Educar para reencarnar a vida

Educar para reencarnar a vida Jung Mo Sung




Resenhas - Educar para reencantar a vida


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Sadrak 08/02/2024

Educação encantada
Um texto bastante filosófico sobre educação, não obstante, digno e contundente por sua crítica à visão do encantamento exercido pela sociedade de consumo.
O autor, apesar da base teológica, o que é constado na maior parte dos seus escritos, não conduz sua reflexão sobre educação propondo um reencantar-se a partir de uma perspectiva religiosa ou teológica.
Isso causou um estranhamento, pois sua visão de educação propõe, vide os escritores citados, um encantamento que resgate o simbólico, o mítico, sem religião, ou admitindo uma religião secularização, sem Deus.
Admite em certa altura, en passant, a força dos profetas no melhor estilo da TL (teologia da libertação), mas sem admitir o Reino que eles proclamam.
Cita Jesus mais como um apoio teórico à sua construção argumentativa, porém não reconhece a força de seu ensino, nem, se observado pela pedagogia, que ele é o Mestre inspirador.
Devo ressalvar ser concordante com Sung na necessidade da busca do sentido da vida. Também sou afeito ao seu questionamento do monopólio capitalista sobre os mitos, símbolos e o sagrado e que essa ressignificação ao modo neoliberal é o que tem causado o desencantar com a vida e a educação.
Boa leitura!
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1