Antes de Partir

Antes de Partir Bronnie Ware

Resenhas - Antes de Partir

Joyce Evelyn 15/08/2021

Uma história de vida encantadora
Neste livro Bronnie relata sua história de vida em busca de uma profissão que ela amasse, e que também pudesse ser livre, e ao longo do seu caminho ela largou o emprego de bancária e foi viajar para conhecer e viver em locais difetentes, e isso a levou ao emprego de cuidadora de idosos, e neste processo conheceu vários clientes que no final de suas vidas acabaram expondo os seus maiores arrependimentos antes de morrer.
E com tudo que Bronnie viveu neste emprego... e presenciou ela mostra como mudou a Bronnie do futuro.
Mostra como mudou a sua visão de vida, como é uma história verídica não tem como eu dar menos de 5 estrelas, a autora arrasou no livro!

Me trouxe reflexões profundas e espero que traga a você tbm!

Vale super a pena a leitura!?
?????

Thici 10/05/2021

Vc aprende algumas coisas
O livro traz, sem dúvida alguma, ensinamentos. No final fica bem cansativo, pulei páginas...mas dá pra tirar informações bem relevantes que podemos usar na nossa vida.

Paulo 11/04/2021

O livro é dividido em 5 partes, cada qual dedicada a um dos 5 arrependimentos, onde Bronnie compartilha a história de alguns dos seus pacientes relacionadas a este arrependimento em particular. Os relatos são bem sinceros e com conselhos valiosos, ainda que muitos dos quais obviamente saibamos bem. Sim, todos esses arrependimentos que a autora cita são óbvios, porém, aqui há pessoas reais, com histórias reais. Isso faz toda a diferença durante a leitura, nos trazendo uma experiência mais concreta, que nos faz refletir sobre a vida e sobre nós mesmos. Afinal, se é tudo tão óbvio assim, porque tanta gente chega ao final da vida com estes mesmos arrependimentos?

Infelizmente, nem tudo são flores. A autora perde um pouco a mão durante os relatos de sua própria história. Bronnie conta um pouco de sua vida pessoal, mesclando suas próprias experiências e dilemas pessoais com a história dos pacientes. No começo, é até um pouco interessante, mas do meio pro final começa a ficar um pouco maçante, porque as histórias começam a se repetir e serem excessivamente superficiais, longas e cheias de detalhes desnecessários. Confesso que me pegava louco pra pular essas partes e ir direto para os relatos dos pacientes. Isso principalmente mais para o final do livro, quando ele se torna um tipo de diário pessoal da autora, com relatos sobre sua luta contra a depressão. Apesar do relato em si ser interessante, ele é contado de maneira muito superficial e repetitiva, o que torna difícil a experiência de leitura.

Ainda assim, recomendo a leitura. Sem a intenção de escrever um livro de autoajuda, Bronnie Ware nos faz refletir sobre a vida e sobre nós mesmos com as histórias e os arrependimentos de seus pacientes terminais, com algumas passagens que nos tocam, podendo levar os mais sensíveis às lágrimas. E afinal, é pra isso que comprei este livro: aprender essas lições com os relatos dos pacientes de Bronnie para não correr o risco de cometer os mesmos erros durante a vida. Ao final da leitura, a lição reside justamente em aprendermos a chegar lá na frente sem esse sentimento de frustração e arrependimento. Mas vá sabendo que não é das leituras mais envolventes do mundo, e que tem seus momentos maçantes.

aureaamacedo 15/12/2020

ESPERAVA MAIS
Honestamente, ele não é um livro que vá te prender, é cheio de detalhes desnecessários, fica tudo muito maçante e parece não ter mais fim. Com certeza eu esperava uma leitura mais envolvente e me decepcionei muito, não faria releitura.

Camila.Almeida 24/10/2020

Belo, mas ehr...não sei!
O livro é escrito de forma a compartilhar as experiências vividas pela autora, que durante algum tempo trabalhou como cuidadora de pessoas em doenças terminais. De fato, os relatos são bem sinceros e com conselhos valiosos (muitos dos quais obviamente sabemos bem), que essas pessoas se lamentavam por não ter vivido de outra maneira. Algumas passagens me tocaram, mas confesso que não me senti tão envolvida com a leitura como esperava. Talvez pelo fato de que me peguei várias vezes pensando numa realidade em que, infelizmente, a esmagadora maioria da população não terá acesso à uma "morte digna", e a realidade das pessoas (financeiramente falando mesmo) me passou a impressão de destoar com a realidade que muitos vivem. A autora me parece ser bastante espiritualizada, mas confesso que fiquei meio "pé atrás", porque ao menos na minha percepção de leitura ela quis "maquiar" as experiências negativas que teve com alguns pacientes, e convenhamos, por mais espiritualizado e apaixonado pelo trabalho que você seja, não é possível que todos os dias você acorde com "borboletas no estômago" e feliz com tudo. Enfim, deixo meu respeito pela autora (escrever e publicar uma obra não é uma tarefa fácil), destaquei alguns insights, mas não seria uma obra que faria uma releitura.

Fabi 06/09/2020

Vale a pena a leitura
A autora mostra um momento de sua vida em que trabalhou com pacientes terminais e isso a transformou. Traz aprendizados bem interessantes.

Vanessa.Masfely 16/06/2020

Bronnie mudou a carreira de direção drasticamente quando abandonou trabalhos burocráticos para trabalhar com música. Mas consciente de que não teria renda para se sustentar, passou a ser cuidadora. Sua primeira cliente, como ela chama, descobriu depois de um tempo que iria morrer, e Bronnie acompanhou Ruth até seu último suspirou.
Depois disso, passou a assistir outras pessoas que estavam na mesma condição.
A autora trabalhou como cuidadora paliativa por muitos anos, acompanhando muitas pessoas em seus últimos momentos de vida. Isso deu a ela a legitimidade de elencar os 5 maiores arrependimentos que as pessoas têm antes de partir. São eles:
- Desejaria ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira para mim mesma, não a vida que os outros esperavam de mim;
- Desejaria não ter trabalhado tanto;
- Desejaria ter tido a coragem de expressar meus sentimentos;
- Desejaria ter ficado em contato com meus amigos;
- Desejaria ter-me permitido ser mais feliz.

O livro conta a história de alguns dos pacientes da autora, como eles se libertaram do sentimento de culpa de não terem vivido de uma forma diferente e como mudaram seus relacionamentos com as pessoas que amam, em alguns casos com conselhos e a intervenção de Bronnie durante os processos de reconciliação.
Ao contar a sua história e a dos seus pacientes a autora mostra grande desenvolvimento emocional e espiritual, e realmente é preciso ter, o que não livrou ela de enfrentar sofrimentos, mas de enxergá-los como oportunidade de crescimento.
É muito nítido que a morte trouxe para as pessoas e para a cuidadora uma perspectiva de vida diferente e uma consciência de finitude muito necessária.
Tem uma frase que li no livro 826 notas de amor para Emma que diz:
"Depois de se tornar completamente consciente da sua mortalidade, é difícil fechar a cortina de novo."
Todas sabemos que vamos morrer, mas nos esquecemos, vivemos como se fossemos infinitos e como se tivéssemos certeza que temos a amanhã, mas ele não é garantido.
Quem quiser abrir a cortina, saiba que será uma mudança positiva!

Cárita.Cibele 01/06/2020

Antes de Partir
Com certeza um livre que precisa ser lido. Um livro revelador, e que coloca nosso próprio estilo de vida em dúvida. Os pacientes de Bronnie sabem que vão morrer, muito além do que a certeza de todos nós, eles já estão a espera da morte. Assistir a reflexão deles sobre suas próprias vidas e de como a importância das coisas são ressignificadas em seus últimos dias, despertou em mim o desejo de viver mais livremente. Muito rico em aprendizado, eu super indico essa leitura.

Comenta Livros 29/07/2019

Uma história de vida
Vale a pena ler. Vai lá no blog que tem o comentário.

site: http://comentalivros.com/antes-de-partir-os-5-principais-arrependimentos-que-as-pessoas-tem-antes-de-morrer-bronnie-ware/

bateixeira 18/05/2019minha estante
Muitos erros de portugues e achei a tradução horrível e cansativa. Concordo com sua resenha sobre a historia.

Aryane 17/08/2015

Sorria e saiba!
O livro traz a história da própria autora, Bronnie Ware, sobre sua experiência como cuidadora de pacientes que exigiam cuidados paliativos, ou seja, que estavam à beira da morte, e tudo o que ela aprendeu com cada um deles, causando-lhe uma reforma íntima.

Esse é o tipo de livro que é um pecado soltar qualquer tipo de spoiler. É de uma riqueza tão absurda, de tanta sabedoria, que o máximo que um resenhista pode fazer é indicá-lo para o maior número de pessoas possíveis.

Muitas vezes eu me vi em Bronnie. Não que eu tenha cuidado de alguém em fase terminal, mas, muitas vezes, aprendi as mais preciosas lições com exemplos de outras pessoas. Muitas vezes me vi sem rumo, assim como ela, fazendo o que amava, mas me exauria e, infelizmente, também cheguei perto do limite da dor humana.

Esse é um livro que TODOS deveriam ler, principalmente aquelas pessoas que não valorizam as dádivas que a vida nos dá, diariamente. Eu era assim no passado, uma ingrata de carteirinha, e passar pelo fundo do poço foi catártico para mim. Essa leitura me fez lembrar de muita coisa, e me fez, mais uma vez, agradecer pela oportunidade de ler algo tão enriquecedor.

Nessa resenha, não serei técnica. Não tem como ser, diante de tanta sensibilidade.

Leia.

Apenas leia.

Cinco estrelas!

site: amoremletras.wordpress.com
Danielle.Sousa 24/11/2016minha estante
Olá! Tenho muita vontade de ler esse livro, porém ele está esgotado. Tem interesse de vender o seu?Obrigada.

Chang Tsai 22/11/2014

"Foi uma vida boa!"
Bronnie Ware, que trabalhou com pacientes terminais, viu de perto o que eles tinham a expressar no final de suas vidas. O livro reúne principalmente, além de vários pensamentos a respeito da vida e da morte, os cinco maiores arrependimentos que as pessoas têm quando o fim se aproxima. Faz a gente pensar no que realmente importa e no quanto a sociedade ainda tem receio de encarar a morte. Que possamos resumir nossas vidas com uma das frases do livro: "foi uma vida boa!"

Ka Yen 11/09/2014

Começou bem e acabou mal
O livro é muito bom até 2/3 dele. Com as histórias de seus pacientes terminais, Bronnie Ware nos faz refletir sobre a vida e sobre nós mesmos. Confesso que chorei em algumas partes.

Minha nota só não foi melhor porque os últimos capítulos foram sofríveis de ler. O livro se tornou um diário pessoal da autora misturado com auto-ajuda barata. Além disso, estava muito prolixo e mal escrito. Achei que matou toda a sensação que o livro passava enquanto focava nos pacientes e nas causas dos arrependimentos.
tavinho 30/03/2016minha estante
Legal! Também senti o mesmo ao lê-lo.

Chelsea.Archer 19/03/2014

Tocante...
O livro aborda a profundidade de aprendizado que podemos adquirir ao nos doarmos em favor de alguem.
Apesar de cuidar de pessoas desenganadas, Bronnie as tratou como o que são: seres humanos com virtudes e defeitos.
Aprendeu com cada um deles e ao mesmo tempo os ajudou a encontrar a paz e o conforto que eles precisavam ter antes de partir para outro plano.
Sincero, de linguagem simples, ao mesmo tempo o livro nos direciona a buscarmos a nossa verdade interior. Nos despir do TER e nos focar no que SOMOS no fundo de nossas almas.
Recomendo muito a leitura deste livro.
Danielle.Sousa 24/11/2016minha estante
Olá. Tenho muita vontade de ler esse livro, porém ele está esgotado. Tem interesse de vender o seu?Obrigada.