O Pagador de Promessas

O Pagador de Promessas Dias Gomes

Resenhas - O Pagador de Promessas

Mikael.Oscar 24/10/2020

Divertido
Ao longo da história vemos Zé-do-burro, que faz uma promessa para Santa Bárbara, só que faz em um terreiro de candomblé e lá ela é Iansã. A partir daí temos o desfecho da história. Ele é Homem simples, católico, porém ingênuo. Livro carregado de paganismo, humor e surpresas. Tem final triste e inesperado da minha parte. Recomendo.

by.isakjkk 07/10/2021

o final>>>
Nunca tinha lido um livro teatral... E acho que pela primeira experiência esse livro foi incrível... Principalmente por ser brasileiro!

Paola 31/10/2022

Atual
Esse é um daqueles livro que te pega de surpresa!

Já tinha lido outro livro de Dias Gomes (O Bem Amado) e já pude perceber como sua escrita é universal, mas confesso que O Pagador De Promessas foi ainda mais certeiro nesse quesito.

A obra questiona sobre o caráter do homem; de forma simples explica o modo que as pessoas podem deixar aflorar as suas faces mais repulsivas. Mostra que as pessoas não sabem defender princípios, e apenas interpretam as coisas de maneira que tenham vantagem.

Só posso dizer que esse livro me encantou profundamente, e cabe bem a atualidade, em todos os sentidos.

Phelipe Guilherme Maciel 23/01/2018

A usura desta gente transformou esta história num aleijão.
Esta peça de teatro conta a história de Zé do Burro, um inocente homem da roça que ao ver seu amado burro ferido de morte, busca todos os meios de curá-lo. Não encontrando meios na medicina convencional e em sua própria devoção, num ato de desespero final, Zé do Burro apela para uma casa de Candomblé e promete a Iansã, sincretizada em Santa Bárbara que em caso de cura de seu burro, iria a pé até uma igreja de Santa Bárbara com uma cruz nos ombros para entrega-la no altar, em dia de festejo da santa, além de doar grande parte de suas posses aos mais pobres.
O burro milagrosamente se cura, e assim começa a odisseia deste humilde homem.
Ao chegar à igreja, o vigário da paróquia, sabendo que a promessa foi feita a um Orixá do candomblé e não a uma Santa católica, proíbe-o de cumprir sua promessa.
O final da trama é um emaranhado de rápidas ações onde todos desejam roubar um pouco mais da alma e das posses do pobre homem, que culmina numa desgraça. Se não quiser spoilers, a resenha acaba aqui.

O livro não é um ataque à Igreja Católica, pois o sincretismo religioso que os africanos faziam com os santos católicos para cultuar seus próprios santos, nada tem a ver com a Igreja e vice versa. O padre, inclusive, tem sentimentos ambíguos em relação com a história do homem, e chega a condoer-se de seu destino fatal.

O que o livro certamente denuncia é a usura dos homens, que se utilizaram da inocência deste homem para rouba-lo tudo o que tinha. O padre lhe roubou a fé. O vigarista da cidade lhe roubou a mulher. Os homens lhe tentavam roubar o pouco dinheiro que tinha, em troca de favores para entrar na igreja. Os jornalistas lhe roubaram a paz e a honra. A polícia lhe roubou a vida.

Após o ato que culmina em sua desgraça, ele acaba que conseguindo entrar na Igreja, porém morto. Como mártir.

Esta peça, além de atuada no teatro, tornou-se HQ e filme em duas oportunidades. Na primeira vez que foi adaptada ao cinema, rendeu ao Brasil e à América Latina a primeira (E até hoje a única) vitória na Palma de Ouro do Festival Internacional de Cannes, na França, após maravilhosa encenação de Glória Menezes, Leonardo Villar e direção de Anselmo Duarte, em 1962.

"(...) Mas a usura dessa gente, já virou um aleijão
Ôôô , ôô... Gente estúpida! Ôôô , ôô... Gente hipócrita!"

Lya 26/02/2021

que bostaaaa
meu deus que coisa horrossa, pior livro que eu já li coisa ruim, meu deus como isso pode ser considerado classico? algo bom? o cara abusa da mulher e fica tudo bem? a porra de um preconceito desnecessario? eu tenho nojo desse livro, so nao abandonei pq vale nota, se vc poder poupar seus olhos dessa OGIVA NUCLEAR faça isso, nn vale a pena

A saga de um leitor 07/02/2022

Promessas, seja Sábio
Esse livro é uma obra de arte, sou extremamente apaixonado pelas obras do Dias Gomes e ao longo dos anos isso só vai reforçando. Aqui em o pagador de promessa temos o Zé do Burro, um homem que não é devoto a nenhuma religião , mas que prometeu a uma determinada Santa e o seu objetivo era cumprir nem que fosse a última coisa que ele fizesse, e esses serão os aspectos decorrentes no livro . Eu amei de verdade !

Rub.88 21/01/2021

A Cruz de Madeira
Promessa é determinação. Um desafio auto imposto. Algo que se propõe a executar sabendo das dificuldades vindouras, ou pelos menos, tendo parcial conhecimento que não será uma tarefa fácil de cumprir.
Encenado em 1960 no teatro TBC de São Paulo, O Pagador de Promessas do dramaturgo Dias Gomes foi adaptado para o cinema pelo diretor Anselmo Duarte, e ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes de 1962. Esse é o maior premio que um filme brasileiro já alcançou ate hoje.
A estória é muito simples. Em dia de santo católico sempre há muitas promessas e pedidos sendo feitos pelos devotos, e algumas sacrifícios sendo cumprindo quando a graça foi alcançada. Zé do Burro teve sua suplica atendida e como pagamento tinha que dividir a pouca terra que possuía e levar uma enorme cruz de madeira ate a igreja da santa que lhe socorreu no momento de desespero. Era uma divida que estava disposto a pagar. Pegou a estrada e foi carregando a sua carga sem a ajuda de ninguém por léguas até a capital do estado. A dificuldade do percurso era parte do preço a pagar. Mas a complicação que surgiram no final da peregrinação ele não sabia se era uma provação que a santa exigia pelo milagre que fez ou era pura é simples incompreensão de terceiros, que no mais, não tinha nenhum direito de interferir no seu sagrado contrato com o Céu. Foi um trato sem intermediários. Cada um fazia a parte que lhe cabia, e a vida segue.
Fé é uma manifestação pessoal. Um ato individual de comunhão com o divino. Sentir-se ou não compelido a dar o próprio e inalienável testemunho da devoção que tem. Mais explicação é esbarra na limitação que as palavras em certo ponto atingem. Zé do Burro, homem comum da roça, tinha um singelo objetivo. Colocar a cruz dentro da igreja de Santa Bárbara. Ele, e eu, não conseguíamos entender porque aquele humilde gesto não podia ser feito. Qual era o problema real que impedia a entrada do objeto símbolo de louvor no local publico dedicado à oração e a comunhão?
Todos que se juntam ao redor; transeuntes, vendedores ambulantes, curiosos, aproveitadores, autoridades eclesiásticas, policiais. Todos tem uma opinião não pedida a dar, um conselho que Zé do Burro dispensa e tenta ignorar. A determinação dele quase titubeia no meio desse zum zum de intrometidos. Mas Fé dá força, e no desfecho do drama ele não abriu mão da sua promessa que acabou sendo cumprida, de modo trágico...

Di ð 07/12/2020

Bom e triste
Um clássico , que conta a história de Zé do burro, que fez uma promessa para salvar seu amigo Nicolau a Santa Bárbara ou Iansã de acordo com a crença de cada um e eh aí que começa todo o desenrolar do livro, em geral uma boa história de fácil leitura apesar de ser apresentado como uma peça de teatro conseguimos entender o enredo, o autor prende a atenção até o final e nos faz questionar até que ponto devemos seguir um líder religioso.

Lau 20/06/2022

o pagador de promessas??
vou começar dizendo que não é algo que estou acostumada a ler, inclusive é meu primeiro clássico.
fui surpreendida, achei que seria uma chatisse, mas na verdade, a leitura é bem fluída.
consegui me conectar com os personagens e tudo na história é bem desenvolvido?
ao longo da história, fui ficando cada vez mais curiosa pra saber o que aconteceria com Zé-do-Burro kkkkkk
o final é bem surpreendente, mesmo eu já tendo levantado essa hipótese.
gostei!

Camila 18/07/2020

O pagador de promessas
Ótimo pra quem não gosta ou não é acostumado a ler peças, pra sair confortavelmente da zona de conforto. Tem humor, drama e crítica numa leitura fácil e fluída.

Bea 13/01/2011

O Pagador de Promessas caiu na minha mesa com um alto índice de rejeição. Fichas de Leitura não tendem a lerem legais, principalmente as do terceirão.
Como em Capitães da Areia e Ana Terra, mordi a língua.
Difícil eu dizer que alguma das minhas fichas de leitura superou a obra de Jorge Amado, mas confesso que O Pagador de Promessas ficou muito próximo.
A leitura é fácil. Qualquer pessoa, mesmo os que não são acostumados e ler, compreenderiam tranquilamente a história, principalmente porque é em forma de teatro.
Me diverti muito com o Zé e sua cruz. Amei e odiei Rosa, sua esposa, mas isso faz parte do show.
Recomendado =)

little freak 24/08/2022

Ok, legalzinho.
Gosto muito de textos teatrais, então isso me agradou bastante. Mas passei raiva dms com aquele padre. Um clássico que não enche o saco.

Noeli.Almeida 17/05/2023

Depois de anos decidi reler esse livro, sem lembrar mais fã história.
Da uma certa agonia a bola de neve que se forma, apenas pelo fato de Zé-do-Burro tentar cumprir sua promessa.

Darina 06/05/2012

Pobre "pecador"
Não me canso de ler este livro, já perdi a conta de quantas vezes já li e o reli. Um personagem tão nobre, tão simplório, que cativa a todos com a sua personalidade tão pura. Quantas vezes chorei por nada poder fazer para impedir tamanha injustiça contra este ser tão inocente que é mais uma das vítimas do nosso sistema sujo e da religião que muitas vezes peca tanto quanto quem eles julgam os pecadores.

Bebella 22/06/2021

A tal da injustiça
Comecei a ler esse livro por ler mesmo, não estava muito empolgada mas na nota do autor já despertou totalmente meu interesse.

O assunto retratado na obra, a falsa liberdade de escolha que nos é garantida, é realmente muito importante e retirada de um modo bastante interessante e bom de ler.

Gostei muito da história, conseguiu até tirar algumas risadas de mim. Porém, realmente o ponto alto desse livro é o fim, o modo como a peça é escrita te faz realmente querer chegar logo no final para saber o desfecho e ele pode ser super surpreendente ou já esperado por alguns.

Eu recomendo que leiam, é pequeno, divertido e muito importante!!! Além de valorizar a literatura nacional!!