Nascido Escravo

Nascido Escravo Martinho Lutero

Resenhas - Nascido Escravo

samersr 03/01/2024

É uma versão simplificada da obra de Lutero "a escravidão da vontade", em que ele responde com vigor e biblicamente a Erasmo e seus ensinos sobre livre-arbítrio.
Percebe-se a cautela de Lutero em sempre utilizar as Escrituras como apoio principal para a discussão.
Livro sucinto e claro.

Romulo Pessanha 31/10/2023

Grande debate.
O livro é uma resposta de Lutero a teologia difundida por Erasmo. Onde lutero defendo a salvação pela graça e inteiramente providenciada por Deus, pelo sangue de Cristo e através da obra do Espirito Santo. Hoje esse debate se dá por cavistas x arminianos. Acho um debate valido e algo que é preciso ser melhor esclarecido dentro do meio cristão protestante.
O livro é bom e de leitura facil.

Lu 03/07/2023

Existe livre-arbítrio?
"Os homens precisam de graça especial para lutar contra o mal que a lei revela. Não pode haver cura enquanto a enfermidade não for diagnosticada. A lei é necessária para fazer os homens perceberem a perigosa condição em que estão, a fim de que anelem pelo remédio que se encontra somente na pessoa de Cristo". pg 26.

A dificuldade de muitos em aceitar a suficiência de Cristo geralmente vem acompanhada da pergunta: "qual o propósito da Lei então?"
Essa foi minha parte favorita desse livro.

Fiquei a meditar quão antigo é esse debate e como facilmente se confundem os argumentos apresentados por Lutero até os dias atuais, pois ainda vemos, que se não bastasse não compreender o propósito da lei, como o ser humano é capaz de inventar novas leis para tentar a auto-justificação.

Se você já se perguntou qual o propósito da Lei do Antigo Testamento, se existe ou não livre-arbítrio e o que é a Graça, recomendo essa leitura.
Acompanhada do próprio Antigo Testamento e o Novo, é claro.

Ítalo Victor 31/10/2022

O livro é interessante ao demonstrar o debate de Lutero e Erasmo e a temática do livre-arbítrio, ao qual vemos os conceitos do reformador de maneira mais ampla, entretanto vejo que devido a tradução e edição deste livro há certas coisas que parecem "diferentes" do pensamento de Lutero e se aproximam mais do de Calvino.

Silvane.Cunha 05/09/2022

Este livro aborda o tema do livre-arbítrio : temos ou não temos?
É uma discussão de Lutero com Erasmo de Roterdã sobre o assunto.
Não sei se é pq já estudei muito a respeito, que achei a leitura um pouco repetitiva e chata.
O livro me mostrou uma coisa: independente da época sempre terão tretas relacionadas a teologia.
Acho legal aprendermos sobre visão teológica, soteriológica, escatológica etc... E eu inclusive tenho meu posicionamento porém, aprendi que não nos leva a lugar nenhum.
Cristo manda pregar o evangelho da salvação que acontece por meio dele e não que hajam infinitas discussões para saber qual visão é a certa. Mas enfim , ler é sempre bom.

mateus.biazin 28/06/2022

Martinho Lutero não apenas passeou, como fez morada nas escrituras para embasar os seus argumentos contra os ensinos equivocados sobre o livre-arbítrio apresentados por Erasmo. Confesso que esperava mais, porémm, eu gostei.

Dansd1 04/02/2022

Ótimo!
Em tempos de "Coach" disso e daquilo, de egos inflados, onde somos o "centro de tudo". Esse posicionamento de Lutero causaria um furdunço em nossos dias.

Elaine Messias 31/01/2022

Reflexão teológica
Martinho Lutero rebate nesse texto a afirmação de Erasmo de Roterdã sobre livre arbítrio. A questão central gira em torno da existência ou não do livre-arbítrio, ou seja, poderia o ser humano voltar-se para Cristo de forma voluntária e, sem qualquer ajuda, ser salvo de seus pecados? Martinho Lutero (1483-1546, monge agostiniano, pastor, teólogo, estudioso fluente em grego e hebraico, ele compreendia que quaisquer crenças e experiências precisavam ser testadas à luz das escrituras). Erasmo defendia a ideia do livre-arbítrio, ao passo de que Lutero refutava de forma vigorosa os argumentos lançados por ele.

Vieira 26/06/2021

Nascido escravo
O famoso debate entre Lutero e Erasmo de Roterdã nos apresenta uma ótima refutação ao semipelagianismo. Lutero mostra excelente técnica argumentativa ao defender que a salvação do pecado depende unicamente da graça de Deus concedida gratuitamente.

Beatriz 26/05/2021

Este livro é um resumo da obra de Lutero "A escravidão da vontade", nele, Martinho Lutero traz argumentos que refutam o discurso Humanista da igreja católica representado por Erasmo, o reformador é bastante coerente e refuta de um a um, com textos bíblicos, tudo o que Erasmo discursou.

Um dos pontos que achei interessante na obra foi a refutação em amor que Lutero fez durante todo o livro, ele estava preocupado em defender a palavra de Deus, e não em humilhar ou rebaixar Erasmo, em um trecho final ele chega a afirmar isso e pede para que Erasmo entenda e se atente também às verdades bíblicas.

é uma leitura simples e de fácil entendimento para os cristão que estão em busca de aprender mais sobre livre-arbítrio, salvação e graça.

A.Jares 27/04/2021

Como eu não sou o público alvo desse livro, achei extremamente tendencioso, mas acho que todos os praticantes do evangélico protestante deveria ler.

Tonny 05/04/2021

Pecadores Até o Tutano
Nasci escravo, mas Cristo me tornou livre pelo seu sangue.
Não tem como questionar, não temos como não defender que o homem é mau desde a sua meninice. Lutero traz neste livro o ser repugnante e pecador que somos respondendo ao seu "adversário".
De forma genial, Lutero traz explicações plausíveis, concretas, fundamentadas na palavra de Deus.
Um livro de poucas páginas, mas que traz um enorme benefício para aqueles que querem aprender sobre o livre-arbítrio.
O coração do homem é uma fábrica de ídolos.

Giovanna.Pereti 31/03/2021

Introdução ao pensamento de Lutero
Na época estava ocorrendo algumas ?rixas? entre haver ou não o livre arbítrio na humanidade. Lutero escreveu este livro exatamente como uma resposta às questões apresentadas para a existência da liberdade de escolha.

Linguagem clara, mas não tira a profundidade do pensamento de Lutero transcrito no livro.

Marcus Martins 18/03/2021

Um livro resposta
Nessa obra Lutero se dedica a um tema que até hoje é controverso dentro da igreja cristã, o livre arbítrio, o pastor e ex-monge agostiniano se dedica a uma resposta expositiva e fundamentada as doutrinas da Igreja Romana e o do filósofo humanista Erasmo de Roterdã.
Uma obra que se debruça sobre o texto bíblico e reafirma um dos lema da Reforma "Sola Scriptura".
Mesmo que eu não concorde com a ideia do autor como um todo, reconheço sua importância histórica e teológica para toda fé reformada até os dias de hoje. Obra esta que todos deveriam ler, não para necessariamente concordar, mas para entender uma das mentes mais brilhantes do mundo e que revolucionou a história ocidental a partir de seus ensinamentos.

Felipe 15/03/2021

Interessante
Defesa ferrenha de Martinho Lutero sobre o livre-arbítrio, opondo-se a Erasmo de Roterdã. Excelente conteúdo, porém, a partir de uma visão reformada. Recomendo a leitura aos interessados no tema, deixando apenas esse alerta aos arminianos que optarem por lê-lo.