Um Mês com Montalbano

Um Mês com Montalbano Andrea Camilleri

Resenhas - Um mês com Montalbano

Fimbrethil Call 07/04/2017

Livro de contos, com tinta contos bem curtos, pra se ler um por dia e assim passar um mês com Montalbano, mas eu leio mais de um conto por dia, por isso não consigo nunca passar um mês inteiro com ele.
Carlos Luiz 11/08/2020minha estante
Acho que um truque seria intercalar com outros livros. Eu, por exemplo, li junto com "O Silmarillion" que por sinal é de leitura muito mais arrastada. Mas vou ter de escolher outro, pois Montalbano acabou antes do do Tolkien! (Também não consegui ler só um conto por dia).

Bruno T. 23/03/2013

Li o livro na edição italiana ("Un mese con Montalbano",Ed. Mondadori)e, comparando-o com outras obras de Camilleri traduzidas para o português, cheguei à conclusão que, para o leitor brasileiro, a perda é grande. Não por causa da(s) tradução(ões)em si, mas pelo fato de Camilleri utilizar muito, principalmente nos diálogos, expressões e palavras em dialeto siciliano, que, mesmo para um italiano (por ser veneziano) como eu, nem sempre são facilmente identificáveis.
Para o tradutor, então, é impossível, ao criar a versão em português, manter a fidelidade original dos diálogos e das palavras sicilianas, que acabam, bem ou mal, traduzidas para o português da mesma forma que as palavras e expressões em italiano.
Esta mistura do italiano e do siciliano enriquecem sobremaneira a obra de Camilleri, tornando o comissário Montalbano a personagem única que é.
Quanto ao livro, ele é realmente muito bom. São histórias curtas, de oito a quinze páginas cada uma (em média, onze páginas), que contam episódios de diferentes períodos da carreira de Montalbano, reunindo crimes comuns e crimes mais graves, sempre resolvidos, entre um almoço e outro, por uma personagem extremamente humana.
Diálogos inteligentes, bom humor e grande habilidade para contar boas histórias são as marcas registradas de Camilleri, finalmente um italiano que sabe escrever romances policiais.
Já comprei outros livros do autor, em português, a preços bem atrativos, via Estante Virtual, mas estou de olho nas edições originais em italiano, vendidas pela Livraria Cultura. Pena que custem mais de 50 reais...
Ricardo Tavares 04/03/2016minha estante
A Cora Rónai, que também é fã de Camilleri, citou essa característica da linguagem. Fico chateado por não saber italiano para apreciar esse estilo na língua original e perceber ainda mais o quanto Andrea Camilleri é talentoso e um verdadeiro artífice na arte da escrita, não deixando nada a dever a grandes escritores, sejam eles adeptos da literatura policial ou não.

Aguinaldo 03/02/2011

um mês com montalbano
Neste divertido livro Andrea Camilleri conta trinta histórias curtas, trinta contos de mistério. Nestas histórias Camilleri faz o comissário Montalbano experimentar situações que provavelmente não tenham fôlego para narrativas mais longas, mas são curiosas a seu modo. Ele testa a musculatura de alguns personagens secundários, dá conta de sucessos da juventude de Montalbano, explora um tanto das motivações éticas e profissionais do comissário. Em algumas das histórias Montalbano resolve crimes cometidos em um passado distante, já prescritos, onde apenas o prazer de alcançar a verdade motiva o sujeito. Há um bocado de humor na maior parte das histórias. Ele também parece ficar mais a vontade para citar suas influências literárias mais caras: Proust, Melville, Musil, mostrando uma incomum erudição. Esta edição inclui um prefácio generoso de Manuel Vázquez Montalbán, onde o homenageado dá conta da importância da criação de Camilleri na literatura contemporânea. Um bom texto para se iniciar nos mistérios de Montalbano. [início 10/08/2010 - fim 16/08/2010]
"Un mes con Montalbano", Andrea Camilleri, tradução de Elena de Grau Aznar, ediciones Salamandra, 9a. edição (2008), brochura 15x23 cm, 397 págs. ISBN: 978-84-7888-769-9