Rihanna

Rihanna Chloe Govan

Resenhas - Rihanna

Bia Franzoi 13/08/2023

Recomendo
O livro retrata a vida de Rihanna desde antes de começar sua carreira, até o álbum Loud (2010).

A leitura foi rápida e muito interessante, permite entender bem as mudanças de estilo da cantora com o passar dos anos, de acordo com o que passava em sua vida pessoal.

Como fã, gostei bastante do livro, porque pude mergulhar novamente na discografia, ouvindo novamente e assistindo os clipes novamente, enquanto lia sobre eles.

Há várias informações biográficas que eu não conhecia. Não sei se as fontes utilizadas pela autora são totalmente confiáveis e se os relatos são verídicos, mas, mesmo assim, achei que a leitura valeu a pena.

Stephanie214 18/01/2023

A vida da bad girl riri
Nesta biografia da cantora pop somos mostrados a sua infância em barbados com sua família, os problemas de vício de seu pai e como o clima em casa era complicado.
Quando era adolescente ela entrou para o exército e também fazia parte de um grupo musical com algumas amigas já aspirando uma carreira na música. Tudo muda em sua vida quando o rapper Jay-Z vai a barbados e vê uma apresentação de seu grupo e um potencial artístico nela.
Ela assina um contrato e faz uma viagem para os EUA para iniciar a nova fase da sua vida que a transformaria numa das maiores cantoras pop do mundo.
Ao longo do livro é mostrado sua discografia até o ano de 2012, as músicas de sucesso, os clipes, sua entrada no mercado musical no mesmo período de outras cantoras do pop como: Beyoncé, Ashlee Simpson, Hilary Duff entre outras.
Já nos EUA ela chama atenção da mídia como revelação na música, mais o sucesso vem de verdade com o lançamento do single Umbrela que virou febre entre o público e marca seu caminho como artista.
Rihanna ganhou prêmios, lançou álbuns, clipes, fez shows, e estava namorando o cantor Chris Brown, os dois eram um casal queridinho pelo público. Até a notícia que ela sofreu violência doméstica do namorado, isso choca a todos e a abala muito um período complicado de sua vida.
Ela da a volta por cima mas por ter passado por isso refletiu em seu próximo álbum Rated R que é mais sombrio e também na música Man Down do álbum Loud.
Também vemos suas mudanças de visual ao longo dos anos, seu relacionamento com a mídia e os fãs, sua força, sua evolução não só musical mais pessoal.
Não é pra tanto que Rihanna seja uma cantora tão ouvida e admirada, pois conquistou seu espaço, trabalhou duro, superou seus obstáculos, tem opiniões fortes e não abaixa a cabeça pra ninguém e segue fazendo o que mais ama sem nunca esquecer de suas origens.

Tamires 16/07/2022

Rihanna é foda <3
Rihanna é uma mulher incrível, foi muito forte diante de todas ofensas e pressão da mídia, adorei ler e conhecer mais sobre ela. A autora conta da infância difícil, sua trajetória do início da carreira até o álbum LOUD de 2010, alguns comentários e pontos de vista da autora me incomodaram um pouco mas vale a pena pelo conhecimento.

Joaquim 10/02/2021

Muito bom!!!
Biografia altamente detalhada e cheia de momentos que são inspiradores. Rihanna exala atitude.

Josy de Paulo 08/10/2020

Não acredito que queriam que a Rihanna pedisse desculpa por Umbrella ser amaldiçoada AHSUAHSUAH

Nara 28/07/2016

A Ascensão da estrela
O livro é ótimo para conhecermos como se deu o início da carreira da cantora e o que aconteceu em sua vida entre os anos de 2005 e 2011. A autora também conta um pouco da infância e adolescência da cantora em Barbados, como conseguiu o contrato que mudou sua vida e como foi preparada para tornar-se uma estrela, além de falar da recepção de cada um dos seus cds lançados no período que o livro abrange e sobre o processo de produção de músicas e clips.
A autora traz fatos desagradáveis sobre a personalidade da cantora e também os fatos positivos. O que me incomodou foi o fato da mesma conjecturar e fazer comentários sobre as ações e decisões da cantora como se suas suposições fossem o que realmente motivou Rihanna em suas ações. As fontes utilizadas também não são muito confiáveis, me incomodou muito a presença de citações inteiras de tablóides sensacionalistas e falas de pessoas que foram retiradas de comentários em fórums na internet, ou seja, a opinião de qualquer pessoa foi usada como parâmetro para narrar a história. A autora também usou-se quase o tempo todo de falas da cantora e demais pessoas em entrevistas dadas a revistas e televisão durante o período, ou seja, praticamente nada de material original está aí, o livro é apenas um compilado de notícias, entrevistas, recortes de fóruns da internet e conjecturas da autora. Não posso considerar uma biografia de verdade.
Contudo, para os fãs, e eu me encaixo nesse grupo, é interessante para rememorar os principais hits, clips e as parcerias que a cantora fez ao longo da carreira. A diagramação do livro é boa, com fonte grande, apesar de folha branca, e as fotos que estão no meio do livro são realmente muito bonitas.
Destaque para o capítulo sobre o sucesso de "Umbrella" e a produção do clipe e sobre os fatos que decorreram após a cantora sofrer agressão física por Chris Brown em 2009.
Essa biografia recheada de Twitters, comentários em fóruns e notícias de tablóides me faz pensar e temer se esse é o futuro desse gênero literário que gosto tanto.
O livro já precisa ser atualizado, mas é indicado para os fãs da cantora, contato que sejam avisados que ele não esgota o conteúdo sobre a mesma.

Valeria.Mattioli 19/05/2015

Diva!
Leitura obrigatória para os fãs da cantora, onde podemos acompanhar todos os passos de sua carreira, a relação complicada entre a família, os preconceitos sofridos em sua terra Natal, o conturbado romance com Chris Brown, sua amizade com Jay-Z e muito mais.

Eu odeio cantoras desse estilo, mas de uns anos pra cá a Rihanna andou chamando minha atenção, principalmente depois que lançou Man Down, então resolvi ter essa leitura para saber um pouco mais de sua carreira e adorei. A leitura é fácil e não cansa. Vale a pena!