O Enigma do Trem Perdido

Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Enigma do Trem Perdido

Alessandro.Aguilera 12/10/2023

Conto de Conan Doyle
Mais um conto de Conan Doyle. Conto intrigante com toques de mistério e bem fluido. Arthur demonstra muita criatividade nesses contos curtos.

Anderson.Hoch 16/03/2023

Contos de Conan Doyle
Já conhecia Arthur Conan Doyle com Sherlock, mas fiquei curioso pra conhecer "O Enigma do Trem Perdido e outros contos de terror". São contos de mistério, suspense, investigação, terror (mas nem tanto) e até magia, ciência e esquisitices, por vezes tudo numa história só.
Apesar da linguagem dessa edição, é um bom passatempo e divertimento.

Larissa.Passos 25/01/2022

Relendo Conan Doyle
Não foi minha melhor escolha, pois alguns contos são confusos, mas no geral eu gostei. Não tem nenhuma história com Sherlock.

Peter L. Price 20/12/2019

Doyle é sempre prazeroso.
Sou um tanto suspeito para resenhar Arthur Conan Doyle, pois sou grande fã do autor escocês. Eu tentarei ser modesto onde não há possibilidade da modéstia existir numa literatura tão amada por inúmeros leitores.
Todos os contos do livro mostram Doyle como ele é realmente. Sua mente imaginativa, sua clássica verborragia, os diálogos magistrais, os sublimes personagens e enredos fantásticos; tudo está aqui. O leitor decidirá o que de bom pode ser aproveitado. Eu li e, no inebriante emaranhado de letras astutas, fui levado a lugares escondidos na imaginação de um dos mais proeminentes autores de todos os tempos. Refugiei-me no país das maravilhas "Doyleanas"e de lá não quero mais sair.

Henrique Fendrich 06/03/2018

No Conan Doyle "sem Sherlock" se torna muito nítida a influência do Poe. Há inclusive argumentos muito parecidos. "A nova catacumba" é bastante semelhante a "O barril de amontillado". As tramas são boas e aguçam a curiosidade, mas é repetitivo o recurso de ao final um pessoa aparecer e revelar tudo.

Craotchky 10/03/2016

O Conan Doyle que conheço
Título original do livro: Tales of terror and mystery

Admito que a principal razão para estar escrevendo isso é ver que o livro tem apenas uma resenha cadastrada, e esta de uma única linha. Meu principal objetivo é provocar no leitor o desejo de aventurar-se por esses contos; despertar sua curiosidade. Assim sendo...

TERROR NAS ALTURAS. Em pleno século XIX, quando as práticas da aviação ainda estavam em seus estágios iniciais, as especulações sobre os voos cada vez mais altos eram rodeadas de grandes mistérios, afinal: o que existiria lá em cima? Sir. Arthur Conan Doyle lhe conta...

O FUNIL DE COURO. Um conto muito bem construído em torno de um curioso funil de couro que apresenta lacerações na sua extremidade e parece ser bem antigo. A quem tal objeto teria pertencido? Para que propósito teria sido usado?

A NOVA CATACUMBA. Você é um arqueólogo, apaixonado por sua profissão instigante. Então, através de um amigo, toma conhecimento de uma nova catacumba ainda inexplorada. Bem, agora resta a você entrar lá e explorar o lugar. Mas muito cuidado, você pode se perder!

O CASO DE LADY SANNOX. Douglas Stone, o mais brilhante cirurgião de sua época, prestes a sair em visita a sua amante, recebe o pedido urgente para atender uma pessoa enferma. Porém, ao aceitar o pedido ele acaba por colocar-se numa situação que porá sua sanidade em risco.

O MONSTRO DA GRUTA. Quando o Dr. James Hardcastle descobre uma gruta singular formada por um material raro sua curiosidade vai tão longe que acaba deixando de lado as lendas locais sobre um terrível monstro que supostamente habita o local.

O GATO DO BRASIL. Quando o pobre Marshall King vai visitar seu primo Everald - homem excêntrico que possui em seu terreno alguns animais exóticos - não desconfia jamais que conhecerá O gato do Brasil bem de perto; bem de perto mesmo.

O ENIGMA DO TREM PERDIDO. Certo dia, um trem com cinco pessoas parte para Paris. Entretanto esse trem nunca chegou ao seu destino, e sequer foi encontrado. Oito anos depois respostas surgem, elucidando o caso enigmático.

O CAÇADOR DE BESOUROS. Num jornal, o seguinte anúncio: “Precisa-se, por um dia ou mais, dos serviços de um médico. É essencial que seja um homem de físico robusto, nervos firmes e caráter resoluto. Tem de ser entomologista – de preferência especializado em coleópteros”. Para que tipo de atividades seria necessário um médico com tão peculiares características? Leia e descubra.

O HOMEM DOS RELÓGIOS. Uma típica história de mistério que tanto fez o autor conquistar sua legião de fãs. Nesta, um assassinado é cometido em um trem sob circunstâncias aparentemente incompreensíveis...

A CAIXA DE CHARÃO. Sir. John Bollamore esconde um segredo na mansão ancestral onde vive. Os empregados, por vezes, ouvem uma misteriosa voz de mulher vindo dos aposentos do patrão. Há ainda aquela caixa de charão que tão bem é protegida pelo seu dono. Que revelações ela oculta?

O DOUTOR NEGRO. Outra história bem estilo romance policial. Aparentemente o médico Aloysius Lana foi assassinado em seus próprios aposentos. Após infrutíferas investigações o caso é solucionado apenas quando um personagem distinto ressurge na trama.

A RELÍQUIA JUDAICA. Após uma inesperada troca de curador num grande museu, uma de suas peças mais importantes, a relíquia judaica, adornada de pedras preciosas, sofre certos atentados durante a noite. O novo curador arma uma emboscada e descobre o que está acontecendo.

A SALA DO PAVOR. Este é um conto curtíssimo e não posso falar muito dele. Entretanto digo apenas que tenho absoluta certeza que o final dele vai te surpreender, muito.

Arthur Conan Doyle era possuidor de uma mente deveras imaginativa e este livro (que ao comprar eu não tinha conhecimento que era constituído de contos) demonstra isso. Segundo livro do autor que leio e realmente o cara foi um pioneiro. Aliás, nenhum dos que li eram do seu famoso detetive. Nunca li Sherlock Holmes. Limitar Conan Doyle às histórias de Sherlock é um desmerecimento do seu trabalho.
Maicon 12/10/2016minha estante
Fiquei bastante curioso com este livro, e agora que comecei a me enveredar pela leitura do Sir Doyle, vai pra minha lista após os romances do Holmes.

Craotchky 12/10/2016minha estante
Pois é, vá em frente, se você não leu nada do autor além de Sherlock poderá ter uma boa surpresa, ele escreveu muito mais do que apenas romances policiais, até livros sobre espiritismo...

Maicon 12/10/2016minha estante
Sim, certamente irei. Só me arrependo de não ter começado antes, hehe.

Cristoph 18/08/2011

Livro com coletânea de contos de terror e mistério. Muito recomendado.