Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Carolina2031 01/02/2024

A ignorância trás paz, a consciência derruba o estado.
Desde pequenos adoramos reclamar dos professores, das tarefas, de como a leitura é chata e tediosa. Mas nunca foi ensinado a mim, de forma tão clara como isso abre espaço para a manipulação, e aceitação de coisas que sabemos ser inválidas para o dia de hoje.
Temos todo o conhecimento do mundo a um passo e ainda assim preferimos a ignorância, preferimos ser manipulados, pois assim nos tornamos mais felizes, quando vamos adquirindo conhecimento e consciência vemos como o estudo, a leitura pode ser revolucionária. Infelizmente não reproduzimos o conhecimento adquiridos, reproduzimos os mesmo erros como se estivéssemos presos em uma roda, o que é verdadeiramente triste.
Ler uma distopia onde é escancarado para nós como estamos presos a coisas ilusórias e realmente um tapa na cara.

Lucas.Almeida 01/02/2022

Excelente
Extremamente atual, mostra uma alienação espontânea e inerente da sociedade, quase que como um curso natural, que por sinal, é o que vem acontecendo hoje com toda a dinâmica das relações e aquisição de informações via mídias sociais

Júlia Jéssica O 09/02/2021

Conceito interessante.
O enredo em em si eu achei muito bom. Uma sociedade sem livros, onde eles são vistos como vilões que podem tornar os seres pensantes e críticos reflete muito o momento atual, mesmo sendo escrito há tanto tempo atrás. Nesse tocante valeu a leitura.
Contudo achei a escrita meio chata. Por vezes parei, pensei em desistir e pegar um resumo para ver qual seria o fim do personagem haha. Mas prossegui.
Recomendo, mas com ressalvas

Rebeca 10/12/2020

Impressionante
É inacreditável como essa distopia continua tão atual e tem um poder incrível de provocar catarse,envolver você e abrir seus olhos para como a leitura configura-se como um direito básico que preserva a dignidade humana,pois uma sociedade sem livros, é uma sociedade aprisionada e vulnerável.
Leiam!

CrisVieira~ 26/02/2018

Um futuro terrível e infelizmente possível para a Humanidade
Este o livro eu li para o Desafio Literário 2016, e apesar de eu sempre ouvir boas recomendações sobre ele, nunca tive interesse real em lê-lo. Eu sabia que era considerado um clássico moderno - e, em geral, as pessoas sempre recomendam que se leia um bom clássico para se obter conhecimento de qualidade.
Nada disso me fez querer correr os olhos por suas páginas. Até que a meta de leitura me obrigou a pensar num livro. E eu encontrei outros, mas, como falei acima, o tempo não anda dando trégua e eu preferi ler o mais curto deles. E este não me desapontou. Peguei num livro físico (porque não queria ler mais um em ebook) e comecei a viagem.
A ideia de um futuro onde os livros são considerados objetos perigosos e que quem lê vai preso é inquietante. A narrativa de Bradbury contando os passos do personagem principal até sua completa redenção é angustiante. Fora que eu identifiquei vários elementos deste futuro sombrio com situações com as quais as pessoas naturalmente convivem hoje em dia: As televisões gigantes, com sons estupidamente altos. A velocidade como válvula de escape dos problemas. O desprezo por qualquer coisa que não envolva diretamente tecnologia. A falta de proximidade, intimidade, empatia...
Bradbury fala de um Futuro e eu apenas me perguntava enquanto lia se este nosso Presente não seria o início de um futuro tão cinzento e estéril de vida como o da história. É um livro para se ler e reler. Entrou para meus favoritos.

Nota: 4/5

site: http://muitoagriquasedoce.blogspot.com.br/2016/05/das-leituras-passadas-abrilmaio.html

Juliana Lopes 27/05/2014

Citações:
"É preciso que de vez em quando a gente seja realmente incomodado" Montag
"O fogo é claro e limpo" Beatty
"Se não quer que uma pessoa seja politicamente infeliz, não lhe dê os dois lados de uma questão para se preocupar" Beatty
"Quantas vezes um homem pode afundar e continuar vivo?" Montag