Sigmund Freud

Sigmund Freud Ralph Steadman
Ralph Steadman

Resenhas - Sigmund Freud

GuiBatelochio 25/08/2022

O pai da psicanálise ilustrado
Este livro é uma mini biografia ilustrada de Sigmund Freud, o "pai" da psicanálise. São diversas ilustrações que casam com um diálogo (muitas vezes imaginado ou inventado) pelo autor, Ralph Steadman.

A obra possui em grande parte um tom bem leve e descontraído. Ralph encaixa os conceitos da psicanálise (em geral, os chistes) em meio à progressão da vida de Freud e a diálogos bem humorados. Além disso, aborda ao fim a perseguição sofrida por Freud pela ocupação nazista e seus últimos dias de vida.

Não sou um estudioso da psicanálise mas pude acompanhar a leitura sem problemas. Na verdade, até aprendi alguns conceitos com este livro.

É uma leitura curta. Foi bem leve e agradável para mim. As ilustrações são bem bacanas também, a única ressalva é que algumas não são 100% visíveis por conta da encadernação. Mas nada que estrague a experiência.
Tive a sorte de ser presenteado em um dos sorteios do site. Agradeço ao Skoob e à editora Nova Fronteira. ?

NC 19/03/2020

Ótimo livro devido às interações que o autor faz entre o texto e seus desenhos. Cada desenho representa um momento importante na vida de Freud. O autor trabalha em detalhes sobre o Chiste (Witz), seu foco enquanto admirador de Freud. Leitura leve e proveitosa!