As Portas da Fantasia

Robert Bloch

Resenhas - As Portas da Fantasia

Gláucia 30/05/2018

Às Portas da Fantasia - Robert Bloch e Ray Bradbury
Descobri esse livro andando entre as prateleiras da querida bibliô. Apesar do subtítulo Dez Histórias Escolhidas de Ficção Científica (por Kurt Singer) não consegui enquadrar nenhuma delas nesse gênero. Temos aqui histórias com os elementos clássicos do gênero horror: fantasmas, bruxas, vampiros, lobisomem, etc.
A seleção é bem meia boca, com enredos bem lugar-comum, finais super previsíveis, narrativa pobre e diálogos sofríveis, daqueles muito explicativos.

rafael 11/11/2014

Ótimo livro
Pouco esperei deste livro, tendo em conta o título que quase nada remete ao que vim procurar: homenagem de Bloch a Lovecraft.

Para minha surpresa, "The Grinning Ghoul" faz parte da coletânea, com a errônea tradução de "O Vampiro Sorridente" (ou algo do gênero). A dificuldade de tradução de "ghoul" deve ter levado o tradutor a optar por "vampiro", o que deixa uma escolha bem estranha.

No mais, os contos são realmente fantásticos, e acredito que o nome de Bradbury tenha levado a colocar "[...] de ficção científica." no título. Não se enganem, são contos fantásticos com pouco vinculo a FC.

Recomendadíssimo