Peter Pan Escarlate

Peter Pan Escarlate J. M. Barrie

Resenhas - Peter Pan Escarlate

Grazi 04/05/2012

Comecei a ler esse livro com a esperança de uma continuação digna a Peter Pan mas, infelizmente o livro deixou a desejar. Confesso que cheguei a abandonar a leitura e depois de um certo tempo a retomei para ver se mudava minha opinião em relação ao livro... enfim, não gostei.
Maria Ferreira / @impressoesdemaria 04/05/2012minha estante
Ah, eu achei essa continuação muito boa. Acho que fez jus ao primeiro livro.

subversivegrrl 29/07/2012minha estante
Exatamente a mesma coisa comigo.

Francielle 23/08/2013minha estante
Foi um dos melhores livros que li. Bem melhor, inclusive, que a versão que havia lido de Peter Pan do Barrie.

Taciana 08/01/2012

Infanto juvenil de muita qualidade!
Devem existir muitas versões e continuações de Peter Pan por aí, mas esta é a oficial. E sabe o por quê? Depois de ganhar um dinheirão com o livro Peter Pan e Wendy, J.M. Barrie doou os direitos autorais para o Hospital Infantil de Great Ormond Street em Londres, que passou a receber toda a imensa renda, imaginem só. Então, em 2004 (centenário do lançamento do 1o livro), eles fizeram um concurso para ter a continuação oficial, autorizada,e quem ganhou foi Geraldine McCaughrean.

Confesso que eu não me lembro de já ter lido a versão integral de Peter Pan e Wendy (que obviamente é o tipo de história que parece que faz parte do consciente coletivo), mas eu adorei essa continuação. É uma história para crianças, mas não é boba ou escolhe os caminhos mais simples (como se elas não fossem inteligentes).

Os heróis não são sempre bons e os vilões não são sempre maus, mas de maneira leve, claro, como por exemplo Peter Pan e sua síndrome de Filho Único Mimado que não sabe dizer "por favor".

A prosa é leve, quase como uma conversa, com direito a ironias finas que podem também divertir adultos - J. M. Barrie explicou que os Meninos Perdidos caem dos carrinhos das babás distraídas, mas Geraldine inclui também uma explicação para meninos perdidos por pais:

"Mesmo quando são os pais que cuidam deles, muitos bebês se perdem - caem dos carrinhos, são jogados fora junto com a água do banho ou são postos para fora de casa em vez do gato. Enganos acontecem até nas casas mais bem organizadas."

Há várias mensagens de moral ou educativas, mas sem serem forçadas ou artificiais. O principal é que a história é muito bem construída e realmente muito gostosa de ler. Recomendo!

C-Lo 08/02/2011

Estupendo! Não é uma palavra que uso com freqüência, mas foi o que eu disse em voz alta (porque filhos unicos costumam falar sozinhos em voz alta) quando fechei a contra capa do livro após ler sua última página.
A autora realmente conseguiu fazer manter a narrativa de Lord Barrie sem deixar de imprimir a sua originalidade. Aqui vemos um Peter menos moleque e mais dark durante o livro todo, mas, como todas as pontas, essa também é amarrada no final. Temos os outros personagens em grande destaque, diferente de "Peter e Wendy" em que Peter é o grande protagonista com sua personalidade fascinante. Em certo momento, próximo ao meio da estória achei que estava monótono, mas continuei firme e não me arrependi, por mais de uma vez me peguei de olhos arregalados com as surpresas que se apresentavam. Eu gostaria que viessem mais aventuras, porque nessa obra, assim como em "Peter e Wendy", o que pega realmente não são nem os acontecimentos, mas o universo que os cerca, as personalidades, e a narrativa cativante como se estivesse falando de criança para criança, mas não com o jeito abobalhado que os adultos acham que as criança se comunicam, dá uma a sensação real de fazer parte do bando dos Meninos Perdidos. Eu confesso que quase chorei no final. Várias lições, várias.

Lina 06/10/2010

Gostei muito. Não acho que esteja à altura do original, mas faz jus à imagem e à ideia de J. M. Barrie.
Abner 16/05/2012minha estante
Engraçado, nunca gostei do personagem Peter Pan por ser meio arrogante e teimoso, mais gostei desse livro. O vilão desse livro foi genialmente desenvolvido, talvez até mais do que no livro original, e por isso gostei mais de Peter Pan Escarlate.

Lina 13/06/2012minha estante
O Peter realmente era mais viajandão no original. Neste ele é mais normalzinho. E você tem razão: o vilão deste é muito bom. A história dele, tudo, é bem surpreendente. É mais adulto, eu acho, que o original.

Babi 17/08/2010

Nostalgia
Admito que abandonei esse. Mas nao foi por nao gostar, pelo contrario. Foi por gostar tanto do começo, do jeito lindo que Geraldine escreve, que fiquei com pena de terminar. x)Abandonei, todo dia olho para ele na minha estante: Um dia eu te termino. (:

Jess 13/03/2010

Peter Pan sempre presente na minha infância, e continua presente até hoje, com o escarlate. Simplesmente perfeito.

Bela | @belafranceschini 11/03/2010

O livro mais chato que eu já li na vida, nao vale a pena gastar dinheiro.

Ninive7 13/10/2009

No começo achei o livro meio enjoativo na forma de narrar, mas conforme a história foi acontecendo a autora conseguiu se encontrar. Os momentos um tanto quanto "sem nexo" foram compensados por cenas incrivelmente perfeitas e únicas, chegando inclusive a um ápice digno de Barrie. Acabou valendo a pena!

Andréa Cisne 22/08/2009

Lido e Recomendado!
Esse é um livro especial, pois remonta os tempos das belas histórias de Peter Pan e a terra do nunca. Escrito para fins de ajudar entidades, nesta história sonhos estão vazando da Terra do Nunca, sonhos estranhamente reais, de piratas e sereias, cocares de guerra e crocodilos, e deixando objetos incômodos na cama de Wendy, João, Deleve, Cabelinho e os outros Meninos Perdidos. Mas se passaram 20 anos desde que todos retornaram da terra do nunca, hoje são adultos e estão com filhos, por isso se quiserem voltar e desvendar o mistério, a primeira coisa que têm de fazer é voltar a ser crianças (essa é a única forma de entrar na Terra do Nunca). Mas, assim que Peter Pan entra em cena, é claro que todos os pensamentos se desviam da missão de resgate para a pura e simples aventura, uma busca, uma jornada exploratória, uma caça ao tesouro, até os lugares mais remotos da Terra de Lugar Nenhum! E mais: novos encontros com piratas, um estranho circo, bruxas, fadas e elfos, assim como uma porção de oportunidades para demonstrar bravura e heroísmo. Mal percebem que Peter ao vestir a casaca do já morto capitão James Gancho, começa a ficar estranho e a ter as mesmas maldades do pirata.

J. Modesto 08/02/2009

Só por causa dos direitos autorais!
Este livro surgiu da necessidade de se manter os Direitos Autorais em poder da fundação beneficiente que detêm esses direitos. Como Peter Pan estava para cair em domínio público, foi-se necessário escrever uma continuação e, após um concurso, isso foi feito. Todavia, o livro serviu apenas para isso. É muito ruim e enfadonho. Um dos poucos livro que quase não consegui chegar no fim. FRACO.
Júlia 14/09/2012minha estante
Tentei ler, achei mt chato

Aron 26/08/2013minha estante
O livro é ótimo.