Peter Pan Escarlate

Peter Pan Escarlate J. M. Barrie

Resenhas - Peter Pan Escarlate

J. Modesto 08/02/2009

Só por causa dos direitos autorais!
Este livro surgiu da necessidade de se manter os Direitos Autorais em poder da fundação beneficiente que detêm esses direitos. Como Peter Pan estava para cair em domínio público, foi-se necessário escrever uma continuação e, após um concurso, isso foi feito. Todavia, o livro serviu apenas para isso. É muito ruim e enfadonho. Um dos poucos livro que quase não consegui chegar no fim. FRACO.
Júlia 14/09/2012minha estante
Tentei ler, achei mt chato

Aron 26/08/2013minha estante
O livro é ótimo.

Grazi 04/05/2012

Comecei a ler esse livro com a esperança de uma continuação digna a Peter Pan mas, infelizmente o livro deixou a desejar. Confesso que cheguei a abandonar a leitura e depois de um certo tempo a retomei para ver se mudava minha opinião em relação ao livro... enfim, não gostei.
Maria Ferreira / @impressoesdemaria 04/05/2012minha estante
Ah, eu achei essa continuação muito boa. Acho que fez jus ao primeiro livro.

subversivegrrl 29/07/2012minha estante
Exatamente a mesma coisa comigo.

Francielle 23/08/2013minha estante
Foi um dos melhores livros que li. Bem melhor, inclusive, que a versão que havia lido de Peter Pan do Barrie.

Carolina1869 30/04/2023

Peter Pan Escarlate: uma continuação um tanto inusitada, mau compreendida ou ruim?
Eu não escondo minha paixão pela história original de Peter Pan, sempre cutucou meu imaginário e teve meu coração. A ideia de voar com pensamentos felizes, fadas, piratas, uma terra onde ninguém cresce (que consolo seria para um adulto um lugar assim pensamos depois que crescemos kkk).

A própria contracapa anuncia 'a sequência OFICIAL de Peter Pan, de J. M. Barrie', ok criamos uma expectativa, adquiri um livro usado e comecei a ler.

Mais de um mês se passou, e, juro, não consegui sair da metade do livro. Infelizmente foi um livro que eu me forcei a terminar. Mas calma, lá, vou te explicar.

A história é contada vários anos após os irmãos João, Miguel e Wendy juntamente com os meninos perdidos voltaram da Terra do Nunca e cresceram, se tornaram adultos com famílias e responsabilidades. No entanto, todos começam a ser incomodados com sonhos perturbadores sobre a Terra do Nunca, e quando despertam, algum objeto está ao seu lado, indicando que, com certeza, está acontecendo alguma coisa diferente; e como a Terra do Nunca sempre foi ligada diretamente ao menino que não queria crescer, subentende-se que Peter Pan está com problemas.

Sinceridade agora: eu não gostei TANTO quanto achei que gostaria, tanto que minha nota para esse livro foi 2.5. A escrita é um pouco confusa em diversos momentos (se comparado com a escrita atual - mesmo que seja um livro de 2006, até outros títulos dessa época foram melhor escritos). A história realmente te pega pela curiosidade de 'eles cresceram, Peter está com problemas, e agora?'. Mas quando você começa a ler começa a ficar maçante as birras que são criadas pelo menino Pan que se estendem as vezes por 2/3 páginas seguidas.

A história tem uma reviravolta nas últimas 100 páginas que te faz até pensar que o livro valeu no mínimo a pena, mas isso acaba antes do final e me voltou o pensamento 'por que mesmo eu não abandonei esse livro?'.

Foi realmente um exemplar que eu tive de me obrigar a terminar, mesmo com a esperança de que haveria algo que iria me despertar aquela VONTADE de devorar o livro do início ao fim.

Daniel.Tschiedel 14/05/2021

Uma continuação digna do original
A autora conseguiu criar uma continuação de Peter Pan muito divertida e interessante. Ela manteve o estilo do Barrie e fez um livro à altura do original.

Adoraria ver uma adaptação dele pro cinema.
Mel 14/05/2021minha estante
Parece um bom livro

Daniel.Tschiedel 14/05/2021minha estante
Olha, se gostou do original, eu acho que vai gostar desse :D

Mel 17/05/2021minha estante
Obrigada

C-Lo 08/02/2011

Estupendo! Não é uma palavra que uso com freqüência, mas foi o que eu disse em voz alta (porque filhos unicos costumam falar sozinhos em voz alta) quando fechei a contra capa do livro após ler sua última página.
A autora realmente conseguiu fazer manter a narrativa de Lord Barrie sem deixar de imprimir a sua originalidade. Aqui vemos um Peter menos moleque e mais dark durante o livro todo, mas, como todas as pontas, essa também é amarrada no final. Temos os outros personagens em grande destaque, diferente de "Peter e Wendy" em que Peter é o grande protagonista com sua personalidade fascinante. Em certo momento, próximo ao meio da estória achei que estava monótono, mas continuei firme e não me arrependi, por mais de uma vez me peguei de olhos arregalados com as surpresas que se apresentavam. Eu gostaria que viessem mais aventuras, porque nessa obra, assim como em "Peter e Wendy", o que pega realmente não são nem os acontecimentos, mas o universo que os cerca, as personalidades, e a narrativa cativante como se estivesse falando de criança para criança, mas não com o jeito abobalhado que os adultos acham que as criança se comunicam, dá uma a sensação real de fazer parte do bando dos Meninos Perdidos. Eu confesso que quase chorei no final. Várias lições, várias.

Nana 29/10/2013

Uma história que não é pra adultos, mas também não é para crianças.
Sou uma apaixonada por Peter Pan e francamente não esperava muito desse livro; estava decidida a lê-lo, mas não aceitar como uma continuação oficial (apesar de ser). Mas amei esse livro, e o aceito como continuação, sim. Acreditei demais em cada palavra.
Não perdi nada com ele. Mesmo. Estava realmente precisando de um livro que fizesse o que esse me fez: desesperar, fazer o corção ficar a mil, deixar minha respiração maluca (tive que pausar a leitura muitas vezes, ainda mais no final, se não passaria mal) me apaixonar pelos personagens (ah, o Novello é bem o tipo de personagem que faz ficar toda derretida e bichinha).
Afinal, se o vilão é o tempero ao prato da história... que tempero, hein? Que tempero...
Eu queria uma aventura dessa já havia um tempo. Até sonhei com os personagens, que, meu deus, apareceram sem falta, muito bem desenvolvidos e com uma história decente depois de vinte anos. Peter Pan me surpreendeu sem deixar de ser o Menino Maravilhoso que tanto amo.
Achei tudo uma graça, juro, tudo. Posso até não ter ido com a cara do Pirilampo no começo, mas até ele tem um espaço aqui em mim.
Vale demais minhas cinco estrelas e, uau!, um favorito.

Andréa Cisne 22/08/2009

Lido e Recomendado!
Esse é um livro especial, pois remonta os tempos das belas histórias de Peter Pan e a terra do nunca. Escrito para fins de ajudar entidades, nesta história sonhos estão vazando da Terra do Nunca, sonhos estranhamente reais, de piratas e sereias, cocares de guerra e crocodilos, e deixando objetos incômodos na cama de Wendy, João, Deleve, Cabelinho e os outros Meninos Perdidos. Mas se passaram 20 anos desde que todos retornaram da terra do nunca, hoje são adultos e estão com filhos, por isso se quiserem voltar e desvendar o mistério, a primeira coisa que têm de fazer é voltar a ser crianças (essa é a única forma de entrar na Terra do Nunca). Mas, assim que Peter Pan entra em cena, é claro que todos os pensamentos se desviam da missão de resgate para a pura e simples aventura, uma busca, uma jornada exploratória, uma caça ao tesouro, até os lugares mais remotos da Terra de Lugar Nenhum! E mais: novos encontros com piratas, um estranho circo, bruxas, fadas e elfos, assim como uma porção de oportunidades para demonstrar bravura e heroísmo. Mal percebem que Peter ao vestir a casaca do já morto capitão James Gancho, começa a ficar estranho e a ter as mesmas maldades do pirata.

Erick 18/02/2020

Ter lido o primeiro livro e este na mesma semana só serviu para salientar a grande diferença de qualidade entre os dois. Forçando bastante a barra para justificar uma continuação a níveis que nem no mundo mágico e um tanto bizarro da Terra do Nunca soa convincente, "Peter Pan Escarlate" tenta usar o mesmo tipo de loucura pretensiosamente inocente para causar bom humor e dramatizar em meio a um elenco que também tenta recuperar e incrementar seus traços vistos no primeiro livro - contudo, o saldo final disso é uma fantasiosa trama infanto juvenil muito arrastada e repleta de cenas pífias e vergonhosas que descaracterizam os personagens e o mundo que os cerca.

Em resumo, se fechei o primeiro livro resumindo a experiência que tive em "é uma historinha um tanto bobinha mas bem divertida e meio irônica e mordaz em alguns momentos", aqui foi algo como "tentou ser igual o primeiro, porém suas bobagens não foram nada engraçadas e tampouco inteligentes".

Jess 13/03/2010

Peter Pan sempre presente na minha infância, e continua presente até hoje, com o escarlate. Simplesmente perfeito.

Larissa | @paragrafocult 29/11/2019

Mágico porém seu brilho não é tão forte quanto o original.
Foi feito pelo Hospital Infantil de Great Ormond Street - que detém os direitos da obra de original - um concurso para escolher a melhor sequência para o livro de J.M. Barrie e este foi o vencedor. Portando, logo que soube desse livro já corri para comprar. Eu devia ter uns onze ou doze anos na época que o adquiri.

Aqui, a história contada se passa vinte anos após os acontecimentos do primeiro livro. O trio que voou com Pan para a Terra do Nunca antes, agora está adulto, assim como os Meninos Perdidos. Eles tem suas próprias famílias e profissões, deixaram a infância para trás. Mas algo estranho têm acontecido com os antigos habitantes daquela terra tão mágica: sonhos estranhos tem perturbado seu sono. Sonhos sobre uma Terra do Nunca diferente. Sonhos tão reais que quando acordam, algum objeto que antes estava apenas em sua mente, agora está ali ao seu lado.

Há algo de errado acontecendo na Terra do Nunca e eles precisam voltar para lá para descobrir mas isso se torna difícil quando já não se é mais criança.

Gente, eu vou ser sincera: Eu não gostei tanto do livro como pensei que gostaria mas é uma boa história, porém, ele não chega aos pés do original de Barrie. Não falo isso por ter me fechado para novas histórias com o personagem nem nada do tipo. Não mesmo. É mais porque a trama não me prendeu tanto quanto a anterior.

Aqui, temos Wendy e João junto dos Meninos Perdidos que vieram morar com eles ao fim do primeiro livro. Miguel, infelizmente, já não está mais com eles graças a guerra. Os seus sonhos estavam mais reais do que nunca e, para variar, estavam vazando. Eles precisam descobrir o que está causando isso porém apenas crianças conseguem entrar na Terra do Nunca e eles além de adultos, em sua maioria já possuem até filhos. Se quiserem resolver esse mistério, primeiro precisam voltar a ser crianças.

Quando finalmente conseguem chegar lá, após seguirem a segunda estrela a direita e irem reto até o amanhecer, o que encontram não é mais o lugar mágico de suas memórias. E Peter, bom, esse está bem diferente. Até um pouco maluco, para ser sincera, de uma forma diferente do que ele era.

Devido a vida curta das fadas, Sininho já não está mais presente. Em seu lugar temos o Pirilampo, um elfo - no livro, a versão masculina das fadas - com cabelos vermelhos e respostas na ponta da língua.

Também temos Novello, um homem estranho que tem vagado pela Terra do Nunca vestido uma roupa de farrapos que lembra mais vários novelos de lã.

Vou dizer que me estressei muito com Peter aqui nesse livro. Desde o primeiro, sabemos o quanto o personagem é orgulhoso até o fim mas aqui seu orgulho fica ainda maior e ele vai se tornando um personagem bem detestável. Ele havia ficado sozinho ali por todos esses anos mas esse não é o real motivo dessa mudança. Na aventura para descobrirem o que aconteceu na Terra do Nunca onde muita coisa havia sido destruída, vamos descobrindo alguns segredos escondidos e entendendo o motivo de Peter estar assim.

A autora conseguiu resgatar muita coisa presente no livro original, como o nascimento das fadas e até um pouco da beleza de ser criança. Ficamos sabendo até sobre a origem do grande vilão do livro um, o Capitão Gancho. Sem contar a forma como ela desenvolveu o verdadeiro vilão da história, com tudo muito bem interligado. Foi a melhor coisa do livro todo, ao meu ver.

Novamente digo, é um bom livro se você o ler sem muita expectativa, não o comparando com o primeiro. Eu, infelizmente, fui muito empolgada já que o mesmo é a única sequência oficial de Peter Pan e acho que por conta de toda essa expectativa é que a minha experiência com a obra não foi melhor. Mas para quem é fã como eu, é uma leitura bem válida.

site: https://paragrafocult.blogspot.com/2019/11/resenha-peter-pan-escarlate-de.html

Taciana 08/01/2012

Infanto juvenil de muita qualidade!
Devem existir muitas versões e continuações de Peter Pan por aí, mas esta é a oficial. E sabe o por quê? Depois de ganhar um dinheirão com o livro Peter Pan e Wendy, J.M. Barrie doou os direitos autorais para o Hospital Infantil de Great Ormond Street em Londres, que passou a receber toda a imensa renda, imaginem só. Então, em 2004 (centenário do lançamento do 1o livro), eles fizeram um concurso para ter a continuação oficial, autorizada,e quem ganhou foi Geraldine McCaughrean.

Confesso que eu não me lembro de já ter lido a versão integral de Peter Pan e Wendy (que obviamente é o tipo de história que parece que faz parte do consciente coletivo), mas eu adorei essa continuação. É uma história para crianças, mas não é boba ou escolhe os caminhos mais simples (como se elas não fossem inteligentes).

Os heróis não são sempre bons e os vilões não são sempre maus, mas de maneira leve, claro, como por exemplo Peter Pan e sua síndrome de Filho Único Mimado que não sabe dizer "por favor".

A prosa é leve, quase como uma conversa, com direito a ironias finas que podem também divertir adultos - J. M. Barrie explicou que os Meninos Perdidos caem dos carrinhos das babás distraídas, mas Geraldine inclui também uma explicação para meninos perdidos por pais:

"Mesmo quando são os pais que cuidam deles, muitos bebês se perdem - caem dos carrinhos, são jogados fora junto com a água do banho ou são postos para fora de casa em vez do gato. Enganos acontecem até nas casas mais bem organizadas."

Há várias mensagens de moral ou educativas, mas sem serem forçadas ou artificiais. O principal é que a história é muito bem construída e realmente muito gostosa de ler. Recomendo!

Milly 16/08/2023

Peter Pan escarlate
Os Darlings voltam à Terra do nunca e se deparam com um mundo de mudanças, no decorrer da história precisam resolver alguns problemas e ajudar Pan (que por conta dessa aventura mudou totalmente a sua personalidade e jeito de fazer as coisas) a encontrar o tesouro da Terra do nunca, o tesouro mais procurado.

Larissa 25/08/2016

Só encheção de linguiça
Livro tão ruim que percebi que não compensava lê-lo , jamais poderá ser tão bom quanto o livro "Peter Pan e Wendy" de J M Barrie.

Bia F. 27/12/2013

Esses títulos que tornam Peter um egocêntrico
TEM A HISTORIA DO PASSADO DO GANCHO E QUALQUER UM JÁ DEVIA LER SÓ POR ISSO. Além de ler pelas crianças que serao beneficiadas com a venda desse livro,porque os direitos sao de um hospital inglês. O livro é bem devagar no inicio,voce meio que adivinha quem é o vilão logo no começo mas tem uma parte nova, simplesmente fantástica, da Terra do Nunca que explica muita coisa que ficou na cabeça (pelo menos na minha) na historia original mas nao quero estragar a graça pra vocês. Sei que Peter é o personagem principal mas nem tudo é sobre ele (no primeiro livro também nao é tudo sobre ele) e se Peter fosse real (ele é,mas para os descrentes a gente deixa essa duvida) esse tipo de coisa deixaria ele ainda mais metido porque ele é uma criança e foi privado de ter uma mãe. Melhor seqüência, parte inexplorada da Terra do Nunca fantástica. Criativo e imperdível.