O Pagador de Promessas

O Pagador de Promessas Dias Gomes

Resenhas - O Pagador de Promessas

Rose Ellen Laise 20/06/2024

Marli corna mansa
Leitura obrigatória da faculdade, gostei muito da escrita, da construção dos personagens e de como tudo está tão bem narrado que ficou muito visível para mim. 5 estrelas sim.

Gleidson Pedro 18/06/2024

Hoje finalizo minha leitura desse clássico brasileiro, uma pena, devo dizer não a ter encontrado mais cedo, o enredo da trama realmente merece o reconhecimento internacional que teve, isto posto, sua história e dilemas religiosos que permeia todo o centro narrativo é indiscutivelmente pungente no cenário atual, vemos, portanto, que já em 1988, havia diante da religião católica uma certa intolerância diante de religiões de matrizes africanas! Líderes religiosos caminha a passos largos para transformar a religião no novo mal do século, impondo ideias e preceitos humanos e individuais a fieis que estão exercendo seu pleno direito a “Fé”. O homem que necessita de um Deus para ser bom, este está eternamente condenado ao inferno que seu Deus criou.

Keller1290 15/06/2024

Trágico mas bom
*O Pagador de Promessas* Do dramaturgo Dias Gomes impõe-se como um dos talentos mais legítimos do teatro brasileiro, anunciando sua revelação uma obra de rara qualidade. Agrada ao crítico surpreender num texto de teatro o verdadeiro ficcionista, que alia à virtude da criação de uma ótima estória o domínio dos meios cênicos.

brbsvitor 05/06/2024

O pagador de promessas
O livro é muito bom, eu li pra fazer um teste na escola e me surpreendi com a criatividade do autor em tratar um assunto que ainda hoje em dia é muito debatido e comentado. Só achei o final meio ruim pq não detalharam direito, mas de resto o livro é muito bom

Ana Nobre 30/05/2024

Seria maravilhoso ir ao teatro ver essa peça.

O pagador de promessa foi apresentado pela primeira vez em em 29/07/1960, no teatro de comédia de São Paulo tendo como intérpretes entre outros Stênio Garcia (guarda) e Natalia Timberg (Rosa).

Dias Gomes fez eu imaginar a cena, igreja, vendola, ladeira, trejeitos das pessoas...

Fala do Zé e da esposa Rosa que caminham 7 léguas devido promessa feita para Iasan/Santa Barbara se o burro sobrevivesse.

Fala de bondade, traição, bem disfarçado, religião, política, poder de polícia...

Rimylles.Silva 01/05/2024

Intolerância religiosa
Comecei a ler esse livro pensando que seria uma comédia para dar boas risadas, mas na verdade é uma tragédia. Zé e sua esposa Rosa caminham 7 léguas para cumprir uma promessa que o marido fez para Santa Bárbara. Durante o percurso, o marido carregou uma cruz de madeira que deve ser colocada dentro da igreja. Chegando na praça da Igreja, a história se inicia. Uma série de desentendimentos, interpretações equivocadas, preconceitos e intolerância religiosa fazem com que a promessa seja impedida de ser cumprida pelo clérigo da Igreja. Segundo ele, a promessa teria sido feita para Iansan, do Candomblé, portanto estava associada ao diabo. O desfecho é trágico, triste, revoltante ...

Sofia136 26/04/2024

Não dava nada por ele mas eu amei! Critica muito foda à igreja e à sociedade, ainda mais na época que foi escrito

Lolla knupp 26/04/2024

O pagador de promessas
É um marco da dramaturgia brasileira.
Este livro retrata a história de um homem simples Zé do Burro ele é do interior e ele nos comove por sua ingenuidade e ele quer por que quer cumprir sua promessa mas essa promessa acaba levando ele a destruição
Ele passa quase o tempo todo tentando cumprir sua promessa mas so no final que acontece algo grave e que Zé do Burro e que consegue "cumpri -la " mas de um jeito que não era previsto por ele

Sofi:) 20/04/2024

Muito bom!
Li para a escola, mas gostei bastante! Um livro nacional excelente e muito rápido para ler principalmente sobre sincretismo religioso.

Carlos Nunes 16/04/2024

A questão crucial da peça é o embate religioso entre o Zé do Burro e o padre, entre um fiel extremamente devoto mas simplório, que não entende onde foi que errou e o representante oficial da Igreja, intransigente e autoritário, que se recusa terminantemente a aceitar qualquer coisa que venha de fora dela. O Zé do Burro passa a ser usado pelos vários grupos em prol de seus próprios interesses: os praticantes de candomblé querem usá-lo como líder contra a discriminação que sofrem da Igreja Católica, a imprensa sensacionalista começa a espalhar a história de que o que o Zé quer na realidade é ser visto como um novo Messias e que seu desejo é promover a reforma agrária, dividindo a sua terra entre os camponeses mais pobres, o tumulto está formado até a chegada da Polícia, chamada para colocar ordem na casa.
São várias pessoas que representam os poderes constituídos, religioso, social, econômico, político, que expõem com clareza que o Estado, ao invés de de cumprir o seu papel de promover o bem-estar da população, especialmente dos mais pobres, acaba utilizando os recursos de que dispõe para distorcer a realidade e oprimir ainda mais essas classes trabalhadoras, se distanciando cada vez mais dos interesses do povo. Não podemos esquecer que o Dias Gomes era comunista, e isso foi às vésperas da instituição da ditadura aqui no Brasil, e quando os militares tomaram o poder, alguns anos depois, claro que ele já estava na mira. Mas, independentemente de ideais políticos, o texto dessa peça é não só uma crítica, mas também, por conta dessa inserção de personagens que ilustram vários segmentos sociais, é um retrato muito fiel da realidade social da época, mostrando esse conflito entre a religiosidade popular e o dogmatismo da Igreja, mas também as enormes diferenças entre o Brasil rural e o urbano.
Um outro ponto mostrado aqui na peça é a condição da mulher. A Rosa é aquela mulher ingênua e submissa, que não questiona as decisões do marido, e que estará a seu lado em qualquer situação. Mas, ao chegar à cidade, totalmente esgotada, cai na lábia do Bonitão e acaba, mesmo contra a sua vontade, aceitando o convite para dormir em um quarto de hotel com ele, com a autorização do Zé, que entende o quanto a esposa está cansada. Enfim, é um livro muito interessante que, apesar do tempo, ainda é muito atual nas discussões que ele traz. E, sendo uma peça, é uma leitura rápida, cerca aí de duas horas, a gente lê numa sentada. Um livro que com certeza quem se arriscar vai gostar porque ele tem muito a dizer ainda hoje.

Amanda.Boufleur 10/04/2024

Li esse livro para a aula de Literatura, por incrível que pareça, gostei muito! História bem rápida de ler e bem envolvente! Recomendo!

Whosingrid_ 08/04/2024

Bonzinho
A gente nao tem nada de mais kkkkk uma leitura bemmmm leve, terminei o livro bem rápido até, eu terminaria em um dia se não tivesse que trabalhar.
Recomendo mas não é meu favorito,.

Gabriel Nativo 04/04/2024

Achei bem razoável. A crítica é interessante, mas a trama nem tanto. A leitura é extremamente leve, dá pra acabar o livro em 1 dia. Devo ser a única pessoa que não gosta do personagem principal kkk (inocente demais, chega a dar raiva).