Philip Dick, mas a leitura do livro não me tocou em nada. Provavelmente não era meu momento e/ou comecei Dick por livros mais complicados dele.

De qualquer forma, me prendeu, porque a forma como ele escreve sempre é muito interessante.

Luuizafkr 07/02/2023

Que loucura
Olha eu realmente não entendi nada, que livro doido, sem conexão nenhuma. Quando li a resenha achei que fosse diferente, mas acabou me surpreendendo de uma forma negativa
EmAlio.Freitas 10/02/2023minha estante
O livro é uma mistura de autobiografia do autor onde após esse "lampejo" acabou fazendo um certo tipo de sincretismo de tudo que ele já estudou sobre religiões

1 | 2 | 3 | 4