Filhos do Fim do Mundo

Filhos do Fim do Mundo Fábio M. Barreto

Resenhas - Filhos do Fim do Mundo

Bubu21 04/08/2022

Esperava mais dessa leitura.
A história não foi bem desenvolvida e não explicaram os acontecimentos ou porque tudo deu certo no final.
O final poderia ter sido melhor.

Ana 26/02/2022

Filhos do fim do mundo
Dei nota 3 para o livro por conta da escrita, que mantém o leitor curioso e apreensivo para compreender a situação e por acompanhar a situação desesperadora que os personagens da trama estão passando. Tirando isso, as atitudes dos personagens, principalmente do repórter, muitas vezes é questionável e irritante. Os ocorridos que desencadearam toda a problemática do livro não são explicados de forma clara em nenhum momento, apresentando apenas suposições. O final me deixou extremamente frustrada. Este é um livro que definitivamente precisava de mais páginas para fechar satisfatoriamente a história.

Madu 30/09/2021

?????
acho que não tenho nem muitas palavras para descrever esse livro.
a história é interessante e te prende do início do fim, os personagens são bem desenvolvidos e o autor traz uma emoção incrível durante toda a história.
o desespero por recursos, o desespero dos pais por causa da perda de seus filhos, o repórter determinado e os militares que quase não ajudam.
o final me fez chorar, mas não poderia ser mais perfeito. um bom encerramento para uma história eletrizante!
Fábio Barreto é um dos melhores autores nacionais!

Manu 13/02/2021

Filhos do Fim do Mundo ? Fábio M. Barreto
Me orgulho de não ter lido resenha alguma antes de começar essa obra, e sequer recomendo que o façam, numa tentativa de melhorar essa na qual escrevo agora, percebo que elas tanto podem motivar como desmotivar a leitura dessa ficção. Então, se ainda não leu "Filhos do Fim do Mundo", por favor, não leia mais essa resenha.

Alguns fatos intrigantes merecem atenção:

1) Não há definição de espaço e nem tempo, a obra pode se passar em qualquer país ou pacata cidade, bem como em qualquer década que o leitor desejar, isso abre portas para o imaginário.

2) Os personagens não possuem nomes, sempre apresentados como suas respectivas ocupações na trama: Repórter, Governador, Esposa, Médico, Padre... Fator que pode deixar alguns diálogos confusos e propício a distrações do leitor.

Eu confesso que sai da minha zona de conforto, "apocalipses" correm longe dos meus costumes, mas, ler algo tão bem elaborado e ter a consciência de tratar-se de um autor brasileiro é, no mínimo, motivo de um orgulho sem tamanho. A ficção é eletrizante, abrangendo vários aspectos dos quais são capazes de desencadear situações sufocantes, como uma Guerra Civil.

Por outro lado, as demasiadas perdas que são abrangidas nesse contexto apocalíptico tornam explícita a fraqueza humana e o sentimento de impotência diante dessa situação, nua e crua.

Eu gostei bastante, devorei as últimas cem páginas numa tarde de um quase entediante sábado e estou feliz por isso.

Orgulhem-se de obras nacionais!

Lucas Alvares 19/09/2020

Particularmente a leitura foi um pouco decepcionante sim... Lendo a sinopse você imagina uma coisa e, no decorrer do livro, a história toma um rumo completamente diferente. E só no final é que o tema principal volta a ser centralizado, mas mesmo assim é pouco valorizado.

Matheus 19/08/2020

Caos!
"A hora é de adversidade e dúvida. Somos constantemente lembrados da tristeza e da fragilidade humana e, mesmo assim, podemos encontrar alegria em pequenos momentos; esperança em ações triviais; e fé num único sorriso ou gesto de amor. Precisamos enfrentar essa provação e garantir a nós mesmos que somos merecedores do ato de estar vivo." (p. 208)

Numa perturbadora madrugada que pode transformar a vida do mundo inteiro, todas as crianças com menos de 1 ano de idade morrem inexplicavelmente. Para evitar que mais caos se espalhe, todas as formas de comunicação foram cortadas, exceto a televisão, que exibe um repetitivo e angustiante boletim.

Nesse cenário, um influente repórter, cuja esposa está prestes a dar à luz o filho do casal, busca desesperadamente um meio de salvar sua família, indepedente dos riscos que possam encarar.

Filhos do fim do mundo retrata uma realidade que a raça humana não sonharia em vivenciar. Barreto consegue, num ritmo intenso, nos trazer esse thriller recheado de detalhes impressionantes do ser humano em busca da manutenção da vida. Vale mencionar que o autor não deu nomes aos personagens, o que particularmente me trouxe uma experiência de leitura que nunca tive!

site: https://www.instagram.com/hora_book/

Yuri 11/07/2020

As decisões dos personagens não fazem muito sentido.
Ponto positivo:
- Ritmo. A forma como o livro é escrito te prende.
Pontos negativos:
- Os personagens tomam decisões pouco críveis;
- Alguns trechos são confusos.

Junior 30/05/2020

Um ótimo exemplo de como a literatura brasileira dá um banho em vários best-seller, os quais você lê e esquece no dia seguinte.

Adriano 25/04/2019

Boa história
Comecei a ler o livro levado pela capa e pela sinopse.
Agradável surpresa, a história bem construída, se desenvolve bem.
O único ponto que deixou a desejar é o final, poderia ser melhor explorado o final do livro, mas sim, tem um final interessante.
O livro retrata sobre uma doença que está afetando o mundo e os personagens ficam correndo atrás de uma possível cura.

Jeromix 27/12/2018

Muito bem escrito, entregando uma narrativa frenética
Neste Natal terminei de ler ?Filhos do fim do mundo? ? para uns, talvez não seja a melhor data para mergulhar nessa temática densa, mas foi perfeita para mim.

É uma obra incrivelmente bem escrita e inteligente, envolta em uma construção e ritmo cinematográficos. Ao meu ver, ela traz uma crítica mordaz sobre relacionamento: seja o verticalizado militar, o superficial midiatizado, o desesperado da sociedade contemporânea, bem como uma ode aos relacionamentos maduros.

Adorei a escolha por não haver nomes de pessoas e lugares - basicamente só objetos são nomeados. Também a época em que a história se passa é levemente abstrata. De minha parte, isto só aumenta a imersão e evita qualquer escolha piegas.

Por conhecer o autor por outras mídias, é plenamente reconhecível no livro suas paixões: referências da cultura pop, um ambiente jornalístico clássico (utópico para o momento atual), a arquearia, elementos de sci-fi, influência (e não cópia) de outros escritores, e principalmente muito amor por sua família.

Mas é surpreendente que, em pleno 2018, a obra se tornou mais atual ainda, ao demonstrar a influência danosa de blogueiros (ou youtubers), especialmente no que tange o espalhar de notícias falsas.

Portanto, é um livro que merece a leitura, e que deveria ser transposto para as telas ? seja do cinema, seja dos canais de streaming.

Vitão 11/11/2018

A temática do livro foi abordada de uma maneira inteligentíssima . Li em poucos dias pois o autor me prendeu do começo ao fim

Raphael 03/09/2018

Esse livro acabei pegando sem querer, ouvindo o RaparuCast, e me surpreendi pela qualidade do autor, livro com história envolvente, aqueles livros que você quer saber o que vai acontecer.

Silvana 28/07/2018

Decepcionante
Infelizmente a sinopse prometia bastante, mas a história não entregou o que prometeu. Começou muito bem mais foi mudando o rumo ao longo do livro e quase que não consegui terminar de tão chato que ficou.